Banner Expo 3 razões
 

Menos de 25% das empresas brasileiras vivem por 10 anos. Como durar 30?

Entenda como uma das empresas mais emblemáticas do setor de serviços se manteve no mercado por quase trinta anos.

por Mateus Murozaki

Menos de 25% das empresas brasileiras fecham em 10 anos

Foto: Divulgação


O Brasil não é um país fácil para empreendedores, mas os dados podem apontar algo ainda mais surpreendente. De acordo com uma pesquisa publicada em 2021 pelo IBGE, apenas 22,9% das empresas fundadas em 2009 continuavam operantes em 2019. Isso é uma margem de quase 80% das empresas não consegue se manter por dez anos. Importante também notar que esses dados são do país pré-pandemia.

É necessário muito conhecimento, resiliência e visão de mercado para durar mais do que alguns anos em um mercado volátil e competitivo. É por essa razão que, quando uma empresa atinge a marca de três, duas ou até uma década, é um sinal de que existe ali algum diferencial.

Uma das empresas que sobrevivem desde a década de 90 é a Deltasys, empresa criada em 1994 com foco em soluções de Segurança Eletrônica, Instalações Especiais e Data Center, com clientes dos mais variados segmentos e portes.

Em sua fundação, a Deltasys era uma empresa focada em distribuição de UPS para redes locais de microcomputadores, apenas dois anos depois da chegada da internet ao Brasil. De acordo com Roberto Grillo, fundador da empresa, “há 30 anos, haviam muitas possibilidades e poucos concorrentes, bem como clientes receptivos a novas tecnologias”.

O início da empresa, com uma aposta em cabeamento estruturado, é um dos motivos pelo qual 30 anos se passaram e a Deltasys continua como uma referência no mercado. Grillo comenta que a “visão das próximas ondas” foi o fator essencial para a permanência da empresa no mercado, e cita a crença na força das redes de microcomputadores, início do mercado dos Data Centers (no qual eles começaram a trabalhar mesmo antes de existir a norma e a segurança eletrônica).

Em relação à desafios, ele aponta como os maiores “lutar contra grandes integradores, pois o poder da marca e financeiro fazem a diferença no fechamento de grandes negócios; capital de giro, que é muito caro no Brasil”.

Entre outras observações do pioneiro, o estado do mercado atual está, em suas palavras, “sobre atendido” devido ao excesso de soluções tecnológicas similares, de fabricantes para um mesmo mercado e de concorrentes dividindo um espaço com menos possibilidades. Sobre as expectativas para o futuro: “crescimento através de parceiros locais das regiões norte, nordeste, sul e centro oeste, disponibilizando uso da marca, sistemas, processos e know-how”.

A visão para compreender as tendências do mercado, o que está por vir e no que apostar fez com que hoje a Deltasys esteja na porta de completas três décadas de existência. Os cases de sucesso são muitos, mas o que mais chama atenção é o trabalho de instalação no maior evento esportivo do mundo: a Copa do Mundo. Em 2014, cuidaram do projeto de infraestrutura para telecom, voz, dados e CATV. No Maracanã foram mais de 4000 pontos; no Mineirão, mais de 2500 e na Arena da Amazônia, mais de 1500.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Solução acústica a partir da necessidade estética?

Com tijolos, concreto e malhas metálicas, projeto buscou inspirações em canteiros de obra para nova sede do Escritório de Engenharia. Confira insights sobre valorização da marca atrelada à funcionalidade neste case.

Altas temperaturas e baixos custos?

Saber escolher o melhor sistema de climatização pode reduzir os gastos e aumentar a eficiência da operação significantemente.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Grade do Congresso

Mais lidas da semana

Operações

Nove ações do Hcor para manter ISO 14001 e reduzir impactos ambientais

Coordenadora de Meio Ambiente do hospital, Andréia Azevedo, fala sobre ações tomadas para manutenção da norma e resultados obtidos na operação.

Workplace

Precisamos rever o conceito de "escritório"?

Mesa Redonda da MIllerKnoll discutiu o impacto do ambiente de trabalho no psicológico dos colaboradores.

Mercado

Auri Faria Lima: desde compra dos terrenos até construção de quase 14 mil m² de área locável

Renato Auriemo compartilha jornada de 10 anos entre planejamento e finalização da obra, assim como a conquista das certificações LEED Gold e HBC do empreendimento inteligente.

Mercado

Novo diretor de operações da Cushman&Wakefield fala sobre atuação generalista

Rodrigo Costev compartilha perspectivas sobre o mercado de FM e lembra início da carreira.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Ajinomoto: inovação e sustentabilidade na gestão de FM

Leonardo Kazuo Sato, da Ajinomoto, revela algumas estratégias e compromissos de sua área que promovem inovação e sustentabilidade.

Revista InfraFM

Perspectivas de mercado para 2024

Resultados de 2023 e síntese das perspectivas do empresariado e economia, com ênfase na conscientização crescente sobre tecnologia e agenda ESG.

Revista InfraFM

Uma noite de celebração e reconhecimento

O impacto transformador do 9º Prêmio Indicados InfraFM 2023, que reconhece, molda os padrões e inspira a excelência em toda a comunidade de FM.

Revista InfraFM

Transformação Sustentável na DuPont

Daniela Galante nos mostra como as certificações LEED Gold e Well Platinum, na nova sede da companhia, refletem os valores da DuPont e impactam positivamente nos negócios.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP