Expo
 

Redes Neutras

O futuro do acesso à internet no Brasil?

Por Olivia Braga

A evolução na qualidade das tecnologias de comunicação exige, cada vez mais, esforços meticulosos para democratizar e integrar os usuários de diferentes segmentos e recortes. Com a necessidade crescente do uso da internet, as chamadas redes neutras aparecem como solução à expansão do serviço para onde não era possível, tornando viável que uma única operadora detentora da rede tenha, sozinha, retorno sobre o investimento.

As redes neutras podem ser entendidas como um modelo de negócio, com a cessão de infraestrutura capaz de suportar a prestação de serviços de telecomunicações, de forma isonômica e não discriminatória, portanto, uma rede compreendida como neutra. A ideia é que um operador neutro possa habilitar as companhias a utilizarem a mesma infraestrutura, ou seja, os provedores de pequeno porte podem alugar a capacidade dessa rede e atuar sem custos com rede própria.

No Brasil, o tema tem ganhado relevância com notícias sobre o interesse de diferentes players investirem nessa infraestrutura, que poderá ampliar as possibilidades e oferta de conectividade no país. Paralelo a isso, o debate tem se intensificado com a eminente implantação do 5G no país e a alta necessidade por investimentos em infraestrutura. Estudos preliminares divulgados em 2021 pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam que as licenças dos serviços de telefonia 5G devem ficar entre R$ 33 bilhões e R$ 35 bilhões.

Esse conceito traz importantes vantagens para o desenvolvimento do país, uma vez que atua em um dos pilares críticos do desenvolvimento, que é o financiamento da infraestrutura. Na medida em que se otimiza o fluxo de investimentos, criam-se as condições para as ofertas competitivas de internet banda larga e expansão da conectividade, democratizando o acesso à informação.

Refletindo sobre o acesso à educação, me remeto às escolas, que poderiam prover acesso aos alunos, ainda que de modo temporário, com acesso limitado ao período de aula e algumas restrições de consumo de banda, por meio de cabos neutros. Isso porque, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 2021, 98,4% das instituições particulares estão conectadas. Nas escolas públicas, o percentual cai para 83,7%, o que significa um contingente de 4 milhões de alunos sem conexão.

Ao tornar a tecnologia mais acessível aos parceiros provedores, toda a sociedade tem benefícios. Além de levar conectividade para que a Educação alcance mais pessoas, esse processo também dará abertura para que empresas e negócios se desenvolvam e colaborem para o próprio desenvolvimento local. Poderíamos, dessa forma, contribuir com um projeto arquitetônico com eficiência de cabos otimizados, que garantiriam uma verdadeira economia de escala, assim como está previsto na Lei das Antenas.

Aos menos favorecidos, ainda que seja uma utopia, desejo que esse assunto seja uma pedra no sapato de muitos especialistas, que assim como eu, acreditam que a melhor forma de diminuir as diferenças sociais, seja por meio do estudo e acesso à informação. Trabalhar em prol da democratização será peça-chave para que o desenvolvimento chegue em todos os cantos do Brasil, e com as redes neutras se tornando protagonistas nesse cenário, essa jornada será mais ágil.

Olivia Braga é engenheira de Sistemas da Bedu.Tech, empresa de tecnologia especializada em prover serviços de Cloud, Integração e Infraestrutura em IP e redes ópticas.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
O retorno que todos estavam esperando!

Muito conteúdo e networking de peso com mais de 4.000 profissionais marcaram a retomada do 17º Congresso Infra FM América Latina e da 9ª Expo Infra FM

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP