NEOWRK
 

Como a IA está revolucionando canteiros de obras?

Tecnologia está promovendo avanços significativos nas construções.

Canteiros de obras modernizados

Foto: Canva.com/ boonchoke

A segurança de um canteiro de obras deve vir mesmo antes de estas começarem. Um projeto de construção precisa levar em consideração todos os riscos, sejam eles riscos para os colaboradores, para as estruturas ao redor, ou até mesmo para o próprio espaço em que a construção será erguida.

Por conta disso, cada vez mais obras estão investindo em sistemas modernos de segurança por vídeo com IA integrada para monitorar suas operações de construção, uma tendência que está rapidamente ganhando popularidade no país: 30% das obras da MRV pelo Brasil utilizam essa tecnologia.

Um caso recente que ilustra bem essa mudança é o da MRV, a maior construtora da América Latina, que contratou a WeSafer, uma unidade digital independente da Avantia, para criar um projeto de segurança digital por vídeo. A iniciativa gerou uma significativa redução de gastos para a empresa, além de proporcionar mais segurança e melhor desempenho na operação.

Após análises, constatou-se que o escopo do projeto deveria ser ampliado para abranger pontos críticos. Assim, o que seria apenas um sistema de videomonitoramento logo se tornou uma oferta completa com três pontos críticos que cobriam o canteiro de obras, o almoxarifado e a sala do engenheiro. Todas as facetas da segurança foram consideradas, desde a cultura organizacional, com a educação dos colaboradores da empresa sobre o cuidado com objetos de alto valor, até a criação de uma cartilha para a adequação de padrões a serem seguidos dentro da empresa.

Modernidade nas obras: qual o papel das IAs?

Os canteiros de obras foram modernizados com a IA sendo utilizada nas imagens e sensores, proporcionando uma camada adicional de segurança contra possíveis perdas de materiais de construção, máquinas, computadores dos engenheiros, etc. A solução também abrange contingências para quedas de energia e falhas na comunicação. Mesmo em situações de ausência de energia elétrica, os sensores ainda são capazes de enviar informações por até 72 horas.

"Nosso foco está em proteger o local, ou seja, prevenir as perdas utilizando tecnologia de ponta para elevar a segurança a um patamar preventivo e inibir possíveis violações. Através da parceria com a MRV, estamos revolucionando os padrões de segurança e implementando um modelo padronizado corporativo na construção civil", comenta Alexandre Chaves, diretor de novos negócios e estratégias da Avantia.

A solução também teve impacto no que diz respeito aos contratos com as seguradoras. Anteriormente, era exigido um investimento em segurança armada, mas a segurança eletrônica passou a ser aceita também como uma ferramenta importante de proteção, reduzindo os custos significativamente e causando uma queda nas tentativas de roubo, com 40 incidentes evitados em 2023.

Julio Cesar Guimarães de Freitas, coordenador de segurança corporativa da MRV, relata que "em seus 44 anos de trajetória, a MRV nunca havia investido de forma tão substancial na área de proteção contra perdas. A introdução da segurança remota demonstra que a tecnologia veio para inibir ocorrências, sendo um componente essencial na estratégia de segurança".


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP