Sorteio Nespresso
 

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Gerente administrativo de Data Centers, Silvia Godoy compartilha trajetória que iniciou na cozinha de um restaurante.

Por Natalia Gonçalves

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Foto: Canva.com/ baranozdemir


Silvia Godoy, gerente administrativo de Data Centers na Ascenty, sempre se identificou com atividades mais generalistas. Para a profissional, a possibilidade de saber sobre vários assuntos e atividades, e como esses podem ser importantes e interligados, é um ponto fundamental em Facility Management. “A adaptabilidade me trouxe vantagens competitivas, ser uma pessoa não engenheira entre tantos engenheiros me permite ter uma visão diferenciada e questionadora, complementando a equipe”, diz Godoy.

Na última década, a profissional acompanhou a implementação de 34 novas operações da Ascenty, desde a primeira filial da empresa. “Poder acompanhar uma construção da etapa de terraplanagem até a entrega da operação é fascinante. Grandes obras, com densidades energéticas exponenciais, em um período de entrega tão arrojado, fazem comprovar como a gestão de projetos é muito importante”, ressalta.

Para Silvia, acompanhar as obras é um prazer. Apesar de acompanhar algumas mais de perto do que outras, ela destaca a organização das obras fora do Brasil, como o processo de expandir a operação da Ascenty na pandemia de Covid-19. Os Data Centers foram considerados, como pontua Godoy, operações de missão crítica durante esse período, visto que toda a sociedade passou a demandar mais e mais de conexões e serviços online.

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Desde o técnico em design de interiores até a pós-graduação em gestão de projetos, toda a trajetória acadêmica de Silvia a auxilia na gestão de Facilities. A primeira experiência de trabalho de Godoy foi em um restaurante a quilo na Vila Madalena, onde lavava a louça. Depois, conseguiu a oportunidade em hotelaria, onde passou pelos setores de eventos, recepção e auditoria noturna.

Contudo, a primeira experiência em Facilities ocorreu quando participou da implantação de uma grande rede de shoppings centers em Jundiaí, onde atuou no atendimento e na qualidade. Nos últimos anos, passou por experiências que confirmaram algo aprendido ainda em hotelaria: “quando as pessoas entendem os motivos, as razões pelas quais elas fazem as suas atividades, mais aptas estarão para trazer soluções padrões ou criativas para todas as situações”.

“Quando trabalhava em hotelaria, trabalhei um período na madrugada, onde ficávamos sozinhos, sem gestão, sem manutenção, apenas recepcionistas no hotel e meu líder na época me perguntou: ‘se começar um vazamento de água em um dos apartamentos, o que você faz?’. Prontamente respondi que precisava fechar o registro para parar o vazamento e posteriormente buscar limpeza e organização do local”, lembra Silvia.

Conforme a profissional, a reação do gestor foi de surpresa, pois o restante da equipe havia pensado em soluções para resolver os “sintomas” do vazamento. O feedback daquele dia repercute por toda a carreira de Godoy, pois o conhecimento do próprio propósito a permitiu tomar melhores decisões.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP