19º Congresso InfraFM
 

O segredo de engajar colaboradores está em empresas autênticas

Personalidade, filosofia e posicionamento na prática colaboram no engajamento de colaboradores, e isso se reflete nos espaços físicos de trabalho

Um estudo realizado em novembro de 2021 pela Edelman Trust Barometer, agência global de comunicação, ouviu mais de 36 mil pessoas de 28 países, entre eles o Brasil, onde a pesquisa indicou que apenas empresas e Organizações Não Governamentais (ONGs) foram apontadas pela maioria dos entrevistados (64%) como únicas instituições vistas como confiáveis, competentes e éticas, um reflexo claro da influência dessas instituições perante a sociedade.

Em meio a necessidade crescente de serem sustentáveis e comprometidas com questões ambientais e sociais, um número cada vez maior de empresas se atenta à importância de manifestar seus posicionamentos e propósitos perante a sociedade e seus colaboradores. Nesse panorama, o esforço está em atravessar a fronteira do discurso e realizar ações práticas. O investimento nos ambientes de trabalho não passa desapercebido: eles também devem comunicar as ideologias das companhias.

"Hoje em dia, não combina falar de cultura organizacional, diversidade, sustentabilidade e tantas outras questões atuais do mundo em que vivemos sem considerar os espaços de trabalho neste contexto. O desafio é promover ambientes plurais, tanto em estrutura física como em expressão cultural", destaca Erica Prata, VP de operações da AKMX Arquitetura e Engenharia.

Edna Rodrigues Bedani, professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), especialista em carreiras, gestão de pessoas e liderança, reforça as condições de trabalho como uma grande prioridade: "As empresas precisam se posicionar como responsáveis sociais e terem clareza de seus propósitos e valores. Esses fatores podem ser traduzidos diretamente nas práticas de gestão, na comunicação estratégica de negócios e no diálogo com seus colaboradores, priorizando o bem-estar empresarial e o da comunidade na qual está inserida", completa a professora.

A Populos, empresa de soluções tecnológicas para workplace, traz a relação entre marca e colaboradores para o primeiro plano. Em seu novo escritório localizado em Alphaville, região da grande São Paulo, a cultura organizacional ganhou destaque na hora de repensar seus espaços de trabalho.

"O perfil de público e a rotina das equipes serviram de inspiração. A diversidade está impressa na variedade dos diferentes espaços para se trabalhar. Isso faz com que o usuário possa escolher onde exercer as atividades da vez, levando em consideração suas necessidades básicas: mais foco, trabalho em equipe, reuniões, treinamentos e até mesmo um 'pit stop' para a leitura de e-mails", destaca Erica Prata.

O design dos espaços fica por conta da personalidade e cultura da corporação: uma árvore estilizada no hall de entrada é emoldurada por uma área de convivência, retrato do que a empresa oferece a seus clientes: conexão e crescimento, rumo à era do trabalho 3.0.

"A pandemia potencializou todas essas transformações. Temos um escritório que dialoga com o perfil e a rotina de nosso público interno e externo. Essa releitura proporcionou o 'match' perfeito e trouxe um novo significado ao movimento de retorno dos colaboradores ao escritório", explica Clea Lima, diretora administrativa da Populos.

O espaço de 1000 m2 conta com áreas de alimentação e treinamentos, live room (estúdio multimídia semiprofissional), huddles e um lounge de convivência com jogos de tabuleiro, mesa de sinuca e videogames de última geração. O ambiente ganhou ainda mais expressão através de "street art" como elemento decorativo.

"Cada m2 deste lugar faz muito sentido de existir. Hoje, alguns colaboradores se mudaram para a região para ter mais facilidade de acesso ao escritório, onde são frequentadores assíduos", completa Clea.

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP