Palestra Arquitetura
 

Como a IA está revolucionando canteiros de obras?

Tecnologia está promovendo avanços significativos nas construções.

Canteiros de obras modernizados

Foto: Canva.com/ boonchoke

A segurança de um canteiro de obras deve vir mesmo antes de estas começarem. Um projeto de construção precisa levar em consideração todos os riscos, sejam eles riscos para os colaboradores, para as estruturas ao redor, ou até mesmo para o próprio espaço em que a construção será erguida.

Por conta disso, cada vez mais obras estão investindo em sistemas modernos de segurança por vídeo com IA integrada para monitorar suas operações de construção, uma tendência que está rapidamente ganhando popularidade no país: 30% das obras da MRV pelo Brasil utilizam essa tecnologia.

Um caso recente que ilustra bem essa mudança é o da MRV, a maior construtora da América Latina, que contratou a WeSafer, uma unidade digital independente da Avantia, para criar um projeto de segurança digital por vídeo. A iniciativa gerou uma significativa redução de gastos para a empresa, além de proporcionar mais segurança e melhor desempenho na operação.

Após análises, constatou-se que o escopo do projeto deveria ser ampliado para abranger pontos críticos. Assim, o que seria apenas um sistema de videomonitoramento logo se tornou uma oferta completa com três pontos críticos que cobriam o canteiro de obras, o almoxarifado e a sala do engenheiro. Todas as facetas da segurança foram consideradas, desde a cultura organizacional, com a educação dos colaboradores da empresa sobre o cuidado com objetos de alto valor, até a criação de uma cartilha para a adequação de padrões a serem seguidos dentro da empresa.

Modernidade nas obras: qual o papel das IAs?

Os canteiros de obras foram modernizados com a IA sendo utilizada nas imagens e sensores, proporcionando uma camada adicional de segurança contra possíveis perdas de materiais de construção, máquinas, computadores dos engenheiros, etc. A solução também abrange contingências para quedas de energia e falhas na comunicação. Mesmo em situações de ausência de energia elétrica, os sensores ainda são capazes de enviar informações por até 72 horas.

"Nosso foco está em proteger o local, ou seja, prevenir as perdas utilizando tecnologia de ponta para elevar a segurança a um patamar preventivo e inibir possíveis violações. Através da parceria com a MRV, estamos revolucionando os padrões de segurança e implementando um modelo padronizado corporativo na construção civil", comenta Alexandre Chaves, diretor de novos negócios e estratégias da Avantia.

A solução também teve impacto no que diz respeito aos contratos com as seguradoras. Anteriormente, era exigido um investimento em segurança armada, mas a segurança eletrônica passou a ser aceita também como uma ferramenta importante de proteção, reduzindo os custos significativamente e causando uma queda nas tentativas de roubo, com 40 incidentes evitados em 2023.

Julio Cesar Guimarães de Freitas, coordenador de segurança corporativa da MRV, relata que "em seus 44 anos de trajetória, a MRV nunca havia investido de forma tão substancial na área de proteção contra perdas. A introdução da segurança remota demonstra que a tecnologia veio para inibir ocorrências, sendo um componente essencial na estratégia de segurança".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP