19º Congresso InfraFM
 

Plástico transformado em embalagens de alta performance

Tecnologia permite que resinas feitas a partir de resíduos pós-consumo tenham o mesmo desempenho e características de plástico virgem.

Plástico transformado em embalagens de alta performance

Imagem: deposit.com/Infolight


O consumidor que comprar os packs da cerveja Devassa, produzida pelo Grupo Heineken, leva para casa bebidas embaladas com um filme plástico que tem muita história para contar. O shrink, proteção plástica que reveste as latas da marca, é produzido a partir de resíduos pós-consumo, aqueles que já passaram pelas mãos do consumidor final em algum momento. Uma parceria entre a cervejaria e duas grandes empresas nacionais - a Packseven e o Grupo Kapersul Waste Management (KWM) - é responsável pelo desenvolvimento de uma resina específica para a fabricação dessas embalagens flexíveis, resistentes e altamente sustentáveis.

O Grupo KWM, que atua nacionalmente com gerenciamento de resíduos, logística reversa e economia circular, desenvolveu a linha de resinas uPCR, a partir do plástico que coleta em suas operações. O uPCR pode substituir com segurança a resina virgem em uma gama variada de produtos. O projeto em larga escala para a cervejaria foi feito em parceria com a Packseven, que produziu o shrink personalizado com as especificações necessárias de tamanho, espessura, transparência, encolhimento e impressão. No caso do shrink da cerveja Devassa, o conteúdo reciclado representa 30% de todo plástico usado.

"Nosso intuito é inserir no mercado uma embalagem com menor pegada de carbono e maior apelo sustentável. Desde a concepção dos produtos, é fundamental que seja considerada também a ampliação e eficiência da reciclagem. Essa solução é relevante para o cliente e faz todo sentido para a Packseven. Trabalhamos juntos para estimular o consumo consciente do plástico e o retorno dos resíduos à cadeia produtiva", comenta Kléber Àvila, executivo da Packseven.

A resina PCR foi escolhida para acelerar a economia circular dos plásticos e colaborar com a atuação de cooperativas de reciclagem. O processo de produção a partir do PCR é capaz de aumentar a vida útil e a reciclabilidade do material contribuindo para a preservação do meio-ambiente.

"Metade dos resíduos vêm de cooperativas, tratando-se assim de pós-consumo residencial que deixa de ir para o aterro. A outra parcela é de resíduo pós-consumo industrial, resultado do próprio processo de gestão de resíduos do Grupo KWM", explica Alessandro Gonçalves, Gerente Comercial da Plaskaper, unidade beneficiadora de plástico da KWM. "A origem do material é rastreada, comprovando-se ser um pós-consumo industrial e comercial legítimo", acrescenta o executivo. 

O resultado é um material leve, resistente que protege o produto em todas as etapas do transporte e de qualquer contaminação. Sem odor e com transparência, o filme plástico cumpre todas as exigências de segurança para embalagens secundárias de produtos alimentícios.

Os novos reciclados de alta performance possibilitam grandes marcas atingir metas mais ousadas de sustentabilidade, uma vez que apresentam as mesmas características dos recursos naturais virgens e permitem a fabricação com segurança, escala e velocidade de máquina.

A linha de resinas uPCR também é uma importante solução para o grande volume de resíduos plásticos que é descartado atualmente, ao dar destino nobre a esse material e permitir que empresas de diversos segmentos atinjam metas internacionais de sustentabilidade. "Ao usar menos resina virgem, consequentemente reduz-se a emissão de gases de efeito estufa, gasta-se menos água na produção e amplia-se o lastro da economia circular e da logística reversa", acrescenta Alessandro Gonçalves.

A tendência é que em 2023 haja um avanço muito grande no uso do plástico pós-consumo. "É uma exigência do mundo que o Brasil precisa acompanhar. As grandes empresas têm metas bastante fortes para uma virada em grande escala na sustentabilidade até 2025. A Packseven assume o compromisso de firmar corpo nesse projeto e evoluir bastante esse ciclo de uPCR", finaliza Perina.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Fim do turnover: escutar para engajar

Pesquisa revelou que quase 50% das demissões são voluntárias. Especialista cita a escuta contínua como estratégia para prever saídas e melhorar os índices de permanência nas empresas.

Autonomia hídrica na PepsiCo

Empresa potabilizou aproximadamente 840 milhões de litros de água em 2022, equivalente a 444 piscinas olímpicas

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP