Black Friday - Congresso 2025
 

Onde entra cultura no processo de certificação?

Conheça a estratégia alinhada ao cuidado do Hospital Santa Catarina - Paulista, que conquistou segunda recertificação da JCI.

O primeiro passo para a conquista de uma certificação é a cultura

Foto: Divulgação


A elaboração de melhores práticas orientadas à qualidade e ao cuidado fazem parte do dia a dia do Hospital Santa Catarina - Paulista, que conquistou a segunda recertificação da Joint Commission International (JCI) na última semana. Segundo Rogerio Quintela Pirotto, diretor executivo do hospital, este resultado é consequência da cultura de cuidado praticado com amor e ciência. "Temos um orgulho imenso de nossas equipes e gratidão pelo comprometimento diário com nossa missão e legado", afirma.

Neste sentido, as recomendações da JCI, para Julianna Sandes Soares, gerente de qualidade da instituição, são guias para melhorar a rotina de trabalho. O Hospital Santa Catarina conquistou o selo pela primeira vez em 2017, que possui validade de três anos, e obteve a primeira recertificação em 2020, durante o auge da pandemia de Covid-19. 

O hospital recebeu os avaliadores da JCI entre os dias 7 e 11 de agosto. Nesse período, foram analisados diversos fatores, tais como:

- Direitos do paciente e da família;
- Avaliação e atendimento dos pacientes; 
- Anestesia e cuidados cirúrgicos; 
- Gestão e uso de medicamentos;
- Melhoria da qualidade e segurança do paciente; 
- Prevenção e controle de infecções; 
- Gestão e segurança das instalações; 
- Qualificação e educação de pessoal; 
- Gestão de informações.

O primeiro passo para a conquista de uma certificação é a cultura

Foto: Divulgação


O cuidado presente em todos os detalhes da operação

"Temos a missão de acolher e cuidar do ser humano em todo o ciclo da vida. E, embora este 'acolher' pareça ser uma palavra mais relacionada à empatia, também se traduz em um acolhimento seguro, que reduz, ao máximo, situações em que você possa trazer dano para o paciente", afirma Silvia Andrade, diretora de operações.

Durante o processo de recertificação, após a análise feita por meio de "tracers" em prontuários, auditorias in loco e entrevistas com os colaboradores, os avaliadores verificam se o hospital cumpre os requisitos exigidos para garantir a segurança dos pacientes, em todo o processo de atendimento, cirurgia e internação, da admissão à alta. Desta forma, eles também avaliam o trabalho de educação, treinamento e processos de melhoria contínua conduzidos pelos colaboradores.

"Fazemos com que os processos assistenciais sempre tenham uma sequência lógica, que vise sempre a segurança do paciente no processo assistencial. Entre as melhorias recentes, algo que nos auxiliou muito nessa missão foi a implementação de um software que verifica se a assistência anestésica foi feita dentro do planejado. Isso possibilita mais segurança para o médico, pois ele tem a certeza de que tudo que está registrado será ou já foi feito. Outro ponto de destaque é a alta adesão do nosso corpo clínico aos protocolos assistenciais da Instituição, o que contribui para maior resolutividade e melhor resultado dos desfechos clínicos", conta a Dra. Christiane Nicoletti, diretora técnica.

Outro ponto importante avaliado pela JCI é a gestão de informações, que garante que os registros e informações dos pacientes estão protegidos contra perda, adulteração e acesso não autorizado. Da mesma forma, a preocupação com a segurança também é avaliada no ambiente físico, nas instalações do hospital, para que os ambientes tenham planos de contingência e planejamentos elaborados para reduzir riscos aos pacientes, famílias, colaboradores e visitantes, incluindo inspeção, teste e manutenção de equipamentos.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O fim do home office está próximo?

Com o aumento da frequência nos escritórios, saiba quais são as soluções para tornar os ambientes de trabalho mais atraentes.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP