Congresso 2025
 

ODS e operações sustentáveis: como reduzir a pegada de carbono?

Com meta de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, E-business Park amplia recarga de carros elétricos em empreendimento.

Por Natalia Gonçalves

ODS e operações sustentáveis: como reduzir a pegada de carbono?

Foto: Divulgação


No Brasil, existe um carregador para cada 19 veículos elétricos, de acordo com dados da Bright Consulting.  Ao mesmo tempo, apenas no primeiro semestre deste ano foram vendidos mais de 79 mil veículos leves elétricos, segundo a ABVE (Associação Brasileira de Veículo Elétrico). O volume, neste sentido, representa um aumento expressivo de 146% em comparação com os seis primeiros meses do ano passado.

Ao observar a carência de pontos elétricos para esses veículos, o E-business Park, complexo empresarial de São Paulo, ampliou a quantidade de carregadores do empreendimento. Os novos equipamentos somam-se aos quatro já existentes, totalizando 16 pontos para recarga localizados em 10 estações. “Enquanto o colaborador passa o dia no trabalho, pode aproveitar para fazer a recarga. Além da comodidade, tem a vantagem que o complexo é aberto 24 horas por dia, sete dias por semana, para quem trabalha em alguma empresa instalada no empreendimento”, destaca Sidney Angulo, diretor do E-business Park.

Para Renata Hirata, gerente do complexo, disponibilizar a recarga de carros elétricos no local de trabalho vai além de oferecer comodidade e praticidade aos clientes e colaboradores. O E-business Park, como ela explica, tem um compromisso de adotar práticas sustentáveis e contribuir para reduzir a pegada de carbono: “Uma vez que vivemos um momento em que as pessoas estão mais preocupadas com o meio ambiente, é natural que incentivemos esse processo de transição energética”.

ODS e operações sustentáveis: como reduzir a pegada de carbono?

O complexo investe em outras práticas ambientais com a meta de alcançar os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU antes de 2030. Essas ações, conforme Renata, não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também contribuem para que as empresas locatárias alcancem os próprios indicadores de sustentabilidade. O E-business Park, por exemplo, tem 30 mil m² de área permeável com cerca de três mil árvores exóticas e nativas catalogadas.


Saiba outras práticas do E-business Park:

- Água coletada da chuva é utilizada nos processos de irrigação, limpeza das ruas e nos vasos sanitários;

- Soluções arquitetônicas para redução do consumo de energia e iluminação 100% LED;

- 630 m² de telhados cobertos por placas de energia solar, com o objetivo de chegar a 30.000 m² até 2030;

- Coleta seletiva e reciclagem, destinação correta de pilhas, baterias e eletrônicos, e reciclagem de bitucas de cigarro;

- Compostagem de podas de árvores e um biodigestor para tratamento de resíduos orgânicos.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP