NEOWRK
 

A questão do consumo precisa ser revista

Após recorde histórico indicar maior consumo de energia desde 2004 e o constante problema de escassez de água, implementar soluções de economia volta a ser prioridade na gestão dos empreendimentos

A sustentabilidade é um tema que sempre está em alta na rotina de Facility Management, pois além de assegurar a preservação do meio ambiente, contribui para a redução de gastos e do consumo na administração predial. Dentre as diversas medidas que podem ser tomadas para uma gestão sustentável, duas que continuamente precisam ser revistas é a economia de água e energia.

 A água, como se sabe, é um bem essencial para a vida humana, utilizada por todos para consumo próprio, para a manutenção áreas comuns, jardinagem, higiene e limpeza dos espaços, entre outros. Em virtude disso, a água hoje é considerada um commodity, e o risco de escassez deve ser de toda forma evitado.

Uma medida eficaz de economia, capaz de reduzir gastos que antes eram inevitáveis, é através da coleta da água de reuso. Nesse processo, a água passa por um sistema de captação de água das chuvas, de mangueiras de ar condicionado, ou até mesmo das torres de resfriamento para ar condicionado, e é armazenada em cisternas próprias, onde recebe tratamento e uma coloração especial para identificar que se trata de água de reuso, até o momento que ela possa ser utilizada na jardinagem e nas descargas dos banheiros, por exemplo.

Embora seja um recurso pouco explorado em nosso país, o tratamento de efluentes para reuso, pode economizar até 40% de água, além de aumentar a segurança hídrica de empresas e indústrias.

Recorde histórico de consumo de energia

Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), em março deste ano, o consumo de energia bateu recorde histórico de 44.101 GWh, o maior valor de toda a série histórica, desde 2004. Na comparação interanual, o consumo nacional avançou 1,6% no mês, sendo que no acumulado de 12 meses, o consumo nacional de energia elétrica foi de 501.267 GWh, com crescimento de 4,5% comparado com o período anterior.

Devido à atual situação de consumo excessivo de energia, é responsabilidade do Facility Manager estar sempre atento aos números de consumo e criar soluções para o uso sustentável. As soluções podem ser simples, como trocar lâmpadas por modelos mais econômicos, criar ambientes que possam utilizar ao máximo a luz natural do dia, pintar tetos e paredes com cores claras de modo que possa ampliar a iluminação nos ambientes, etc. Mas também existem as soluções estruturais, como a instalação de painéis solares, com capacidade de reduzir em até 98% a conta de energia, investir em aparelhos que produzem energia própria, como elevadores, refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado, entre outros, e utilizar sensores de presença e calor, que economizam até 50% do consumo de energia.

A melhor forma de garantir a implementação de um sistema eficaz na gestão dos recursos, é estar atento às novas tecnologias e buscar qual a melhor solução para cada realidade. Oferecendo o que há de mais novo em conteúdo, soluções e serviços, a Infra FM preparou para 2022, eventos com o tema Building The Future. Clique aqui, confira os próximos eventos, e faça parte do maior hub de conhecimento e relacionamento em Facility, Property & Workplace Management da América Latina.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


TEMON

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP