Sorteios 11ª Expo
 

Homenagem às mulheres que atuam em Facility Management

Superação, fascinação e cuidado com o outro, em todos os turnos da vida!

Tradicionalmente sabemos que mais mulheres exercem múltiplas atividades - de casa até o trabalho, passando pelos cursos de formação ou complementares. Normalmente são três turnos de trabalho, com dias exaustivos, principalmente porque a maioria é responsável por sustentar suas famílias.

​Esse ano resolvemos também homenagear as mulheres da InfraFM, que apesar de não serem facilities manager, atuam indiretamente no segmento e são mulheres espetaculares! Nós também enfrentamos desafios diariamente e continuamos dando conta do nosso papel, seja ele no ambiente familiar, no profissional ou no educacional.

Há 23 anos, quando resolveu empreender, a diretora de conteúdo da Infra FM, Léa Lobo relembra que sempre preferiu trabalhar com mulheres porque acredita que uma empresa de comunicação e eventos precisa ter uma operação que entregue mais resultados e de maneira mais eficiente, afinal mulheres são um ser coletivo!

Por aqui, nenhuma de nós desiste de nossos sonhos e trabalhamos muito para conquistá-los e cuidar daqueles que fazem parte dos nossos "três turnos diários" e sempre com um sorriso no rosto!

Mayb Berniz, Facility Manager na Sonda, diz que o mais a fascinante no FM é a interdisciplinaridade dos processos de gestão e a necessidade de adaptação e atualização constantes, já que nossa função organizacional é integrar pessoas, propriedade e processo. (ISO 41011). "Relatos afirmam que a mulher possui uma maior capacidade de se adequar às eventualidades naturais.  Seja qual for a verdade, conciliar estes três pilares exige um tremendo jogo de cintura. Além disso, contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas e a eficiência dos empreendimentos, certamente é uma tarefa onde a sensibilidade e percepção feminina, são elementos essenciais!", declara ela.

"Depois de me reconhecer com a eletrotécnica, segui com a graduação em engenharia elétrica. Meu primeiro estágio foi na área de FM, onde houve o amor à primeira vista. Após minha contratação, foram 7 anos adquirindo experiências nos cargos de técnica predial, analista e coordenadora de manutenção em uma multinacional. Por gostar de desafios, em seguida aventurei-me na área de manutenção volante em uma empresa robusta, com o cargo de gerente regional. Neste período de 3 anos mais experiências foram somadas à carreira, convivência e gestão de equipes e processos", nos conta Lituane Francis, Engenheira Eletricista Infrastructure Supervisor na TechnipFMC.

"Hoje, na área de petróleo e gás, volto a área técnica como supervisora de infraestrutura, campo que tenho total identificação profissional e realização pessoal. Nos bastidores, onde literalmente tudo precisa funcionar, creio que além do desafio técnico e experiências, há o desafio de gênero e outros, diante de um ambiente praticamente masculino. Ser mulher em cargo de gestão requer, além de técnicas, habilidades humanas, conhecimento profundo da equipe; dos talentos individuais, sem perder o foco no sucesso do cliente. Nos trezes anos de carreira, mulher, jovem, negra, senti a força do preconceito "velado" e usei todas estas barreiras como motivação e exemplo de superação para que outras mulheres de origem simples como eu, saibam que com determinação, resiliência podemos chegar aonde quisermos", orgulha-se Lituane.

Ana Flávia Mendes Vergamini, Gerente de Operações e Facilities da Onovolab, pontua: Já ouviu aquela frase: "Quando trabalhamos com o que realmente gostamos, o resultado é sempre positivo". Pode parecer jargão, mas para mim faz total sentido! Me sinto privilegiada de trabalhar fazendo o que amo: cuidar das pessoas. Ainda mais num lugar onde tenho autonomia para exercer essa função, não apenas administrativa, mas essencialmente humana. Creio que o olhar feminino traz sempre um misto de mãe, mulher, profissional, amiga e tantos outros papéis que desempenhamos no dia a dia, e que toda mulher conhece tão bem, que nos capacita a exercer multitarefas. É esse olhar "macro" que me habilita a vislumbrar além das expectativas, buscando atender e surpreender em cada nova e desafiadora situação. Como FM, zelo pelo bem-estar dos usuários no ambiente de trabalho, resolvendo problemas e entregando soluções".

Bruna Mendes Miranda, é formada em Administração na FESP e pós-graduada em Investment Banking na FGV tem carreira focada na área de FM há mais de 13 anos no segmento bancário. "Desde muito jovem, aprendi com os meus pais sobre a importância da hospitalidade. Os almoços de domingo eram sempre muito fartos, louças bonitas que diversificava de acordo com a refeição, casa limpa e organizada para proporcionar conforto para os convidados - Na minha opinião, FM não é muito diferente disso. Iniciei minha carreira muito jovem, mas foi em 2007 que a minha jornada na área se concretizou. Durante minha graduação tive a oportunidade de ingressar na área, em um Condomínio Comercial Triplo A. Foi aí que me encontrei, mergulhei de cabeça nesse universo tão diversificado e tive a certeza de que era a carreira que queria seguir. Esse período foi de muito crescimento, aprendizados! Em 2008 fui convidada para atuar na área de Facilities Management no maior banco privado da América Latina", conta Bruna.

"Além da minha vida profissional, também sou uma "mulher-dona de casa", em ascensão na carreira e pude chegar em lugares que nem imaginaria, pois não é e nunca foi fácil. Ser mulher, em uma área onde a presença masculina é muito forte, se traduz em superação diária, mostrar que sou capaz e que tenho voz! Tive de aprender a lidar com a falta de confiança nas minhas palavras e ações, por não ter uma formação específica ou experiência em manutenção, por exemplo, e tudo isso só me encorajou ainda mais para absorver novos desafios, onde venho obtendo sucesso diariamente. Por isso fica uma dica aqui: nunca desista de você!

Percebo que nos últimos anos, com as mudanças no setor, a presença das mulheres em cargos estratégicos e gerenciais têm crescido bastante. Acredito que atuação da Abrafac e do grupo "Mulheres de Facilities" trouxe maior visibilidade para o gênero feminino no setor. Muitos movimentos acontecendo que me deixam empolgada, porém ainda estamos longe de chegarmos no modelo ideal. Acredito que nós, mulheres, temos de nos manter fortes e unidas, mostrar o nosso valor e que temos muito mais para agregar nesse imenso universo do FM.

Com esses cinco depoimentos, fica aqui a homenagem da Infra FM para todas as mulheres que fazem parte não só do setor de FM, mas para àquelas guerreiras que não se deixam envergar frente as contingências da vida diária. Parabéns a todas pelo Dia Internacional da Mulher!

Fotos: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP