Palestra Arquitetura
 

Menos de 25% das empresas brasileiras vivem por 10 anos. Como durar 30?

Entenda como uma das empresas mais emblemáticas do setor de serviços se manteve no mercado por quase trinta anos.

por Mateus Murozaki

Menos de 25% das empresas brasileiras fecham em 10 anos

Foto: Divulgação


O Brasil não é um país fácil para empreendedores, mas os dados podem apontar algo ainda mais surpreendente. De acordo com uma pesquisa publicada em 2021 pelo IBGE, apenas 22,9% das empresas fundadas em 2009 continuavam operantes em 2019. Isso é uma margem de quase 80% das empresas não consegue se manter por dez anos. Importante também notar que esses dados são do país pré-pandemia.

É necessário muito conhecimento, resiliência e visão de mercado para durar mais do que alguns anos em um mercado volátil e competitivo. É por essa razão que, quando uma empresa atinge a marca de três, duas ou até uma década, é um sinal de que existe ali algum diferencial.

Uma das empresas que sobrevivem desde a década de 90 é a Deltasys, empresa criada em 1994 com foco em soluções de Segurança Eletrônica, Instalações Especiais e Data Center, com clientes dos mais variados segmentos e portes.

Em sua fundação, a Deltasys era uma empresa focada em distribuição de UPS para redes locais de microcomputadores, apenas dois anos depois da chegada da internet ao Brasil. De acordo com Roberto Grillo, fundador da empresa, “há 30 anos, haviam muitas possibilidades e poucos concorrentes, bem como clientes receptivos a novas tecnologias”.

O início da empresa, com uma aposta em cabeamento estruturado, é um dos motivos pelo qual 30 anos se passaram e a Deltasys continua como uma referência no mercado. Grillo comenta que a “visão das próximas ondas” foi o fator essencial para a permanência da empresa no mercado, e cita a crença na força das redes de microcomputadores, início do mercado dos Data Centers (no qual eles começaram a trabalhar mesmo antes de existir a norma e a segurança eletrônica).

Em relação à desafios, ele aponta como os maiores “lutar contra grandes integradores, pois o poder da marca e financeiro fazem a diferença no fechamento de grandes negócios; capital de giro, que é muito caro no Brasil”.

Entre outras observações do pioneiro, o estado do mercado atual está, em suas palavras, “sobre atendido” devido ao excesso de soluções tecnológicas similares, de fabricantes para um mesmo mercado e de concorrentes dividindo um espaço com menos possibilidades. Sobre as expectativas para o futuro: “crescimento através de parceiros locais das regiões norte, nordeste, sul e centro oeste, disponibilizando uso da marca, sistemas, processos e know-how”.

A visão para compreender as tendências do mercado, o que está por vir e no que apostar fez com que hoje a Deltasys esteja na porta de completas três décadas de existência. Os cases de sucesso são muitos, mas o que mais chama atenção é o trabalho de instalação no maior evento esportivo do mundo: a Copa do Mundo. Em 2014, cuidaram do projeto de infraestrutura para telecom, voz, dados e CATV. No Maracanã foram mais de 4000 pontos; no Mineirão, mais de 2500 e na Arena da Amazônia, mais de 1500.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Solução acústica a partir da necessidade estética?

Com tijolos, concreto e malhas metálicas, projeto buscou inspirações em canteiros de obra para nova sede do Escritório de Engenharia. Confira insights sobre valorização da marca atrelada à funcionalidade neste case.

Altas temperaturas e baixos custos?

Saber escolher o melhor sistema de climatização pode reduzir os gastos e aumentar a eficiência da operação significantemente.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP