FIOCRUZ e CONFORLAB unem esforços em pesquisas sobre a qualidade do ar

Parceria de colaboração foi anunciada em evento no Sampa Sky.

Foto: Divulgação

Durante evento no Sampa Sky, foi anunciada a parceria de colaboração entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Laboratório de Conforto Ambiental (Conforlab). O objetivo dessa união é realizar pesquisas conjuntas voltadas para a qualidade do ar.

A Fiocruz, instituição renomada na área da saúde, tem se dedicado ao estudo de diversos aspectos que impactam a qualidade de vida da população. A qualidade do ar é um desses fatores, pois a poluição atmosférica pode acarretar problemas respiratórios e outras doenças.

Por sua vez, o Conforlab é especializado em pesquisas relacionadas ao conforto ambiental, incluindo a análise da qualidade do ar em ambientes internos e externos. Através de técnicas avançadas de monitoramento e análise, o laboratório busca compreender os impactos da poluição atmosférica na saúde e no bem-estar das pessoas.

Leonardo Cozak, CEO da Conforlab, abriu o evento para anunciar esta parceria.Cozak sempre foi um empreendedor focado em demonstrar as complicações da qualidade do ar, tanto interna quanto externa, para a saúde das pessoas. As pesquisas desempenham um papel fundamental na compreensão e na melhoria da qualidade do ar, seja por meio do monitoramento, identificação de fontes de poluição, avaliação de impactos na saúde, educação e conscientização pública, ou desenvolvimento de tecnologias e soluções.

Nelzair Vianna, pesquisadora científica da Fiocruz, representou presencialmente a entidade e expressou a expectativa de que essa parceria com a Conforlab contribua para preencher várias lacunas que necessitam de respostas, a fim de tomar decisões assertivas sobre essa pauta. Vianna anunciou ainda um projeto recentemente aprovado para a instalação de uma rede de sensores de baixo custo, que ampliará as ações iniciadas no projeto Território Saudável e Sustentável, financiado pelo Programa Inova Fiocruz.

Foto: Divulgação

Segundo a pesquisadora, esses projetos têm adotado abordagens multidisciplinares, incluindo territórios de vulnerabilidade socioambiental, e aplicado a lente da saúde planetária, com abordagem comunitária, ciência cidadã e engajamento de todas as partes interessadas no gerenciamento de riscos. Isso potencializa a cooperação entre diferentes áreas de expertise, como saúde, engenharia e ciências.

Vianna destacou ainda que a parceria com a Conforlab, que possui reconhecida expertise técnica na temática, contribuirá com as análises laboratoriais de qualidade do ar interno. Essa cooperação facilitará o desenvolvimento de estudos que promovam novas tecnologias para preencher as lacunas de melhoria da qualidade do ar e a percepção dos riscos inerentes à transmissão de doenças relacionadas à má qualidade do ar, que podem ser evitadas quando bem gerenciadas.

Com essa parceria estratégica entre a Fiocruz e o Conforlab, espera-se fortalecer o conhecimento científico sobre a qualidade do ar, aprimorando as medidas de prevenção e controle da poluição atmosférica. Ambas as instituições têm expertise e recursos complementares, o que torna essa parceria ainda mais promissora. Espera-se que os resultados das pesquisas contribuam para a conscientização da sociedade e subsidiem ações voltadas para a melhoria da qualidade do ar, visando o bem-estar e a saúde de todos.

Foto: Divulgação

O anúncio dessa parceria representa um importante passo na busca por soluções efetivas para o desafio da poluição atmosférica. Através da colaboração entre a Fiocruz e o Conforlab, espera-se avançar no conhecimento científico e no desenvolvimento de estratégias que promovam um ambiente mais saudável e sustentável para as futuras gerações.

No evento, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer outras pesquisas em andamento, que serão compartilhadas com os leitores na edição de maio-junho da revista InfraFM.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Como Centro de Distribuição da Unilever conquistou LEED Platinum

Confira quatro práticas da multinacional e garanta insights sobre gestão sustentável.

UrbanFM

"São Paulo é uma máquina de geração de tempo perdido", afirma professora da USP

Entenda quais são os desafios para implementação de novos caminhos na capital paulista.

Mercado

Brasil ultrapassa os 2,5 milhões de sistemas solares fotovoltaicos em casas

Inversores híbridos são os mais indicados para as regiões Norte e Nordeste

Carreira

David Douek fala sobre pioneirismo na construção sustentável brasileira

Empresário percebeu mudança no setor imobiliário ao final dos anos 2000. Confira entrevista exclusiva sobre construção de carreira, especializações em Green Buildings e práticas sustentáveis.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP