TELELOK
 

ODS e operações sustentáveis: como reduzir a pegada de carbono?

Com meta de alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, E-business Park amplia recarga de carros elétricos em empreendimento.

Por Natalia Gonçalves

ODS e operações sustentáveis: como reduzir a pegada de carbono?

Foto: Divulgação


No Brasil, existe um carregador para cada 19 veículos elétricos, de acordo com dados da Bright Consulting.  Ao mesmo tempo, apenas no primeiro semestre deste ano foram vendidos mais de 79 mil veículos leves elétricos, segundo a ABVE (Associação Brasileira de Veículo Elétrico). O volume, neste sentido, representa um aumento expressivo de 146% em comparação com os seis primeiros meses do ano passado.

Ao observar a carência de pontos elétricos para esses veículos, o E-business Park, complexo empresarial de São Paulo, ampliou a quantidade de carregadores do empreendimento. Os novos equipamentos somam-se aos quatro já existentes, totalizando 16 pontos para recarga localizados em 10 estações. “Enquanto o colaborador passa o dia no trabalho, pode aproveitar para fazer a recarga. Além da comodidade, tem a vantagem que o complexo é aberto 24 horas por dia, sete dias por semana, para quem trabalha em alguma empresa instalada no empreendimento”, destaca Sidney Angulo, diretor do E-business Park.

Para Renata Hirata, gerente do complexo, disponibilizar a recarga de carros elétricos no local de trabalho vai além de oferecer comodidade e praticidade aos clientes e colaboradores. O E-business Park, como ela explica, tem um compromisso de adotar práticas sustentáveis e contribuir para reduzir a pegada de carbono: “Uma vez que vivemos um momento em que as pessoas estão mais preocupadas com o meio ambiente, é natural que incentivemos esse processo de transição energética”.

ODS e operações sustentáveis: como reduzir a pegada de carbono?

O complexo investe em outras práticas ambientais com a meta de alcançar os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU antes de 2030. Essas ações, conforme Renata, não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também contribuem para que as empresas locatárias alcancem os próprios indicadores de sustentabilidade. O E-business Park, por exemplo, tem 30 mil m² de área permeável com cerca de três mil árvores exóticas e nativas catalogadas.


Saiba outras práticas do E-business Park:

- Água coletada da chuva é utilizada nos processos de irrigação, limpeza das ruas e nos vasos sanitários;

- Soluções arquitetônicas para redução do consumo de energia e iluminação 100% LED;

- 630 m² de telhados cobertos por placas de energia solar, com o objetivo de chegar a 30.000 m² até 2030;

- Coleta seletiva e reciclagem, destinação correta de pilhas, baterias e eletrônicos, e reciclagem de bitucas de cigarro;

- Compostagem de podas de árvores e um biodigestor para tratamento de resíduos orgânicos.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP