PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Distantes do andar técnico, equipe de Facilities da B3 fala sobre pertencimento

Gestores da bolsa de valores discutem estrutura interna e complexa operação de sete empreendimentos

Por Natalia Gonçalves

Desde a limpeza dos escritórios ao funcionamento de todas as máquinas da B3, existe o trabalho da equipe de Facilities Management (FM) em cada detalhe. Um trabalho que impacta, diariamente, 3 mil colaboradores e 487 parceiros.

Entre 2023 e 2024, os sete empreendimentos da B3 consumiram 34.024MWh - o equivalente ao consumo elétrico de uma cidade de 30 mil habitantes. No mesmo período, a equipe de patrimônio, projetos e obras gerenciou mais de 65 mil ativos. Para Daniela Affonso, coordenadora de facilities da B3, a dimensão desse trabalho ainda não é compreendida. Se todos os 215 equipamentos, as 800 câmeras, os 16 elevadores e 3,6 mil lockers estão funcionando, é porque a equipe de FM está atuando.

Para cuidar de mais de 42 mil m², a equipe, liderada por Severino Ramos, Gerente de Segurança e Administração Predial da empresa, conta com oito coordenadores. Há 10 anos na bolsa de valores brasileira, Severino conta como foi o processo da área de Facilities Management em estar mais próximo de uma posição estratégica.

O primeiro passo, segundo ele, foi levar os gerentes e coordenadores da área para a mesma sala de outros departamentos. Há alguns anos, eles ocupavam o subsolo, pois acreditava-se que FM deveria ocupar um andar técnico, no ambiente das máquinas. “Hoje está todo mundo junto. Posso sentar ali e tomar um café com o cara do jurídico ou da auditoria, e todo mundo bate um papo”, completa.

Nas primeiras discussões sobre essa mudança, ele ouviu de colegas que “FM sempre ocupou o andar das máquinas e que em toda empresa é assim”, mas não se conformou. Para Severino, a B3 poderia ser o ponto de partida para a mudança. O Facilities Manager, como Severino explica, passou de ser visto como um serviçal para ser visto como um parceiro responsável pelo suporte da operação.

Dress code livre e um ambiente descontraído

No Centro Histórico de São Paulo, o escritório da B3 localizado na Rua 15 de Novembro é história viva. O mármore italiano das escadas e as obras de arte do século XIX contrastam com a tecnologia dos espaços de trabalho. Desde 2017, quando houve a fusão da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA) com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP), a cultura mais séria do corporativo deu espaço para o dress code livre e um ambiente descontraído.

Em busca de tornar os ambientes de trabalho mais atrativos, e seguindo uma tendência de Workplace Management, a B3 serve cafés da manhã todos os dias. No ano passado, houve a distribuição de mais de 685 mil pães e frutas.  No restaurante da B3, que fica na Praça Antônio Prado, são servidas 150 refeições por dia. Ao invés de contratar serviços de alimentação já conhecidos no mercado, Daniela Affonso conta que optaram pelo serviço de uma cozinha mais aconchegante e diversa.

Entre os benefícios da B3, o colaborador encontra uma área de descompressão com jogos de fliperama e tênis de mesa, além de uma área de relaxamento com quick massage. No dia a dia, de uma reunião para a outra, também é possível agendar um horário no salão de beleza localizado em um dos escritórios.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP