Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Mudanças climáticas e prédios verdes

[Real Estate] Acompanhe artigo de Alexandra Holsgrove da TLT

Em 22 de abril, o #WorldEarthDay mais uma vez fez as rondas nas mídias sociais, com muitas empresas interessadas em mostrar seus esforços para combater a crise climática. E um dos destaques é o artigo de Alexandra Holsgrove, Senior Knowledge Lawyer da TLT no Reino Unido. Acompanhe:

O número cada vez maior de empresas que se comprometem a combater as mudanças climáticas, juntamente com um foco maior na sustentabilidade e na tomada de decisões ESG e a mudança para o trabalho híbrido, está impulsionando a tendência para edifícios verdes - e apresentando uma grande oportunidade para aqueles no setor imobiliário corporativo.

Com a demanda em alta, as credenciais de sustentabilidade de um edifício afetarão o interesse do investidor, a avaliação e a receita de aluguel, e as propriedades devem evoluir para atender às expectativas em mudança dos ocupantes, proprietários e investidores e apoiar a transição para uma economia de baixo carbono.

Para proprietários e investidores, essa mudança pode ter um lado positivo. A retenção de edifícios existentes é uma consideração importante no planejamento, pois o carbono de toda a vida é avaliado.

Há também uma série de incentivos financeiros para o retrofit que, geralmente, é mais econômico reformar um edifício do que demoli-lo e reconstruí-lo.

Outros ganhos rápidos incluem visibilidade em tempo real do consumo de energia, telhados verdes, eficiência hídrica, sistemas de construção atualizados, novas tecnologias e reparo ou substituição de áreas em más condições.

Esses benefícios podem tornar um imóvel mais atrativo para um ocupante, ajudando ainda mais a justificar o investimento.

A próxima mudança nas classificações EPC (certificação) também apoiará a mudança para edifícios verdes; embora os desenvolvedores devam estar cientes de que apenas atender a esses requisitos pode não ser suficiente. Com os ocupantes esperando mais, é preciso haver um equilíbrio entre o investimento em ir além da classificação EPC mínima e o benefício de atrair um grupo maior de inquilinos, melhores condições e aluguéis mais altos.

Esta análise de custo-benefício requer a colaboração entre o proprietário e o ocupante, a fim de criar espaços adequados à finalidade e à prova de futuro.

Existem muitos fatores que impulsionam a mudança para incorporar a sustentabilidade no setor imobiliário, mas somente através da colaboração entre legisladores, desenvolvedores, proprietários e inquilinos podemos apoiar a mudança para edifícios verdes.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
A questão do consumo precisa ser revista

Após recorde histórico indicar maior consumo de energia desde 2004 e o constante problema de escassez de água, implementar soluções de economia volta a ser prioridade na gestão dos empreendimentos

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP