Palestra Arquitetura
 

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Gerente administrativo de Data Centers, Silvia Godoy compartilha trajetória que iniciou na cozinha de um restaurante.

Por Natalia Gonçalves

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Foto: Canva.com/ baranozdemir


Silvia Godoy, gerente administrativo de Data Centers na Ascenty, sempre se identificou com atividades mais generalistas. Para a profissional, a possibilidade de saber sobre vários assuntos e atividades, e como esses podem ser importantes e interligados, é um ponto fundamental em Facility Management. “A adaptabilidade me trouxe vantagens competitivas, ser uma pessoa não engenheira entre tantos engenheiros me permite ter uma visão diferenciada e questionadora, complementando a equipe”, diz Godoy.

Na última década, a profissional acompanhou a implementação de 34 novas operações da Ascenty, desde a primeira filial da empresa. “Poder acompanhar uma construção da etapa de terraplanagem até a entrega da operação é fascinante. Grandes obras, com densidades energéticas exponenciais, em um período de entrega tão arrojado, fazem comprovar como a gestão de projetos é muito importante”, ressalta.

Para Silvia, acompanhar as obras é um prazer. Apesar de acompanhar algumas mais de perto do que outras, ela destaca a organização das obras fora do Brasil, como o processo de expandir a operação da Ascenty na pandemia de Covid-19. Os Data Centers foram considerados, como pontua Godoy, operações de missão crítica durante esse período, visto que toda a sociedade passou a demandar mais e mais de conexões e serviços online.

FM em Data Centers: da primeira filial até as 34 novas operações da Ascenty

Desde o técnico em design de interiores até a pós-graduação em gestão de projetos, toda a trajetória acadêmica de Silvia a auxilia na gestão de Facilities. A primeira experiência de trabalho de Godoy foi em um restaurante a quilo na Vila Madalena, onde lavava a louça. Depois, conseguiu a oportunidade em hotelaria, onde passou pelos setores de eventos, recepção e auditoria noturna.

Contudo, a primeira experiência em Facilities ocorreu quando participou da implantação de uma grande rede de shoppings centers em Jundiaí, onde atuou no atendimento e na qualidade. Nos últimos anos, passou por experiências que confirmaram algo aprendido ainda em hotelaria: “quando as pessoas entendem os motivos, as razões pelas quais elas fazem as suas atividades, mais aptas estarão para trazer soluções padrões ou criativas para todas as situações”.

“Quando trabalhava em hotelaria, trabalhei um período na madrugada, onde ficávamos sozinhos, sem gestão, sem manutenção, apenas recepcionistas no hotel e meu líder na época me perguntou: ‘se começar um vazamento de água em um dos apartamentos, o que você faz?’. Prontamente respondi que precisava fechar o registro para parar o vazamento e posteriormente buscar limpeza e organização do local”, lembra Silvia.

Conforme a profissional, a reação do gestor foi de surpresa, pois o restante da equipe havia pensado em soluções para resolver os “sintomas” do vazamento. O feedback daquele dia repercute por toda a carreira de Godoy, pois o conhecimento do próprio propósito a permitiu tomar melhores decisões.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP