Não importa se você é vegano, adepto de produtos de origem animal, ávido por fastfood ou amante de uma culinária mais saudável e cosmopolita. Em um ponto todos acabam concordando: comer é celebrar em torno da mesa, com pessoas que amamos. É dar a volta ao mundo por meio de sabores e aromas, e optar por uma maneira mais prática e ágil do alimento chegar até você é um hábito cada vez mais crescente. E é exatamente com o propósito de revolucionar o universo da alimentação por uma vida mais prática e prazerosa que o iFood nasceu. Há quase treze anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também no México e Colômbia, e atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para restaurantes cadastrados em 500 cidades em todo o Brasil.
Falando sobre o projeto de renovação da sede
Para entender melhor esse universo e conhecer os detalhes da obra de retrofit que foi capaz de transformar um prédio construído na década de 1950 em um espaço que traduz o espírito jovem e inovador da companhia, precisamos entender que há vários anos o iFood cresce três dígitos. Com a evolução da empresa, foi necessário encontrar um local que comportasse esse crescimento. A cidade de Osasco, vizinha à capital de São Paulo, foi a melhor opção, uma vez que se tornou um polo tecnológico e tem recebido cada mais companhias com esse perfil.
Fotos: Divulgação / iFood |
O projeto arquitetônico, com mais de 13 mil m2 de área construída, resgata características do edifício erguido há 70 anos. Ao iniciar as obras, a equipe da IT'S Informov Arquitetura + Engenharia + Design encontrou debaixo das camadas do piso, tacos muitos bonitos que foram reutilizados no térreo.
"Restauramos e utilizamos novamente em toda a área de descompressão e copas. Ficou um show. Demos o ar retrô combinado com o moderno. Todos amaram a solução!", comemora o Diretor Comercial Murilo Toporcov, que fala também de outro elemento que reforça esse estilo dos anos 1950: a marquise em concreto, com curvas e formas orgânicas, em referência às obras do arquiteto Oscar Niemeyer. "A utilização de lajes com concreto aparente foi algo que tornou o escritório mais moderno e amplo. O ganho de pé-direito é sempre algo que contribui para uma melhor sensação de amplitude do escritório", complementa.
A DINÂMICA DOS ESPAÇOS
A arquitetura como um todo foi pensada com base nos valores do iFood, que incentivam o empreendedorismo, a inovação e a simplicidade. Por isso o projeto conta com muitos espaços abertos e colaborativos para que os FoodLovers - como são chamados os colaboradores - interajam. Para metodologias mais ágeis e colaborativas de trabalho, eles contam com arquibancadas, lousas de vidro por todos os cantos e estações de trabalho open space. Executivos, como CEO, CFO e COO, e demais diretores da empresa também se sentam em espaços abertos e podem ser acessados facilmente. A explicação é que a hierarquia existe para a organização, mas as pessoas são sempre incentivadas a criar, opinar e inovar.
Fotos: Divulgação / iFood |
Elas também estão liberadas do dress code (a escolha é livre para ir trabalhar de salto, calça social, bermuda ou tênis) e ainda podem aproveitar o Dog Day. Toda sexta-feira alguém é sorteado para levar o cachorro para o trabalho. No dia, o animal ganha um kit com potes de água e ração, tapete higiênico e até um crachá de funcionário. Os únicos espaços fechados são as áreas técnicas e salas de reunião de diferentes tamanhos. São mais de cem espalhadas pelo prédio, que refletem a atividade da companhia: todas receberam nomes de comidas que o aplicativo entrega, como a Feijoada, a Tapioca e a sala Pão de Queijo. No térreo, como a ideia foi criar um espaço de convivência para que os FoodLovers pudessem utilizar para se encontrar e fazer pausas, o espaço conta com um barista, um "pub" com chopeira, geladeiras com cerveja, sucos e refrigerantes, snacks e até um café da manhã, mesas de pingue-pongue e pebolim, além da copa. É também nesse ambiente onde são realizados os happy hours e comemorações das metas atingidas.
RETROFIT COMPLETO - POR DENTRO E POR FORA
"Esse projeto teve uma intervenção completa. Desde a troca de telhado até infraestrutura de elétrica, ar-condicionado, construção de sanitários, reforma de elevadores, interiores e fachada. Foi aumentada a área através da construção da marquise e modernização de todas as instalações. No momento de avaliação do investimento a empresa que realiza o projeto é peça importante para a tomada de decisão do cliente. Criamos soluções e já precificamos, possibilitando os estudos de cenários. Essa agilidade do turnkey ajuda o cliente entender que muitas vezes ao economizar na reforma, transfere-se o problema para a manutenção futura. O iFood se aprofundou em todas as questões e o sucesso foi o trabalho em parceria a quatro mãos", explica Murilo. O desafio maior, segundo ele, foi pensar em um conceito que pudesse trazer a modernidade para um edifício de 70 anos. "Projeto de retrofit precisa ser pensado com inteligência e equilíbrio. Mudar tudo nem sempre fecha a conta do investimento. Tivemos que ser disruptivos e nossa proposta atuou principalmente no térreo com a abertura de todos os caixilhos, construção da marquise, trazendo formas orgânicas que retiraram o aspecto 'caixote' do edifício antigo. Somente quem vê a foto do 'antes' é que realmente entende o quanto a arquitetura nova deu novos ares ao edifício. A marquise possibilitou áreas ao ar livre cobertas para lounges, jogos e reuniões informais. Grande parte dos caixilhos foi substituída por vidros, conferindo - além da iluminação natural - uma fantástica integração com a natureza".
O site é 360º cercado de muitas plantas e árvores. O prazo de obra também foi algo desafiador: 84 dias para uma área total de mais de 13 mil m2, chegando a ter pico de 320 colaboradores na obra.
Fotos: Divulgação / iFood |
DESCARTE RESPONSÁVEL DURANTE A OBRA
Desde o início, outra grande preocupação do cliente era o descarte de materiais. Com o trabalho de separação e venda dos recicláveis, arrecadou-se quase R$ 100 mil que foram revertidos para o próprio projeto. Além disso, todo o entulho decorrente da demolição de um galpão serviu para preencher o acréscimo da área onde foi construída a marquise.
VALORIZAR O PRODUTO IMOBILIÁRIO SEM PERDER O FOCO NO NEGÓCIO
No iFood, o time de Facilities Management implementou uma forma inovadora de pensar a gestão da área. O foco passou para além de manter sistemas, equipamentos e outros serviços funcionando, e subsidiar e dar apoio operacional às demandas das áreas de negócio, e suportar as estratégias.
A cultura da área é de que quanto mais próximo o FM está das demais áreas, maior é a capacidade de entender as características de cada uma e, assim, conseguir antecipar as demandas com um atendimento interno bem customizado e com alto senso de dono do negócio, permitindo que os gestores possam ficar absolutamente focados em suas atividades de negócios.
Para contribuir na manutenção da qualidade dos serviços e da infraestrutura predial, o iFood conta com o suporte de empresas terceirizadas para segurança, recepção, serviços de limpeza, jardinagem, copa e barista, alimentos e bebidas, apoio de serviços de help desk e informática, além de manutenção de todos os sistemas e equipamentos, principais e de redundância. A essa estrutura somam-se outros dois pontos-chaves: Business Intelligence e Inovação. O primeiro concentra enorme foco na coleta, tratamento de dados e geração de informação para a tomada de decisão estratégica.