Sorteios 11ª Expo
 

Como a milliCare pode ajudar empreendimentos a conquistar o selo LEED E-BOM

[Vitrine Facilities] Entenda como o sistema patenteado contribui em quatro das seis categorias da certificação

O programa de certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), criado pelo U.S. Green Building Council (USGBC) reconhece as empresas que constroem e operam seus empreendimentos sustentavelmente. O sistema funciona por pontuação, de acordo com as atividades desenvolvidas, dentro das melhores práticas ambientais, em diversas categorias.

Conquistar a certificação LEED é um trabalho contínuo que exige estudo, planejamento e monitoramento de todos os aspectos da operação do empreendimento, o que inclui parceiros, metodologias e produtos. Entretanto, nenhum produto ou serviço individualmente, não importa o quanto sustentável seja, está habilitado a conceder pontos LEED para os clientes.

"Para gestores que buscam sustentabilidade certificada para sua operação, os serviços de higienização de têxteis da milliCare contam pontos em três das seis categorias da LEED E-BOM (LEED for Existing Buildings: Operations & Maintenance), o único programa de certificação com foco em operações contínuas", conta Paulo Jubilut, CEO da milliCare Brasil.

O sistema patenteado da milliCare promete reduzir o consumo de energia e de água, além de preservar os investimentos realizados nos empreendimentos. Também pode ajudar a conquistar pontos numa quarta categoria: qualidade do ar interno. A empresa fornece a documentação necessária para ser anexada ao relatório LEED e o mais importante: sua tecnologia de higienização é realmente efetiva e totalmente sustentável, cita o CEO.

Alinhamento com a LEED E-BOM

A certificação LEED para empreendimentos em funcionamento (LEED E-BOM) é sobre como o empreendimento se mantém e não, apenas, como foi construído. O programa pontua estruturas adaptadas, com procedimentos e planos de manutenção sustentáveis já estabelecidos.

A milliCare contribui em quatro das seis categorias da LEED E-BOM, incluindo práticas utilizadas para obtenção de pontos na categoria "Qualidade do Ambiente Interno".

Eficiência da água. "Maximizar a eficiência do uso da água e reduzir a carga do abastecimento e do tratamento de efluentes".

O sistema milliCare de higienização a seco, comparado ao sistema de extração de água, reduz em média a utilização de 190 litros de água por área de 1.000 m2 acarpetada.

Energia e Atmosfera. "Conservar energia, controlar a refrigeração, reduzir o ozônio e explorar fontes de energia sustentáveis".

O sistema milliCare utiliza drasticamente menos energia do que os sistemas tradicionais de extração de água que precisam de até 319% mais energia para limpar a mesma metragem de carpete.

Materiais e Recursos. ''Reduzir os resíduos da construção, utilizar materiais com altas porcentagens de conteúdo reciclado e considerar utilizar produtos locais para minimizar os custos de transporte".

O sistema milliCare não só mantém a aparência do carpete como prolonga sua vida útil, aumentando o tempo necessário para sua substituição e, portanto, do seu descarte.

Qualidade do Ambiente Interno. "Materiais e procedimentos de limpeza verdes são mais saudáveis para os trabalhadores, ocupantes e para o meio ambiente".

O sistema milliCare pode ajudar a pontuar também nesta categoria porque utiliza produtos de limpeza seguros, de baixa emissão e não tóxicos; remove até 99% dos alérgenos do interior do ambiente, aumentando a qualidade do ar, quando usado em conjunto com o sistema AVAC e tem o selo de aprovação do Carpet & Rug Institute como Deep Cleaning System (Sistema de Limpeza Profunda)

Barreiras de contenção (capachos) também são importantes para a manutenção da qualidade do ar interno. Devem ser instaladas, no mínimo, a três metros da rua até a entrada principal do edifício. Estes revestimentos capturam a sujeira trazida pela sola dos sapatos dos visitantes e devem ser colocados na entrada e em outras áreas de alto tráfego do empreendimento. A milliCare também está credenciada para análise e instalação de barreiras de contenção em espaços corporativos e comerciais.

Planejamento de uma operação "verde"

Estabelecer um padrão de operação dos procedimentos e políticas de limpeza verde é crucial para empreendimentos que buscam a certificação LEED E-BOM.

A empresa de têxteis oferece planos de serviço customizados que garantem a observância desta política no que se refere às superfícies porosas, com técnicos altamente treinados para implementá-los e monitorá-los.

Utiliza equipamentos, aspiradores e extratores certificados pelo Carpet & Rug Institute e seus produtos de limpeza possuem o selo Green Seal GS37, que garante sua conformidade ambiental.

Mais ainda, conduz pesquisas após todas as limpezas, para certificar-se de que o trabalho realizado foi satisfatório. Também fornece documentos dos produtos químicos utilizados, provando que são antitóxicos e seguros. Além disso, os planos customizados milliCare servem como componentes do programa de alta performance.

"A certificação LEED O+M ou LEED E-BOM (Operação e Manutenção) é estratégica para o movimento de Green Building, pois enfatiza o desempenho, além de aspectos relacionados à saúde dos ocupantes. Os diferenciais oferecidos pela solução milliCare podem contribuir para a certificação por reduzir o uso de energia e água, além de práticas relacionadas à qualidade ambiental interna", avaliza Felipe Faria, CEO do Green Building Council Brasil. 

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
INFRA FM Training

Educação digital para o mercado de FM 4.0. e tudo sobre o curso online Facility Manager: Performar a Gestão Estrategicamente e Pensar a Carreira de Forma Sistêmica

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP