Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Governança: Tendências para Facility, Property & Workplace Management

Entenda melhor o comportamento do nosso mercado, através da pesquisa "Governança: Tendências para Facility, Property & Workplace Management de 2022"

Como vivenciamos, 2021 também foi um ano de grandes desafios e o setor foi drasticamente afetado, desde a adoção de novos procedimentos na contratação de facility services até a viabilização dos formatos de trabalho (presencial, híbrido, anywhere). Por esse motivo e para entender melhor o comportamento do nosso mercado, fizemos a pesquisa “Governança: Tendências para Facility, Property & Workplace Management de 2022”.

O levantamento foi realizado no período de 17 a 25 de janeiro de 2022 e contou com a contribuição de 256 profissionais. Acreditamos que, por meio desse retrato, conseguiremos visualizar quais as principais mudanças no setor e o que devemos esperar para o futuro, considerando inclusive os impactos na carreira dos profissionais do setor.

A pesquisa é composta por 33 questões e detalha dados como idade dos profissionais, salário, sites ocupados no Brasil, número de funcionários e terceirizados, tamanho da área de FM, movimento de real estate, bids contratados, perfil de serviços terceirizados, entre outras importantes informações do setor.

Nós da InfraFM, em conjunto com o consultor Gessé Campos Camargo, diretor da Interface Consulting Facility Management, fizemos algumas ponderações sobre os resultados da pesquisa que compartilhamos com você, com notas descritas abaixo de cada gráfico.

 Conforme bem analisou Camargo, a pesquisa é composta por muitas questões e refletiu exatamente o estágio em que nos encontramos hoje e o quanto o crescimento ficou prejudicado pela crise dos últimos 2 anos, exceto recursos fornecidos para melhorar a comunicação entre pessoas em locais diferentes. Infelizmente, não foi possível apurar o impacto direto nos resultados econômicos e financeiros da descontinuidade de espaços, que sabemos que aconteceu de forma expressiva.

“Para o futuro imediato, em que se espera a manutenção do trabalho remoto, o grande desafio que se avizinha consiste na combinação equilibrada dos recursos físicos, dos sistemas operacionais inteligentes, e do modelo de gestão que supere a diferença do ambiente físico e ofereça aos profissionais as mesmas condições de participação, para não reduzirem a sua produtividade”, observa Camargo.

Com essa pesquisa, fica implícito uma autocobrança sobre uma melhoria nas competências pessoais, que podem ser aprendidas com todo o mercado, seja compartilhando ou buscando novos conteúdos e experiências nos ambientes externos, a exemplo de participação em eventos e cursos especializados e uma maior interação dos profissionais dentro das associações, que circundam o ambiente de Facility Management. Concluímos assim, uma necessidade na melhoria do posicionamento dos profissionais, de uma atuação operacional para uma atuação mais estratégica nas organizações.

CONFIRA  AQUI A PESQUISA COMPLETA NA VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking