Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

A alma presente no mobiliário

Nova loja da Novidário é o resultado de todos os valores e crenças da empresa.

Por Mateus Murozaki

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci

Em Pinheiros, há uma loja que, de fora, parece pequena e humilde, salvo pelos vários móveis coloridos na vitrine. Ao entrar, porém, percebe-se que, na verdade, trata-se de um espaço expansivo, devidamente segmentado para as necessidades do cliente e da equipe.

Trata-se da nova loja da Novidário, empresa com foco em design e venda de móveis corporativos. Esta é a primeira loja física da companhia em seus 15 anos de existência, o que explica o esforço na concepção do espaço.

No início, o trabalho era feito principalmente para o ambiente escolar. A fundadora Luciana Sobral explica que o universo escolar é interessante, pois contempla todos os tipos de ambientes: cantinas, salas de aula, pátios, espaços de convivência… o que proporcionou uma experiência valiosa para a expansão para outras áreas.

A filosofia de design da marca é analisar o ambiente e desenhar o móvel ideal a partir disso. Para as escolas, por exemplo, os móveis são, em sua visão, um "terceiro professor", já que auxiliam a pedagogia e educação, servindo como um potencial criativo e autônomo tanto para a criança quanto para o professor.

O crescimento foi orgânico, mas um momento determinante para a empresa foi a entrada de Jose Machado, há sete anos. Com isso, o portfólio, que antes contava apenas com marcenaria customizada, foi ampliado para a indústria. O catálogo cresceu tanto que foi necessário um espaço maior.

“Para a gente, é um desafio, porque ter loja realmente é outro negócio dentro do nosso próprio negócio. E a gente ainda está entendendo como isso vai ser, mas entendendo, principalmente, que esse lugar é um ambiente de convívio. Então, para mim, eu consigo encaixar melhor dentro de mim essa ideia... eu sou dona de um ambiente de trocas e que, por acaso, vende móveis”, afirma a fundadora.

Na concepção dos itens, há também a preocupação ambiental, algo que a empresa vem pesquisando há um tempo. Bancos e cadeiras feitos com tubos de pasta de dente chamam a atenção no meio do mobiliário, não apenas pela questão sustentável, mas também por serem resistentes à água, uma preocupação constante dos clientes.

Dentro do ESG, há também a preocupação social por parte de Sobral. Recentemente, a companhia ingressou no programa Aproxima, voltado para oferecer estágios para pessoas negras, pardas e indígenas. Sobre isso, ela comenta: “É um programa superestruturado, porque ele não só coloca o estagiário nos escritórios, como também oferece cursos, passeios, tem todo o letramento para a equipe. É um programa supercompleto. E, nesse processo e nessa ampliação, a gente também acabou abrindo vagas afirmativas. Então, tivemos a entrada de outros dois colaboradores negros.”

Há uma preocupação latente em relação à imagem da empresa, que vai além de números, apesar de a profissional afirmar que esses também se beneficiam de tais ações. Mais do que isso, existe um pensamento e estudo muito fortes para que a energia do local seja positiva. Uma questão curiosa é que Sobral conta com uma consultora de astrologia e já chegou, inclusive, a fazer o mapa astral da própria empresa.

“Não deixa de ser uma maneira de olhar para o futuro, e que maneira boa de olhar para o futuro, se não lendo o mapa astral do escritório, que é um lugar onde estamos todos realmente convivendo? Ainda bem que ela só falou coisas boas, mas realmente a gente tem essa curiosidade. Agora, estamos fazendo uma programação, porque a lua nasce aqui no rooftop e viemos vê-la nascer para entender exatamente a posição, com uma leitura do céu e uma meditação para a Lua Cheia”, explica.

Confira imagens da nova loja abaixo:

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci

A alma presente no mobiliário

Foto: Gui Pucci



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking