19º Congresso InfraFM
 

Antes de cuidar da "casa dos clientes", é preciso olhar para as equipes da linha de frente em Facilities

O trabalho realizado hoje, não atende a demanda do amanhã, por isso promover a capacitação e a motivação dos colaboradores é fundamental. Confira insights sobre liderança, neste artigo exclusivo.

Por Paulo Roberto Caldeira ([email protected])

Antes de cuidar da "casa dos clientes", é preciso olhar para as equipes da linha de frente em Facilities

Foto: Canva.com/ Delmaine Donson


​Em gerenciamento de Facilities, é comum todos os dias termos que fazer tudo de novo. Isso requer das equipes da linha de frente do atendimento uma renovação diária do compromisso de fazer um bom trabalho. Longe da desagradável sensação de repetibilidade e mesmice em serviços de Facilities, buscamos encontrar maneiras de iniciar expedientes diários com equipes animadas o suficiente para uma performance elevada.

Sabemos que uma lista de atividades diárias serve de referência para que as pessoas façam o trabalho, mas não insere compromisso de quem faz.  Aí está o papel da motivação e da capacitação como elementos transformadores.
 
Segundo Robert Carkhuff, cientista social, o enorme potencial de realização das pessoas surge com a combinação de motivação e de capacitação. Esses dois elementos se misturam para compor a grande força humana de realizar e de criar valor nas diversas circunstâncias em que nos encontremos.

Fazer um trabalho de sucesso a partir da capacitação, ajuda a potencializar a motivação, pois o sucesso de execução de uma atividade pode estimular a execução de outras. Ao mesmo tempo, pessoas motivadas potencializam a capacitação, pois tendem a buscar aprender algo novo e aperfeiçoar o que sabem.

Aplicando esta reflexão, podemos ter alguma clareza sobre como líderes e supervisores podem potencializar a "energia" de equipes das linhas de frente com renovação da vontade de contribuir e de "servir".


Antes de cuidar da "casa dos clientes", é preciso olhar para as equipes da linha de frente em Facilities

Valorizar as pessoas significa ajudar na motivação e na capacitação delas. São os principais fatores amplamente conhecidos para a motivação:

- Reconhecimento
Função da liderança: Demonstrar que cada pessoa está sendo vista e que seu trabalho está sendo valorizado. Costumamos ficar impactados quando nosso líder ou alguém de importância hierárquica na empresa nos cumprimenta com atenção e reconhece algo que fizemos;

- Desafios do trabalho
Função da liderança: Instruir para realização de atividade com alguma complexidade evolutiva (treinar), o que amplia a capacidade de fazer e de crescer;

- Desenvolvimento com perspectivas de futuro
Função da liderança: Inserir constantemente nos diálogos as informações sobre a evolução da empresa e as oportunidades de crescimento e desenvolvimento das pessoas que investem na evolução do seu trabalho. Pessoas ocupadas na prestação dos serviços operacionais precisam ouvir sempre algo assim, de modo que possam ter a chance de perceber as oportunidades para buscar o crescimento;

- O trabalho em si com responsabilidade
Função da liderança: Demonstrar que todos os cargos são importantes e possuem real conexão com os fatores relevantes do negócio e do ambiente. A partir do rápido estudo das atividades distribuídas em nossas equipes, poderemos facilmente indicar motivos para que as pessoas valorizem o próprio trabalho e se mantenham responsáveis por ele.

Contribuição dos líderes visitantes
Gerentes, coordenadores, supervisores de Facilities que cuidam de vários sites da prestação de serviços, quando os visitarem, além da atenção aos clientes, podem agregar valor com interação de alguns minutos com a própria equipe da linha de frente.

Demonstrar que está enxergando as pessoas do seu time é impactante. Algo muito simples cria grande valor: ver e cumprimentar o maior número possível de pessoas de sua equipe, considerando a impossibilidade de falar com todos.

Havendo disponibilidade e oportunidade, aproveitar alguns minutos para fazer pequena exposição sobre temas do trabalho da equipe, alguma orientação ou micro treinamentos. Reuniões de instruções e treinamentos são importantes formas de manter e atualizar o vínculo das pessoas com as empresas nas quais trabalham. Alguns assuntos podem ser apresentados sinteticamente para o supervisor local e a equipe ou para alguns da equipe. Conversar com as pessoas sobre "o desafio do aprendizado diário", "capacitação e desenvolvimento contínuo "a importância de servir", "qualidade que faz a diferença", "atendimento dedicado ao cliente", "o valor do ambiente", dentre vários outros, incluindo itens da segurança do trabalho, saúde profissional, relacionamento produtivo, etc., enriquece as interações.

Cuidar da "casa" dos clientes fica melhor quando nossas equipes da linha de frente têm motivação e capacidade suficientes para renovação diária da vontade de fazer o melhor.


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