NEOWRK
 

Tempo é dinheiro!

Agilidade e economia são premissas na terceirização do departamento financeiro

Por Beatriz Machnick

Quem é empresário certamente já ouviu a frase "tempo é dinheiro" e, sem dúvidas, as gestões operacional e gerencial do departamento financeiro de um negócio são fundamentais para ajudar uma empresa a equilibrar as operações e, principalmente, crescer em lucratividade.

O financeiro é um combustível insubstituível dentro de toda organização e funciona também como um "funil", tudo reflete nele. Seja para ajustes ou avanços, tudo necessita de recursos. Muitas vezes, o empresário está com prejuízo e não sabe exatamente onde e como identificar os gargalos que podem estar consumindo sua lucratividade. Quando esse departamento é colocado em posição de liderança e se movimenta de forma estratégica, todo o negócio sente uma leveza maior, seja esse gerenciamento feito de forma interna ou terceirizada. O importante, neste aspecto, é contar com especialistas no assunto e trabalhar com quem se dedica apenas a esse departamento, o que, com certeza, traz vantagens significativas.

Nota-se que tirar esse departamento de dentro da empresa poderia até ser paradoxal e apresentar muitas objeções, mas a pandemia, nesse sentido, conseguiu abrir muitos horizontes e possibilidades no que tange ao custo X benefício X entrega.

Embora o financeiro também possa ser considerado o coração do negócio, muitas vezes acaba sendo um departamento esquecido dentro das organizações. Não raro, ele é visto apenas como aquele que "paga e recebe contas." Por isso, é essencial fortalecer esse setor, considerando que, quando o empresário decide por uma terceirização, ganha tendo vantagens e benefícios que muitas vezes não serão supridos por profissionais internos.

Dessa forma, podemos analisar, objetivamente, cinco vantagens para o empreendedor na terceirização do seu financeiro, a saber:

  1. Tempo: o empresário não precisa gastar suas horas disponíveis de trabalho em atividades operacionais ou na gestão financeira. Ele pode ter esse recurso para focar sua energia na estratégia do negócio.
  2. Segurança da informação: o financeiro não será aberto para profissionais de dentro da organização e será gerenciado 100% de forma online, sem impressão de papeis e ponte direta com a contabilidade.
  3. Relação entre custo e benefício: obtenção de um cotidiano organizado nas finanças, principalmente por meio de relatórios gerenciais, formação de preços e orientação estratégica de profissionais altamente especializados.
  4. Equipe: não há preocupação com contratação de funcionários, férias, ausências e vínculo empregatício.
  5. Estrutura: economia em espaço físico, equipamentos, sistema e manutenção.

Vale acrescentar que ter profissionais especializados na área e fora da estrutura da empresa permite uma visão mais técnica das informações sem envolvimento emocional e interesses financeiros. Essas questões trazem para o empresário orientação estratégica apoiada em dados financeiros assertivos do seu negócio.

 

Beatriz Machnick, CEO e fundadora da BM Finance Group e Professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP