Condor
 

Inovação garante eficiência em equipamentos climatizados

Solução de controle de umidade e sistema integrado de resfriamento trazem tranquilidade aos médicos nos diagnósticos por imagem.

Ao lado do equipamento estão (esquerda para direita) Georges Szegö, gerente da divisão de negócios Klimatix, e János Szegö, CEO da Mecalor.

Médicos e especialistas em diagnóstico por imagem, reclamam da a umidade em salas de exames pode danificar o equipamento de tomografia e causar o prejuízo de milhares de dólares.

A Mecalor desenvolveu o CPM, uma solução de controle de umidade, que garante a climatização adequada do ambiente e a eficiência e durabilidade dos aparelhos de exame. É de fácil instalação e composto por uma evaporadora e uma condensadora, além um painel de controle com todos os parâmetros de contenção umidade e temperatura. Desenvolvido para aplicações em tomografia, mamografia, Raio X e outros tipos de exames por imagem.

Outra solução é o sistema térmico integrado. Com tecnologia avançada, ele garante precisão e eficiência dos equipamentos de ressonância magnética. Isso confere a médicos radiologistas a certeza de um atendimento seguro e de alta qualidade aos pacientes. A vantagem dessa solução é a instalação de um único chiller industrial de alta confiabilidade e precisão para atender tanto a climatização das salas, quanto a refrigeração do compressor de hélio do equipamento de ressonância. "Se o cliente seguir nossa recomendação, podemos instalar um segundo chiller em paralelo para garantir total redundância e segurança", explica o diretor comercial da Mecalor, Marcelo Zimmaro.

O inversor de frequência, Chiller Inverter, que pode gerar uma economia de cerca de 25% no consumo de energia dos sistemas de refrigeração dos equipamentos de ressonância instalados em hospitais e clínicas.

"Nós fizemos uma medição no gasto do consumo de energia no sistema integrado com Inverter, instalado no Fleury, unidade Canário, e chegamos à conclusão de que há uma economia de até 25%", afirmou Carla Rezende, gerente de vendas da Mecalor, no segmento hospitalar.

Enquanto o compressor convencional liga e desliga durante o funcionamento, consumindo muita energia, o Inverter modula sua capacidade de refrigeração e minimiza o desperdício. O inversor de frequência regula a velocidade de rotação dos motores elétricos do equipamento, controlando a potência dos compressores. O Chiller Inverter chega mais rápido na temperatura desejada e logo diminui a rotação do compressor. Essa capacidade imprime ao dispositivo alta eficiência energética.

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP