Ana Paula Cassago
 

Fundo da XP Asset adquire participação na Superbac

Ação é considerada demonstração de que a biotecnologia é um mercado em forte crescimento e avanço.

Foto: Divulgação

O FIP XP Private Equity II adquiriu uma participação societária no valor total de R$ 300 milhões na Superbac, empresa brasileira de biotecnologia que tem como foco o desenvolvimento de soluções biotecnológicas utilizando bactérias para otimizar processos de produção e produtos em diferentes indústrias, como agricultura, saneamento e bens de consumo, gerando maior eficiência e menor impacto ambiental.
 
Fundada em 1995, a Superbac é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia e detentora da mais moderna biofábrica da América Latina, onde atuam mais de 70 pesquisadores. Líder em bioinovação e referência na substituição de processos produtivos, ela é provedora de soluções sustentáveis e economicamente viáveis, formulando blends específicos de microrganismos e potencializando seus efeitos para solucionar demandas nos mais diferentes segmentos, como: agrobusiness, saneamento, óleo & gás, bens de consumo, farmacêutico, cosméticos e alimentação humana e animal. 
 
"Os biológicos são uma tendência mundial e já são uma realidade em diversas indústrias como agricultura, alimentícia, cosméticos, higiene e limpeza, saneamento, óleo e gás etc. Se considerarmos apenas o mercado global de biológicos destinado à agricultura, estima-se que o volume gerado nesse mercado chegue a aproximadamente USD 13 bilhões em 2022 e é projetado que alcance USD 24 bilhões em 2027. A Superbac, biotech com mais de 20 anos de pesquisa e desenvolvimento, possui tecnologia proprietária disruptiva e se destaca neste mercado. "Além disso, este é um investimento com forte apelo ESG, devido aos inúmeros benefícios ambientais proporcionados pela tecnologia da Superbac", declara Chu Kong, head do fundo de Private Equity da XP Asset.
 
Segundo Luiz Chacon Filho, fundador e CEO da Superbac "ter a XP conosco é uma demonstração clara de que a biotecnologia é um mercado em forte crescimento e avanço, justamente por trazer para a indústria ganhos econômicos e de produtividade a quem a utiliza, e de forma totalmente sustentável. Essa parceria certamente contribuirá com nossos planos de expansão, promovendo o nosso crescimento e a ampliação da nossa atuação no Brasil e no exterior", ressalta Chacon.
 
"Os recursos auxiliarão na expansão da linha de fertilizantes biotecnológicos da empresa que, além de emitirem até 10x menos gases de efeito estufa na atmosfera do que os demais fertilizantes, reduzem em até 50% a necessidade de utilização de fertilizantes químicos (NPK), por meio do aumento da absorção dos nutrientes pelas plantas, gerando maior produtividade e rentabilidade para o agricultor. Ainda, a opção por fertilizantes biotecnológicos permitirá ao agricultor vislumbrar, em breve, a geração de créditos de carbono para o seu negócio", completou Chacon.
 
Segundo Guilherme Teixeira, sócio do XP Private Equity, responsável pelo investimento, parte dos recursos serão destinados à expansão do portfólio de produtos para o segmento agrícola, como, por exemplo, os biodefensivos, que devem ser lançados pela SuperBac ainda em 2023. "Além disso, iremos trabalhar com a companhia para reforçar a área de P&D (pesquisa e desenvolvimento) acelerando a entrada em novos segmentos como saneamento, óleo e gás, dentre outros", aponta o executivo.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP