Banner Expo 3 razões
 

Nova presidente da ABRAFAC pretende expandir atuação para além de São Paulo

Lívia Lourenço compartilha trajetória na associação e prioridades da gestão para fortalecimento do setor.

Por Natalia Gonçalves

Nova presidente da ABRAFAC pretende expandir atuação para além de São Paulo


No primeiro emprego, com 18 anos, Lívia Lourenço iniciou a trajetória na área de Facility Management. Ainda no subsolo, onde era comum estar a área de serviços, Lívia aprendeu sobre soft e hard services. Apesar do conhecimento técnico surgir nessa primeira experiência, a importância da atuação de FM era clara para a jovem profissional, que sempre participou de grupos direcionados à área com o pai.

Um dos fundadores do GRUPAS (Grupo de Gestores de Facilities), o pai de Lívia, Antonio Augusto Lourenço, era entusiasta em reunir profissionais administradores de serviços para compartilhar boas práticas. Em caminho parecido, a profissional se tornou associada ABRAFAC (Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management) em 2017, associação, inclusive, formada por alguns integrantes do GRUPAS. No início deste ano, ela conquistou a presidência da instituição.

“Mesmo sem ter nenhum cargo, eu ajudava voluntariamente nos congressos, jantares e premiações. Eu ficava encantada com o trabalho da associação, com o glamour dos eventos e a qualidade dos trabalhos apresentados”, lembra Lívia. Em 2019, foi convidada a participar do Conselho da ABRAFAC de forma mais direta. Um ano depois, se tornou conselheira e em 2021 conquistou o cargo de Diretora Secretária, para ajudar na administração.

Contudo, a presidência da associação não era algo que esperava. “Fui encorajada pela diretoria, mas não pude aceitar imediatamente”, comenta a executiva. A hesitação inicial para assumir o cargo estava relacionada a necessidade do aval da JLL, multinacional onde atua desde 2011. Após obter a liberação, ela e a diretoria da ABRAFAC começaram a montar a chapa.

“Atualmente, tenho a honra de contar com diretores e vice-presidente espetaculares e renomados no mercado, o que me deixa confiante de que, juntos, continuaremos contribuindo significativamente para o progresso do setor. A sintonia entre nós é valiosa, e todos esses esforços são em prol do bem comum”, destaca Lívia. No momento, os profissionais estão imersos no desenvolvimento do planejamento para 2024.

Para continuar com uma ABRAFAC cada vez melhor e mais atuante, Lívia aposta em Comitês Técnicos na nova gestão. “Começamos tímidos, com o Comitê de Workplace, e hoje contamos com mais dois: Sustentabilidade e Hospitais. Na nova gestão, vamos iniciar o Comitê de Contratações, que é um pedido antigo, e reativar o Comitê de Property. Esses comitês geram materiais e são espaços para apoiar o trabalho dos associados”, destaca.

Outro plano, segundo a presidente, é expandir a atuação da associação para outros lugares do Brasil, para além de São Paulo. “Já temos o projeto para a diretoria do interior de São Paulo e queremos fortalecer nossa presença em outras capitais e regiões”, comenta Lívia. Além disso, uma das prioridades da ABRAFAC é promover o programa de Certificação ABRAFAC C11FM.

“Mas não é só: pretendemos dar continuidade ao relacionamento com associações internacionais. Também estamos montando um banco de vagas, em parceria com grandes empresas associadas, a fim de ajudar os profissionais a se posicionarem no mercado de trabalho”, completa. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Grade do Congresso

Mais lidas da semana

Operações

Nove ações do Hcor para manter ISO 14001 e reduzir impactos ambientais

Coordenadora de Meio Ambiente do hospital, Andréia Azevedo, fala sobre ações tomadas para manutenção da norma e resultados obtidos na operação.

Workplace

Precisamos rever o conceito de "escritório"?

Mesa Redonda da MIllerKnoll discutiu o impacto do ambiente de trabalho no psicológico dos colaboradores.

Mercado

Auri Faria Lima: desde compra dos terrenos até construção de quase 14 mil m² de área locável

Renato Auriemo compartilha jornada de 10 anos entre planejamento e finalização da obra, assim como a conquista das certificações LEED Gold e HBC do empreendimento inteligente.

Mercado

Novo diretor de operações da Cushman&Wakefield fala sobre atuação generalista

Rodrigo Costev compartilha perspectivas sobre o mercado de FM e lembra início da carreira.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Ajinomoto: inovação e sustentabilidade na gestão de FM

Leonardo Kazuo Sato, da Ajinomoto, revela algumas estratégias e compromissos de sua área que promovem inovação e sustentabilidade.

Revista InfraFM

Perspectivas de mercado para 2024

Resultados de 2023 e síntese das perspectivas do empresariado e economia, com ênfase na conscientização crescente sobre tecnologia e agenda ESG.

Revista InfraFM

Uma noite de celebração e reconhecimento

O impacto transformador do 9º Prêmio Indicados InfraFM 2023, que reconhece, molda os padrões e inspira a excelência em toda a comunidade de FM.

Revista InfraFM

Transformação Sustentável na DuPont

Daniela Galante nos mostra como as certificações LEED Gold e Well Platinum, na nova sede da companhia, refletem os valores da DuPont e impactam positivamente nos negócios.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP