PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Por Mateus Murozaki

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Foto: Divulgação

De acordo com o estudo "Avanços e Desafios: A Maturidade ESG nas Empresas Brasileiras 2024", realizado pela Nexus em parceria com a Beon ESG, 51% das companhias brasileiras já possuem uma estratégia formal de sustentabilidade. O dado, por si só, revela um movimento claro: ESG não é mais um jargão de relatórios corporativos. É parte central do planejamento e da reputação de marcas que buscam se manter relevantes no mercado.

Nesse contexto, surge o Glossário DEEP, uma iniciativa da DEEP ESG que visa traduzir e democratizar os conceitos que moldam o universo da sustentabilidade empresarial. O material compila mais de 130 termos distribuídos entre quatro grandes áreas: ESG, Sustentabilidade, Finanças Verdes e Impacto.

O diferencial está na abordagem: o glossário não se limita à definição seca dos termos. Ele apresenta esquemas visuais, infográficos e explicativos que contextualizam conceitos como "materialidade", "financiamento climático", "impacto social" e tantos outros que ainda geram dúvidas até mesmo entre profissionais experientes.

"Por enquanto, ter princípios ESG estruturados é um diferencial competitivo. Mas, em breve, será pré-requisito para existir no mercado", afirma Arthur Covatti, CEO da ampresa. "Criamos o glossário porque muita gente quer entender ESG, mas se perde no excesso de siglas e interpretações difusas. É um guia para quem está começando e também para quem já atua na área."

A importância do conhecimento sobre o tema também se reflete na forma como as empresas são vistas. Segundo a pesquisa "Reputação das Marcas", também da Nexus, 26% dos brasileiros já deixaram de admirar uma companhia por não enxergar boas práticas ambientais, sociais ou de governança. Ou seja: falar ESG com propriedade é também falar diretamente com a percepção do consumidor. Caso tenha interesse no glossário, basta clicar aqui.

E para quem quer entender como esse universo está moldando o futuro do Facility Management e da infraestrutura corporativa, a 12ª Expo InfraFM trará uma série de palestras e discussões voltadas à sustentabilidade, ESG e seus impactos práticos no dia a dia da gestão predial e de serviços. Clique aqui e faça já seu credenciamento!



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP