Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Rússia versus Ucrânia

Sua empresa está preparada para fazer uma gestão de crise?

Por Daniela Coelho*

Passados dois anos da pandemia do Coronavírus, estamos novamente discutindo uma crise que, mais uma vez, pode trazer consequências globais. A guerra que está se desdobrando na Ucrânia neste momento como consequência da invasão russa trará não só desastres humanitários e econômicos, como também já está gerando impacto no mundo corporativo e empresarial.

Diante deste cenário, listei alguns questionamentos trazidos por executivos neste momento para as empresas estarem atentas.

1. Sua organização tem sistemas e dados hospedados no EUA? Se for alvo de cibercriminosos, afinal, a guerra também tem a frente cibernética, há um plano de reação? E se for o caso dos seus clientes ou fornecedores chaves serem atingidos?

2. Quais os eventuais impactos de sanções que serão aplicadas pelos países do ocidente para a Rússia, inclusive no aspecto de compliance?

3. Sua organização, seus principais fornecedores ou clientes têm dependência do mercado russo ou ucraniano? Tem projetos financiados direta ou indiretamente por esses países?

4. Commodities como petróleo, gás, trigo e milho estão em alta no mercado internacional. Seu negócio depende destes insumos? Se sim, é importante se preparar para mais inflação.

Os exemplos acima talvez já estejam presentes na matriz de riscos corporativos de algumas empresas. Sabe-se que cada uma possui seu próprio nível de tolerância a riscos, de acordo com a sua cultura e seu modelo de negócio. Mas a capacidade e a agilidade para responder a situações de crise depende também da condição de seus parceiros e fornecedores para reagirem tão rapidamente quanto à urgência esperada pela empresa.

Com a pandemia, muitas empresas tiveram que aprender "na marra" sobre planos de contingência e comitês de crise.  Aquelas que entenderam que situações de crise podem ocorrer a qualquer momento e por motivos diversos - desastres naturais, terrorismo, ataque hackers - certamente usaram esses dois últimos anos para mapear seus riscos e desenvolver seus planos de continuidade de negócios.

De acordo com as notícias divulgadas sobre a cobertura da guerra, muitas empresas ucranianas já estariam executando os planos de contingência que haviam criado para manter os negócios funcionando.

Isso reforça que as empresas não devem esperar serem surpreendidas pelas crises para se prepararem. É claro que a pandemia do Coronavírus ultrapassou qualquer situação imaginável até então. Mas, vale lembrar que não somente os grandes eventos globais merecem atenção. Em nosso País, são inúmeros os casos de acontecimentos que geram interrupções. Enchentes e deslizamentos, por exemplo, ocorrem com grande frequência, atingindo muitas cidades brasileiras, causando mortes, destruição e perdas financeiras. Vide o que presenciamos em Petrópolis recentemente.

Em um mundo cada vez mais instável, não podemos mais contar com a sorte para a gestão dos negócios. As empresas precisam identificar e se antecipar aos cenários.

Daniela Coelho, diretora de Gestão de Riscos e ESG da ICTS Protiviti.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP