Ana Paula Cassago
 

Escritórios mobiliados: nova tendência?

Benefícios atraem mais profissionais para ambientes pré-montados.

Branded Content por Colliers

Por Mateus Murozaki

Escritórios mobiliados: nova tendência?

Foto :Canva.com/ditsangthonsuk

Poucos tópicos são tão recorrentes no mercado atual quanto os ambientes de trabalho, cada vez mais mutáveis. Enquanto muitas empresas apostam em transformar o escritório em uma representação física dos próprios valores, há também aquelas que, prezando por um melhor preço e praticidade, decidem por outra alternativa: a dos imóveis mobiliados.

Embora estes sacrifiquem a personalização e adaptabilidade de um escritório próprio, há diversos benefícios: não é necessário fazer mudanças extensas, permitindo que a ocupação ocorra de maneira praticamente imediata; os custos são reduzidos e, para os proprietários, a oferta de carência é menor.

Leandro Cardoso, coordenador de inteligência de mercado da Colliers, aponta de maneira mais direta tais benefícios: “Mobiliar um ambiente corporativo exige muitas coisas, muitos profissionais, isso leva muito tempo. Então, essa questão do mobiliado no corporativo transforma aquele ambiente em um ambiente mais competitivo para você conseguir trazer o inquilino, porque o tempo de decisão para ele vai ser mais curto, já que ele consegue materializar a operação dele naquele espaço”.

De acordo com Ygor Chrispin, gerente da área de escritórios da empresa, essa tendência tem, inclusive, afetado os proprietários, que antes não aceitavam a devolução de imóveis com um tipo de infraestrutura ou mobília, sendo, como regra geral de mercado, necessário entregar em open space. Hoje em dia, já existe flexibilidade na hora de analisar a infraestrutura e layout do locatário anterior, devido à redução de carência proporcionada pela praticidade do modelo.

Cardoso também teoriza que isso tenha a ver com uma mudança no mercado, como explica aqui: “Me parece que, antes da pandemia, vivíamos um momento de baixa oferta, sobretudo para escritórios corporativos em São Paulo. E como você tinha uma pouca oferta, o proprietário se comportava de uma maneira. Nesse momento em que você tem uma alta vacância em algumas regiões, e em outras a vacância está mais controlada, ele precisa ter, de fato, e eu volto a insistir, novas estratégias para atrar os inquilinos”.

Os profissionais apontam que, em São Paulo, existe um equilíbrio entre seus clientes buscando áreas em open spaces e mobiliados, enquanto que, no Rio de Janeiro, a preferência é pela segunda opção. A diferença, na visão deles, é que São Paulo é um mercado mais ativo, enquanto o do Rio está em uma retomada, com vários escritórios que foram devolvidos sendo ocupados.

Empreendimentos VALIA

Muitas dessas percepções que os profissionais compartilharam vieram de suas experiências com os empreendimentos da VALIA, fundo de pensão da Vale, que conta com imóveis muito bem localizados no Rio de Janeiro.

A Colliers administra diversos empreendimentos da VALIA, incluindo edifícios nas grandes capitais, como o América Business Park, a Candelária, o Mourisco, o Centro Empresarial Cidade Nova, o Cidade Jardim Corporate Continental Tower e o Rio Office Tower (clique para conferir).

Caso tenha interesse em conferir o portfólio completo e contatar a equipe da Colliers, basta clicar aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP