Gestão de Portfólio Imobiliário
 

Nova presidente da ABRAFAC pretende expandir atuação para além de São Paulo

Lívia Lourenço compartilha trajetória na associação e prioridades da gestão para fortalecimento do setor.

Por Natalia Gonçalves

Nova presidente da ABRAFAC pretende expandir atuação para além de São Paulo


No primeiro emprego, com 18 anos, Lívia Lourenço iniciou a trajetória na área de Facility Management. Ainda no subsolo, onde era comum estar a área de serviços, Lívia aprendeu sobre soft e hard services. Apesar do conhecimento técnico surgir nessa primeira experiência, a importância da atuação de FM era clara para a jovem profissional, que sempre participou de grupos direcionados à área com o pai.

Um dos fundadores do GRUPAS (Grupo de Gestores de Facilities), o pai de Lívia, Antonio Augusto Lourenço, era entusiasta em reunir profissionais administradores de serviços para compartilhar boas práticas. Em caminho parecido, a profissional se tornou associada ABRAFAC (Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management) em 2017, associação, inclusive, formada por alguns integrantes do GRUPAS. No início deste ano, ela conquistou a presidência da instituição.

“Mesmo sem ter nenhum cargo, eu ajudava voluntariamente nos congressos, jantares e premiações. Eu ficava encantada com o trabalho da associação, com o glamour dos eventos e a qualidade dos trabalhos apresentados”, lembra Lívia. Em 2019, foi convidada a participar do Conselho da ABRAFAC de forma mais direta. Um ano depois, se tornou conselheira e em 2021 conquistou o cargo de Diretora Secretária, para ajudar na administração.

Contudo, a presidência da associação não era algo que esperava. “Fui encorajada pela diretoria, mas não pude aceitar imediatamente”, comenta a executiva. A hesitação inicial para assumir o cargo estava relacionada a necessidade do aval da JLL, multinacional onde atua desde 2011. Após obter a liberação, ela e a diretoria da ABRAFAC começaram a montar a chapa.

“Atualmente, tenho a honra de contar com diretores e vice-presidente espetaculares e renomados no mercado, o que me deixa confiante de que, juntos, continuaremos contribuindo significativamente para o progresso do setor. A sintonia entre nós é valiosa, e todos esses esforços são em prol do bem comum”, destaca Lívia. No momento, os profissionais estão imersos no desenvolvimento do planejamento para 2024.

Para continuar com uma ABRAFAC cada vez melhor e mais atuante, Lívia aposta em Comitês Técnicos na nova gestão. “Começamos tímidos, com o Comitê de Workplace, e hoje contamos com mais dois: Sustentabilidade e Hospitais. Na nova gestão, vamos iniciar o Comitê de Contratações, que é um pedido antigo, e reativar o Comitê de Property. Esses comitês geram materiais e são espaços para apoiar o trabalho dos associados”, destaca.

Outro plano, segundo a presidente, é expandir a atuação da associação para outros lugares do Brasil, para além de São Paulo. “Já temos o projeto para a diretoria do interior de São Paulo e queremos fortalecer nossa presença em outras capitais e regiões”, comenta Lívia. Além disso, uma das prioridades da ABRAFAC é promover o programa de Certificação ABRAFAC C11FM.

“Mas não é só: pretendemos dar continuidade ao relacionamento com associações internacionais. Também estamos montando um banco de vagas, em parceria com grandes empresas associadas, a fim de ajudar os profissionais a se posicionarem no mercado de trabalho”, completa. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Rafael Denardin

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP