19º Congresso InfraFM
 

FIOCRUZ e CONFORLAB unem esforços em pesquisas sobre a qualidade do ar

Parceria de colaboração foi anunciada em evento no Sampa Sky.

Foto: Divulgação

Durante evento no Sampa Sky, foi anunciada a parceria de colaboração entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Laboratório de Conforto Ambiental (Conforlab). O objetivo dessa união é realizar pesquisas conjuntas voltadas para a qualidade do ar.

A Fiocruz, instituição renomada na área da saúde, tem se dedicado ao estudo de diversos aspectos que impactam a qualidade de vida da população. A qualidade do ar é um desses fatores, pois a poluição atmosférica pode acarretar problemas respiratórios e outras doenças.

Por sua vez, o Conforlab é especializado em pesquisas relacionadas ao conforto ambiental, incluindo a análise da qualidade do ar em ambientes internos e externos. Através de técnicas avançadas de monitoramento e análise, o laboratório busca compreender os impactos da poluição atmosférica na saúde e no bem-estar das pessoas.

Leonardo Cozak, CEO da Conforlab, abriu o evento para anunciar esta parceria.Cozak sempre foi um empreendedor focado em demonstrar as complicações da qualidade do ar, tanto interna quanto externa, para a saúde das pessoas. As pesquisas desempenham um papel fundamental na compreensão e na melhoria da qualidade do ar, seja por meio do monitoramento, identificação de fontes de poluição, avaliação de impactos na saúde, educação e conscientização pública, ou desenvolvimento de tecnologias e soluções.

Nelzair Vianna, pesquisadora científica da Fiocruz, representou presencialmente a entidade e expressou a expectativa de que essa parceria com a Conforlab contribua para preencher várias lacunas que necessitam de respostas, a fim de tomar decisões assertivas sobre essa pauta. Vianna anunciou ainda um projeto recentemente aprovado para a instalação de uma rede de sensores de baixo custo, que ampliará as ações iniciadas no projeto Território Saudável e Sustentável, financiado pelo Programa Inova Fiocruz.

Foto: Divulgação

Segundo a pesquisadora, esses projetos têm adotado abordagens multidisciplinares, incluindo territórios de vulnerabilidade socioambiental, e aplicado a lente da saúde planetária, com abordagem comunitária, ciência cidadã e engajamento de todas as partes interessadas no gerenciamento de riscos. Isso potencializa a cooperação entre diferentes áreas de expertise, como saúde, engenharia e ciências.

Vianna destacou ainda que a parceria com a Conforlab, que possui reconhecida expertise técnica na temática, contribuirá com as análises laboratoriais de qualidade do ar interno. Essa cooperação facilitará o desenvolvimento de estudos que promovam novas tecnologias para preencher as lacunas de melhoria da qualidade do ar e a percepção dos riscos inerentes à transmissão de doenças relacionadas à má qualidade do ar, que podem ser evitadas quando bem gerenciadas.

Com essa parceria estratégica entre a Fiocruz e o Conforlab, espera-se fortalecer o conhecimento científico sobre a qualidade do ar, aprimorando as medidas de prevenção e controle da poluição atmosférica. Ambas as instituições têm expertise e recursos complementares, o que torna essa parceria ainda mais promissora. Espera-se que os resultados das pesquisas contribuam para a conscientização da sociedade e subsidiem ações voltadas para a melhoria da qualidade do ar, visando o bem-estar e a saúde de todos.

Foto: Divulgação

O anúncio dessa parceria representa um importante passo na busca por soluções efetivas para o desafio da poluição atmosférica. Através da colaboração entre a Fiocruz e o Conforlab, espera-se avançar no conhecimento científico e no desenvolvimento de estratégias que promovam um ambiente mais saudável e sustentável para as futuras gerações.

No evento, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer outras pesquisas em andamento, que serão compartilhadas com os leitores na edição de maio-junho da revista InfraFM.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP