3º Fórum InfraFM Indústrias
 

Flexibilização do modelo de trabalho atual

É benéfica para colaboradores e economia do país

A flexibilização dentro de um ambiente de trabalho já era uma grande tendência antes da pandemia, mas com a Covid-19 esse processo foi acelerado e isso acabou ajudando o nomadismo digital. Esse fenômeno possibilita que indivíduos estejam trabalhando de qualquer lugar do mundo, e ainda estar conectado com a empresa empregadora e o ambiente de trabalho. Atualmente, empresas podem contratar talentos de outros países e mesmo a milhares de quilômetros de distância. Algo que é positivo para ambas as partes.

A flexibilização oferece liberdade, uma palavra fundamental para as novas gerações, que são engajadas e comprometidas com o propósito da empresa, mas possuem necessidade de autonomia para produzir mais resultados e com maior qualidade. Portanto hoje, o nomadismo digital, que é uma realidade para muitos negócios em diversos países, ganha ainda mais espaço no Brasil, visto que várias empresas estão estimulando os seus colaboradores a trabalhar de maneira remota.

A partir do momento que esses funcionários têm a possibilidade de trabalhar na praia, campo ou qualquer outro lugar, eles passam a ser mais felizes por ter essas escolhas. É claro que esse método não funciona com todos, algumas pessoas se adaptam a essa modalidade, enquanto outras preferem manter o trabalho no escritório tradicional. Ainda assim, gestores já enxergam esse movimento de forma positiva e, saindo desse momento de pandemia, algumas empresas vão oferecer a oportunidade para que o colaborador escolha se prefere trabalhar remotamente ou voltar para o ambiente de trabalho tradicional.

A flexibilização e a liberdade podem ser os responsáveis por aumentar a felicidade e o engajamento desses trabalhadores e, consequentemente, a empresa terá mais resultados. Sem dúvida, a aceleração desse processo trará efeitos positivos para a qualidade de vida da equipe como um todo, mas além desse benefício, também será possível ver que essa mudança é benéfica para o cenário econômico no Brasil, com as empresas prosperando e fazendo ainda mais contratações.

Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte-americano como um profissional com habilidades extraordinárias (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller "O Poder da Atitude". É diretor executivo do IBEX - Institute for Business Excellence, sediado em Orlando/FL (EUA). É vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É membro da Society for Human Resource Management (SHRM) e da Association for Talent Development (ATD). Palestrante e profissional com 19 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante internacional com experiência nos EUA, África e Japão, tendo feito especialização na Universidade de Harvard (Graduate School of Education - Boston/EUA).

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Cassia e Brita

Mais lidas da semana

Operações

Japan House: de visita da princesa do Japão à conquista de LEED

Bruno Mattedi, supervisor de operações da instituição cultural, compartilha insights sobre desafios do dia a dia e conquista da certificação.

Operações

Quatro iniciativas da Telhanorte Tumelero para reduzir impacto ambiental

Diretora de operações gerais fala sobre programa de sustentabilidade da varejista e impacto do setor de construção no meio ambiente.

UrbanFM

Enel X introduz Zona Sul de SP no mercado de carros elétricos

Novo eletroposto vai de encontro ao crescimento do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.

Mercado

De volta ao Brasil, Erika Porcaro retorna a Telelok

Conheça a jornada de coragem, resiliência e inovação da mãe do Noah.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP