Palestra Arquitetura
 

Nova presidente da ABRAFAC pretende expandir atuação para além de São Paulo

Lívia Lourenço compartilha trajetória na associação e prioridades da gestão para fortalecimento do setor.

Por Natalia Gonçalves

Nova presidente da ABRAFAC pretende expandir atuação para além de São Paulo


No primeiro emprego, com 18 anos, Lívia Lourenço iniciou a trajetória na área de Facility Management. Ainda no subsolo, onde era comum estar a área de serviços, Lívia aprendeu sobre soft e hard services. Apesar do conhecimento técnico surgir nessa primeira experiência, a importância da atuação de FM era clara para a jovem profissional, que sempre participou de grupos direcionados à área com o pai.

Um dos fundadores do GRUPAS (Grupo de Gestores de Facilities), o pai de Lívia, Antonio Augusto Lourenço, era entusiasta em reunir profissionais administradores de serviços para compartilhar boas práticas. Em caminho parecido, a profissional se tornou associada ABRAFAC (Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management) em 2017, associação, inclusive, formada por alguns integrantes do GRUPAS. No início deste ano, ela conquistou a presidência da instituição.

“Mesmo sem ter nenhum cargo, eu ajudava voluntariamente nos congressos, jantares e premiações. Eu ficava encantada com o trabalho da associação, com o glamour dos eventos e a qualidade dos trabalhos apresentados”, lembra Lívia. Em 2019, foi convidada a participar do Conselho da ABRAFAC de forma mais direta. Um ano depois, se tornou conselheira e em 2021 conquistou o cargo de Diretora Secretária, para ajudar na administração.

Contudo, a presidência da associação não era algo que esperava. “Fui encorajada pela diretoria, mas não pude aceitar imediatamente”, comenta a executiva. A hesitação inicial para assumir o cargo estava relacionada a necessidade do aval da JLL, multinacional onde atua desde 2011. Após obter a liberação, ela e a diretoria da ABRAFAC começaram a montar a chapa.

“Atualmente, tenho a honra de contar com diretores e vice-presidente espetaculares e renomados no mercado, o que me deixa confiante de que, juntos, continuaremos contribuindo significativamente para o progresso do setor. A sintonia entre nós é valiosa, e todos esses esforços são em prol do bem comum”, destaca Lívia. No momento, os profissionais estão imersos no desenvolvimento do planejamento para 2024.

Para continuar com uma ABRAFAC cada vez melhor e mais atuante, Lívia aposta em Comitês Técnicos na nova gestão. “Começamos tímidos, com o Comitê de Workplace, e hoje contamos com mais dois: Sustentabilidade e Hospitais. Na nova gestão, vamos iniciar o Comitê de Contratações, que é um pedido antigo, e reativar o Comitê de Property. Esses comitês geram materiais e são espaços para apoiar o trabalho dos associados”, destaca.

Outro plano, segundo a presidente, é expandir a atuação da associação para outros lugares do Brasil, para além de São Paulo. “Já temos o projeto para a diretoria do interior de São Paulo e queremos fortalecer nossa presença em outras capitais e regiões”, comenta Lívia. Além disso, uma das prioridades da ABRAFAC é promover o programa de Certificação ABRAFAC C11FM.

“Mas não é só: pretendemos dar continuidade ao relacionamento com associações internacionais. Também estamos montando um banco de vagas, em parceria com grandes empresas associadas, a fim de ajudar os profissionais a se posicionarem no mercado de trabalho”, completa. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cidade Center Norte

Mais lidas da semana

Operações

Cinco passos para humanizar a gestão de terceirizados

Wellington Idalino da Silva, coordenador de manutenção e professor de Facilities Management, explora benefícios da gestão mais estratégica e humanizada.

Workplace

Como Mercado Livre reinventou espaço de trabalho com conceito híbrido

Manager of Real Estate da empresa compartilha detalhes da reforma da Melicidade.

Operações

Método de incorporação dos critérios ESG nos processos decisórios

Apesar de convergências, ainda não há consenso sobre o que priorizar nos critérios de ESG. Leia o segundo artigo da série "A corda bamba do ESG.

Mercado

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Legado para os brasileiros e para o planeta

Diretor Executivo do Centro de Serviços Compartilhados da Globo compartilha insights sobre inovação.

Revista InfraFM

Center Norte investe em expansão, novas tecnologias e certificação ISO 41001

Em entrevista exclusiva, equipe de Facilities Management e de Projetos da Cidade Center Norte fala sobre desafios do processo de modernização.

Revista InfraFM

Por qual ângulo devemos enxergar as fazendas verticais?

Conceito chamou a atenção na metade da década passada, mas a empolgação vingou?

Revista InfraFM

Novo escritório da Sabesp aposta em espaços abertos e integrados

Saiba como o projeto atende novas demandas, com espaços para descompressão, reuniões rápidas e informais.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP