Black Friday - Congresso 2025
 

Na prática: como os jovens vêm revolucionando as empresas

Como os jovens vêm revolucionando as empresas, na prática, por Franco Gonçalves, gerente Administrativo da TKE Logística.

Por Franco Gonçalves

Na prática: como os jovens vêm revolucionando as empresas


Nossa sociedade tem passado por um período de rápidas transformações, impulsionadas pelas revoluções tecnológicas, desafios climáticos, fortalecimento de novas rotas comerciais e desenvolvimento social. Essas mudanças têm gerado discussões frequentes sobre como resolver os desafios contemporâneos por meio de diferentes perspectivas, especialmente diante da nova realidade em que nos encontramos. Nesse contexto, a juventude desempenha um papel crucial na construção de um futuro promissor.

Os jovens têm a capacidade de enxergar o mundo de maneira única e trazer uma energia transformadora para a sociedade. Eles cresceram em um ambiente moldado pelas inovações tecnológicas e estão conectados como nunca. Essa geração tem acesso a uma quantidade sem precedentes de informações e recursos, permitindo-lhes ter uma visão ampla do mundo e das possibilidades que ele oferece.

Além disso, os jovens possuem a coragem e a audácia para desafiar as normas estabelecidas, questionar o status e buscar soluções inovadoras para os problemas existentes. Outro ponto importante, é entender que o próprio conceito de “jovem”, tem mudado. Apesar do Estatuto da Juventude situar a categoria dos 15 aos 29 anos, hoje, pessoas acima disso ainda podem ser consideradas totalmente novas.

Um bom exemplo é acompanhar a faixa etária dos presidentes de diversos países, como: Joe Biden (EUA) com 80 anos, Lula (Brasil) com 77 anos e Xi Jinping (China) 69 anos, sem falar em diretores e presidentes de empresas e associações com a mesma idade.

No entanto, para entender o papel da juventude na construção do futuro, é necessário reconhecer também a importância das gerações passadas. As conquistas e os ensinamentos dos mais antigos, fornecem uma base sólida para que os jovens possam construir e expandir seu potencial. As experiências e os conhecimentos transmitidos pelos mais antigos desempenham um papel fundamental na formação de oportunidades, permitindo a nova geração aprender com os erros e sucessos do passado.

Podemos falar de uma inspiração que mudou a visão da época e, principalmente, o da juventude, com os feitos do Ayrton Senna. Um ícone do automobilismo brasileiro e um dos maiores pilotos de todos os tempos, onde não apenas conquistou vitórias nas pistas, mas também se tornou um símbolo de superação, dedicação e excelência. Sua paixão pelo esporte e seu compromisso em fazer a diferença inspiraram jovens de todo o mundo, mostrando-lhes que é possível alcançar grandes feitos, independentemente das circunstâncias.

Atualmente, falando agora de ambientes corporativos, temos uma diferença de até 60 anos entre a pessoa com mais idade, muitas vezes com uma vida mais estabilizada e não tão afoito em relação a mudanças. Por outro lado, os mais novos querendo mostrar do que são capazes de criar novidades. É preciso haver essas discussões positivas, para ter equilíbrio e que ambas as partes se ajudem.

É comum os jovens tomarem posições estratégicas de desenvolvimento em grandes empresas, contando com o apoio e mentoria de executivos sêniors. Parceria entre pessoas com bagagens diferentes, acaba trazendo a inovação com uma base de informações e tecnologias novas, junto ao know-how aprendidos com anos de vivência em campo, diminuindo o tempo de implantação ou margem de erros em um projeto.

Na prática, posso compartilhar com vocês que no setor de transporte, onde atuo, existe a COMJOVEM, a Comissão de Jovens e Empresários e Executivos da NTC&Logística, que enaltece o trabalho da juventude do segmento. Proporciona um espaço que possam compartilhar ideias, contribuir com insights e promovendo o desenvolvimento de todos. Além de oferecer oportunidades de networking, mentorias e capacitação com outras gerações, visando impulsionar a carreira dos jovens profissionais e empresários.

Possivelmente, aqueles que estão entre as idades mais avançadas, imagine que os jovens estão querendo fazer coisas demais, porém, acredito que seja fundamental que a sociedade valorize a juventude, criando um ambiente propício para poderem desenvolver tudo aquilo tendem a entregar.

Investir em educação de qualidade, incentivar a participação ativa dos jovens na tomada de decisões e proporcionar oportunidades de crescimento são algumas das medidas necessárias para que eles se tornem agentes de transformação.
Da mesma forma que foram guardadas máquinas de datilografia quando nos foi apresentado o computador, precisamos estar sempre abertos as novidades e como podemos utilizá-las de maneira assertiva.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP