Condor
 

A questão do consumo precisa ser revista

Após recorde histórico indicar maior consumo de energia desde 2004 e o constante problema de escassez de água, implementar soluções de economia volta a ser prioridade na gestão dos empreendimentos

A sustentabilidade é um tema que sempre está em alta na rotina de Facility Management, pois além de assegurar a preservação do meio ambiente, contribui para a redução de gastos e do consumo na administração predial. Dentre as diversas medidas que podem ser tomadas para uma gestão sustentável, duas que continuamente precisam ser revistas é a economia de água e energia.

 A água, como se sabe, é um bem essencial para a vida humana, utilizada por todos para consumo próprio, para a manutenção áreas comuns, jardinagem, higiene e limpeza dos espaços, entre outros. Em virtude disso, a água hoje é considerada um commodity, e o risco de escassez deve ser de toda forma evitado.

Uma medida eficaz de economia, capaz de reduzir gastos que antes eram inevitáveis, é através da coleta da água de reuso. Nesse processo, a água passa por um sistema de captação de água das chuvas, de mangueiras de ar condicionado, ou até mesmo das torres de resfriamento para ar condicionado, e é armazenada em cisternas próprias, onde recebe tratamento e uma coloração especial para identificar que se trata de água de reuso, até o momento que ela possa ser utilizada na jardinagem e nas descargas dos banheiros, por exemplo.

Embora seja um recurso pouco explorado em nosso país, o tratamento de efluentes para reuso, pode economizar até 40% de água, além de aumentar a segurança hídrica de empresas e indústrias.

Recorde histórico de consumo de energia

Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), em março deste ano, o consumo de energia bateu recorde histórico de 44.101 GWh, o maior valor de toda a série histórica, desde 2004. Na comparação interanual, o consumo nacional avançou 1,6% no mês, sendo que no acumulado de 12 meses, o consumo nacional de energia elétrica foi de 501.267 GWh, com crescimento de 4,5% comparado com o período anterior.

Devido à atual situação de consumo excessivo de energia, é responsabilidade do Facility Manager estar sempre atento aos números de consumo e criar soluções para o uso sustentável. As soluções podem ser simples, como trocar lâmpadas por modelos mais econômicos, criar ambientes que possam utilizar ao máximo a luz natural do dia, pintar tetos e paredes com cores claras de modo que possa ampliar a iluminação nos ambientes, etc. Mas também existem as soluções estruturais, como a instalação de painéis solares, com capacidade de reduzir em até 98% a conta de energia, investir em aparelhos que produzem energia própria, como elevadores, refrigeradores, aparelhos de ar-condicionado, entre outros, e utilizar sensores de presença e calor, que economizam até 50% do consumo de energia.

A melhor forma de garantir a implementação de um sistema eficaz na gestão dos recursos, é estar atento às novas tecnologias e buscar qual a melhor solução para cada realidade. Oferecendo o que há de mais novo em conteúdo, soluções e serviços, a Infra FM preparou para 2022, eventos com o tema Building The Future. Clique aqui, confira os próximos eventos, e faça parte do maior hub de conhecimento e relacionamento em Facility, Property & Workplace Management da América Latina.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP