Participe do InfraFM Hospitais
 

Lembre-se disso: 100% dos clientes são pessoas

Lembre-se que 100% dos clientes são pessoas é o tema do artigo de Luiz Gonzaga, Diretor de Serviços na Acer do Brasil.

Por Luiz Gonzaga

www.linkedin.com/in/luiz-alberto-gonzaga/?originalSubdomain=br


“Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.” Essa citação, atribuída ao autor britânico e palestrante Simon Sinek, reflete uma verdade inegável. Devemos sempre lembrar que todos os nossos clientes são seres humanos, e essa perspectiva é a base para oferecermos um atendimento de excelência e qualidade.

Em um mundo empresarial em constante evolução, o sucesso de qualquer empresa depende primordialmente da eficiência no serviço. Com a crescente concorrência e as expectativas dos consumidores em constante elevação, é imperativo que as organizações coloquem a satisfação do cliente em primeiro lugar e busquem soluções tecnológicas inovadoras para aprimorar esse processo.

Como um C-level de uma empresa de tecnologia, estou plenamente consciente da transformação em curso na forma como as empresas se relacionam com seus clientes. Uma pesquisa realizada pela Zendesk, empresa de desenvolvimento de software para suporte ao consumidor, revelou que 64% das companhias reconhecem o impacto significativo da assistência ao consumidor em seu desempenho de negócios. Nesse contexto, é importante destacar que a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na evolução deste atendimento. A inovação permite que as empresas ofereçam um serviço mais tecnológico, mais humanizado, personalizado e eficiente, que vai além das expectativas do cliente.

Entre os exemplos de como a modernização pode ser aplicada estão os tão conhecidos chatbots que são aplicativos de Inteligência Artificial. Eles utilizam o conceito de aprendizado de máquina para fornecer respostas personalizadas e soluções automatizadas com base em análises de Big Data e interações com os consumidores. Os chatbots são comumente encontrados em sites empresariais e redes sociais, sendo capazes de responder perguntas, enviar orçamentos, concluir vendas e desempenhar outras funções que antes eram realizadas exclusivamente por atendentes humanos.

A Internet das Coisas (IoT) é também uma importante inovação tecnológica no campo da comunicação. Ela se refere à relação entre objetos e sua interconectividade com a rede, permitindo a transmissão, processamento de dados e execução de funções. Quando aplicada ao atendimento ao cliente, a IoT possibilita obter informações sobre os hábitos dos usuários, geolocalização, pesquisas, locais visitados, lojas onde compraram, entre outros recursos. Com essa tecnologia, é possível transformar acessórios, eletrodomésticos e outros objetos cotidianos em canais de comunicação permanentes com os usuários.

Mas nada adianta a tecnologia se não tratarmos esses clientes como pessoas, assim como refleti no começo deste artigo. Quando uma pessoa tem uma experiência positiva com uma empresa, sua propensão a se tornar leal à marca e recomendar seus produtos ou serviços para outras pessoas aumenta significativamente. Isso não apenas fortalece a retenção de clientes, mas também impulsiona o crescimento dos negócios a longo prazo.
Além disso, fornecer um acolhimento diferenciado pode ser um fator crucial para se destacar da concorrência. Em um mercado saturado, a qualidade no atendimento ao cliente pode se tornar um dos principais pontos de diferenciação de uma empresa.

Importante destacar que a reputação de uma marca também é construída, em grande parte, pela forma como nos relacionamos com nossos clientes. Um suporte ao consumidor excepcional gera uma imagem positiva, que se espalha por meio do “boca a boca” e de avaliações online. A tecnologia desempenha um papel vital na otimização desse processo, permitindo que as instituições coletem e analisem dados, personalizem a experiência do cliente e ofereçam canais de comunicação integrados.

Fico feliz de ressaltar neste artigo que a Acer recebeu recentemente o prestigioso Prêmio Mesc em reconhecimento à sua abordagem inovadora e dedicada ao atendimento ao consumidor. A empresa ganhou o selo de melhores empresas 2023 no segmento de notebooks, eletrônicos e impressoras. Em colaboração com o Google, o prêmio coletou mais de 20 milhões de opiniões de clientes. Também foram analisadas mais de 10 mil empresas em 207 segmentos de mercado.
Aproveito para agradecer a toda nossa equipe e reforçar que estamos orgulhosos de sermos reconhecidos pelo 5º ano consecutivo entre as 100 melhores companhias em satisfação do cliente. A conquista do Prêmio Mesc é uma prova do compromisso contínuo da Acer em fornecer produtos e serviço de alta qualidade.

Colocar o cliente em primeiro lugar e dar autonomia e liberdade para a equipe trabalhar com sabedoria e assertividade é o segredo para o sucesso empresarial e a empatia, cortesia e atenção individual devem fazer parte não só do nosso dia a dia pessoal, como dos negócios.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Tendências de ESG em Hospitais

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP