Sorteios 11ª Expo
 

Perspectiva do ESG no futuro das empresas

E-book disponível para download gratuito

A Ambipar, multinacional brasileira, líder em gestão ambiental, é patrocinadora e parceira do projeto "Inovação: o motor do ESG", coordenado pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral (FDC). O programa lançou ontem (14/2), e-book que tem como objetivo apresentar práticas de inovação e como o ESG é visto pelos principais líderes das empresas brasileiras. O projeto nasce com a ideia de a sustentabilidade ser o novo motor da inovação, que leva as empresas ao crescimento e a transformação.

"A reflexão proposta neste E-book é promover o debate amplo de entendimento e práticas de ESG em organizações de diferentes setores e suas consequências para as empresas, para a economia e para a sociedade, além de identificar os mecanismos praticados no mercado para o desenvolvimento de uma cultura de inovação de impacto e de transformação", afirma o coordenador do projeto e professor da FDC, Carlos Arruda.

Para a construção deste e-book, a FDC contou com a participação de profissionais do Grupo Ambipar, trazendo conteúdos sobre: Indicadores; Modelos de Negócios Baseados na Economia Circular e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais; Como Engajar as Partes Interessadas na Agenda ESG; As Novas Relações entre Empregados e Empregadores; Aspectos Relevantes do ESG na Nova Economia; A Importância da Implementação Sistêmica da Gestão de Riscos, Frente aos Aspectos do ESG.

A sigla ESG corresponde a "environmental, social and governance" (ambiental, social e governança, em português) e é usada dentro das empresas que adotam práticas relacionadas à metodologia. Criado para ser um meio das organizações alcançarem seus objetivos e inovar em métodos mais sustentáveis, o projeto da FDC busca promover debates de professores, executivos, especialistas, consultores da área sustentabilidade, finanças e governança, que visam avançar no entendimento e na prática de governança e seus impactos nas empresas, na economia, na sociedade e no meio ambiente.

Segundo dados da pesquisa realizada pela Bloomberg no ano passado, o ESG deve atrair US$ 53 tri em investimentos em 2025, algo que demonstra o crescimento do trio de preocupações que as empresas estão aderindo em suas infraestruturas. Para as organizações que já adotaram a metodologia, a percepção de retorno positivo já se torna visível devido ao poder de precificação elevado, decorrente da valorização de produtos mais sustentáveis, como produtos orgânicos, além redução de custos e participação de mercado.

"O e-book é uma excelente ferramenta que mostrará aos leitores as consequências do ESG nas instituições, desde a sua concepção até o impacto ambiental que ele proporciona. Pode também promover, dentro deste conceito, o entendimento das organizações de incorporarem em todos os seus objetivos e metas, os indicadores de ESG em suas publicações, sejam elas destinadas aos seus acionistas, por meio de relatórios financeiros, como também, para as demais partes interessadas, a exemplo do Relatório de Sustentabilidade", afirma Daniela Pedroza, CEO da Ambipar VG.

A executiva ainda reforça que "as empresas deveriam aderir a ideia de produção atrelada à preservação do meio ambiente, pois além de contribuir com a qualidade de vida de tudo e todos, as ações de sustentabilidade agregam valor à sua estratégia de negócio, promovendo uma maior comercialização, importância e notoriedade no mercado".

Acesse aqui para fazer o download do E-book.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP