Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Perspectiva do ESG no futuro das empresas

E-book disponível para download gratuito

A Ambipar, multinacional brasileira, líder em gestão ambiental, é patrocinadora e parceira do projeto "Inovação: o motor do ESG", coordenado pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral (FDC). O programa lançou ontem (14/2), e-book que tem como objetivo apresentar práticas de inovação e como o ESG é visto pelos principais líderes das empresas brasileiras. O projeto nasce com a ideia de a sustentabilidade ser o novo motor da inovação, que leva as empresas ao crescimento e a transformação.

"A reflexão proposta neste E-book é promover o debate amplo de entendimento e práticas de ESG em organizações de diferentes setores e suas consequências para as empresas, para a economia e para a sociedade, além de identificar os mecanismos praticados no mercado para o desenvolvimento de uma cultura de inovação de impacto e de transformação", afirma o coordenador do projeto e professor da FDC, Carlos Arruda.

Para a construção deste e-book, a FDC contou com a participação de profissionais do Grupo Ambipar, trazendo conteúdos sobre: Indicadores; Modelos de Negócios Baseados na Economia Circular e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais; Como Engajar as Partes Interessadas na Agenda ESG; As Novas Relações entre Empregados e Empregadores; Aspectos Relevantes do ESG na Nova Economia; A Importância da Implementação Sistêmica da Gestão de Riscos, Frente aos Aspectos do ESG.

A sigla ESG corresponde a "environmental, social and governance" (ambiental, social e governança, em português) e é usada dentro das empresas que adotam práticas relacionadas à metodologia. Criado para ser um meio das organizações alcançarem seus objetivos e inovar em métodos mais sustentáveis, o projeto da FDC busca promover debates de professores, executivos, especialistas, consultores da área sustentabilidade, finanças e governança, que visam avançar no entendimento e na prática de governança e seus impactos nas empresas, na economia, na sociedade e no meio ambiente.

Segundo dados da pesquisa realizada pela Bloomberg no ano passado, o ESG deve atrair US$ 53 tri em investimentos em 2025, algo que demonstra o crescimento do trio de preocupações que as empresas estão aderindo em suas infraestruturas. Para as organizações que já adotaram a metodologia, a percepção de retorno positivo já se torna visível devido ao poder de precificação elevado, decorrente da valorização de produtos mais sustentáveis, como produtos orgânicos, além redução de custos e participação de mercado.

"O e-book é uma excelente ferramenta que mostrará aos leitores as consequências do ESG nas instituições, desde a sua concepção até o impacto ambiental que ele proporciona. Pode também promover, dentro deste conceito, o entendimento das organizações de incorporarem em todos os seus objetivos e metas, os indicadores de ESG em suas publicações, sejam elas destinadas aos seus acionistas, por meio de relatórios financeiros, como também, para as demais partes interessadas, a exemplo do Relatório de Sustentabilidade", afirma Daniela Pedroza, CEO da Ambipar VG.

A executiva ainda reforça que "as empresas deveriam aderir a ideia de produção atrelada à preservação do meio ambiente, pois além de contribuir com a qualidade de vida de tudo e todos, as ações de sustentabilidade agregam valor à sua estratégia de negócio, promovendo uma maior comercialização, importância e notoriedade no mercado".

Acesse aqui para fazer o download do E-book.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking