Palestra 99
 

Dengue no Brasil: inteligência geográfica pode auxiliar no combate à doença

Saiba como soluções tecnológicas podem ajudar no cenário atual e no enfrentamento dos desafios de saúde pública no país.

Por Humberto Figlioulo Júnior

Dengue no Brasil: inteligência geográfica pode auxiliar no combate à doença

Foto: Canva.com/ jarun011


A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é um desafio significativo de saúde pública globalmente, afetando principalmente regiões tropicais e subtropicais. No Brasil, o primeiro caso foi registrado em 1981, e desde então, a doença tem apresentado uma frequência e intensidade crescentes de epidemias.

O número de casos de dengue no Brasil e no mundo está em ascensão vertiginosa. Em 2024, já foram confirmados mais de 1,2 milhão de casos apenas no Brasil.

A dengue não é apenas uma doença, é uma ameaça à nossa saúde e segurança. Os sintomas podem ser debilitantes, e a doença pode levar a morte em casos graves. É crucial que tomemos medidas proativas para proteger a nós mesmos e nossas famílias.


Desafios de saúde pública

Os principais problemas de saúde pública associados à dengue incluem a sobrecarga dos sistemas de saúde, aumento dos custos hospitalares e perda de produtividade. A doença afeta a qualidade de vida, causando afastamento do trabalho e da escola e criando um estigma social nas áreas de alta incidência.

Mas a responsabilidade não é apenas nossa. As autoridades precisam investir em tecnologia e ações proativas para combater a dengue de forma eficaz. A inteligência Geográfica pode ser uma ferramenta poderosa nesse combate.


Soluções de inteligência geográfica na saúde

As tecnologias de inteligência geográfica (IG) surgem como soluções promissoras, permitindo a análise espacial de dados geoespaciais para tomada de decisões mais inteligentes e eficientes. Essas tecnologias são aplicadas no monitoramento ambiental, gestão de recursos naturais, planejamento urbano, saúde e segurança pública.

Na prática, qual seria a contribuição de solução tecnológicas no cenário atual da dengue no Brasil:

- Mapear precisamente os focos de mosquito, podendo identificar com precisão os locais de maior risco, direcionando as ações de combate à dengue de forma mais eficiente;
- É possível gerar alertas e campanhas personalizadas. Com isso, a população poderia receber alertas e informações sobre os riscos de dengue em suas áreas, além de dicas personalizadas de prevenção;
- Monitorar de forma constante por meio de dados georreferenciados, podendo acompanhar a evolução da doença e identificar novos focos de mosquito permitindo ações preventivas mais eficazes.


Recursos e desafios

O Brasil conta com o apoio do Ministério da Saúde, secretarias estaduais e municipais de saúde para combater a dengue, incluindo a coordenação de ações, distribuição de inseticidas e materiais educativos, e capacitação de profissionais. Desafios como o controle do mosquito Aedes aegypti, falta de recursos e resistência da população às medidas de prevenção persistem.

Exigir mais das autoridades é nosso direito e nossa responsabilidade. Juntos podemos construir um futuro mais saudável e seguro para todos.

A integração de soluções de inteligência geográfica no combate à dengue apresenta um potencial significativo para reduzir a incidência da doença e seus impactos na saúde pública. O investimento em pesquisa, desenvolvimento de novas tecnologias e a participação ativa da população são essenciais para o sucesso das estratégias de combate à dengue.

Este artigo destaca a importância de soluções inovadoras e integradas, enfatizando o papel crucial da inteligência geográfica e das tecnologias emergentes no combate à dengue, promovendo uma abordagem colaborativa entre governos, setor público, empresas, e a sociedade em geral para enfrentar esse desafio de saúde pública.

A luta contra a dengue é um compromisso de todos. Vamos juntos fazer a diferença!


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SMACNA

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP