19º Congresso InfraFM
 

Jornada de 4 dias: nível de felicidade dos colaboradores aumentou em 43%

Com redução da semana, Vockan é a primeira empresa brasileira a se vincular à instituição 4 Day Week.

Por Vockan

O modelo de trabalhar quatro dias por semana, tendo a oportunidade de manter salário e benefícios, tem sido discutido globalmente e tem se tornado um exemplo de flexibilidade. A possibilidade de ter mais dias de descanso tem atraído o desejo dos colaboradores que buscam maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Antenada com esse movimento, a Vockan implantou esse novo modelo e já colhe bons resultados. De acordo com pesquisa realizada com os colaboradores participantes do projeto, o aumento geral da satisfação - que engloba gestão do tempo, saúde física e mental, realização de tarefas pessoais, entre outras - foi de 54%, antes do projeto piloto, para 70%. Com relação à percepção sobre a qualidade de vida, cresceu de 57% para 86%.  

O programa teve início em novembro do ano passado com a área de suporte, que presta atendimento aos clientes no Brasil e fora do país, além de dar apoio para toda a rede de consultores da empresa, representando 50% da equipe administrativa da companhia. O estudo ainda mostra que o índice sobre o nível de felicidade dos colaboradores aumentou em 43%, enquanto o de produtividade em 23%.

O projeto da semana de 4 dias nasceu a partir do desejo da liderança da Vockan, que implementou, desenvolveu e criou suas próprias metodologias. Para Fabrício Oliveira, CEO da empresa, o novo regime de trabalho foi tão bem-sucedido que o programa deve ser expandido até o final do ano para outras áreas. "A produtividade permaneceu alta com um aumento no bem-estar da equipe, foco do trabalho e comprometimento, mantendo o alto nível de entregas para os clientes", analisa o executivo. "Os funcionários relataram uma variedade de benefícios relacionados à qualidade de vida, níveis de estresse, vida pessoal e saúde mental", complementa. 

Jornada de trabalho de 4 dias: nível de felicidade dos colaboradores aumentou em 43%

Após a implantação da jornada de 4 dias de trabalho, a Vockan se filiou à 4 Day Week Global, organização sem fins lucrativos, sediada na Nova Zelândia. Assim, passou a ser a primeira empresa brasileira a se vincular à instituição global, que busca, principalmente, novas formas de trabalho, sem alterações de salário e benefícios. A primeira ação da Vockan junto a esta comunidade internacional acontece em abril, acompanhando a experiência de planejamento e implementação junto às empresas portuguesas que acabaram de iniciar o teste piloto.

Para Oliveira, essa filiação diz muito sobre o mindset da empresa e posicionamento sobre o futuro do trabalho. "Somos uma companhia jovem, recém-lançada no mercado, mas com vasta experiência no segmento de tecnologia. Por isso, sabemos da importância de um ambiente corporativo que prioriza a flexibilidade e valoriza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional", enfatiza. Com o novo programa, o foco da empresa também está na retenção de talentos e atração de novos profissionais.

O sistema de trabalho na Vockan é híbrido, sendo recomendável um dia na semana no formato presencial para integração dos times. Para a equipe de suporte que já aderiu à semana de quatro dias, os finais de semana podem ser prolongados, podendo escolher entre a sexta-feira ou a segunda-feira como dia de descanso.  


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Acertos no Workplace Satisfaction

3 grandes acertos quando falamos de workplace satisfaction, a exemplo de como avalia-se os app dando uma nota para o atendimento.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Valdireni Crippa

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP