Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?
 

Banco SEMEAR projeta ampliação de 50% nos pontos de atendimento

Com plano de expansão e aceleração da digitalização

Único banco mineiro especialista no varejo de eletromóveis, o SEMEAR completa 15 anos em 2021 e comemora esse marco com o desenvolvimento de seu plano de expansão. A expectativa é de um crescimento de 50% no total de pontos de atendimento distribuídos pelo Brasil, saltando dos atuais 2 mil para 3 mil até o final do ano. No radar, estão, principalmente, as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, onde foram mapeados os maiores potenciais do segmento. Além disso, mantém um forte investimento em infraestrutura para ampliar a digitalização da experiência do cliente nas lojas físicas e para aumentar as operações no mercado de meios de pagamentos. 

A demanda pelos produtos e serviços diferenciados da instituição apresenta acréscimo desde o ano passado, o que é um dos motivos para o atual processo de conquista de novos mercados. Somente entre o último quadrimestre de 2020 e o primeiro de 2021, houve alta de 34% no volume de financiamentos. Nesse período, o banco mais que quadruplicou o número de redes atendidas - passou de 14 para mais de 60 - e aumentou sua presença em quase 100 cidades (de 483 para 580). Hoje atua em 21 estados, em todas as regiões brasileiras, com mais de 2 milhões de consumidores atendidos ao longo de sua trajetória.

O presidente do SEMEAR, Roberto Azevedo, observa que, mesmo com as dificuldades do cenário de pandemia, há espaço para seguir com a expansão, especialmente porque o varejista está mais preparado e adaptado a novas formas de atendimento. "Nós financiamos a operação do varejo de móveis e eletrodomésticos, para que o consumidor possa comprar de forma parcelada. O foco são as classes D e E, um perfil muito específico, que tem necessidade de fôlego financeiro. O SEMEAR possibilita isso tanto no financiamento de mercadorias como em empréstimo pessoal", ressalta. A corporação tem como parceiros empresas com cerca de 20 até 200 lojas.

Azevedo acrescenta que a procura maior pelos serviços do banco parte das redes regionais, localizadas nas cidades do interior e que ainda trabalham com o financiamento por boletos. Em geral, esses empresários precisam de um suporte mais customizado, e foi justamente nesse aspecto que a corporação se consolidou no mercado. "Usamos nossa expertise de 15 anos de atuação e inteligência de mercado para encontrar as oportunidades que melhor se encaixem no perfil de cada varejista. Mantemos uma relação muito próxima mesmo dos clientes, sendo parceiros do negócio e trabalhando para que vendam mais, especialmente nos momentos de crise. Com isso, oferecemos soluções que vão além do financiamento, a exemplo do contato direto com distribuidores", completa o executivo.

No planejamento estratégico para os próximos anos, ainda estão os investimentos para acelerar o processo de digitalização, principalmente aqueles que valorizem a experiência dos consumidores nas lojas físicas. Trata-se de uma ferramenta de formalização digital da operação de crédito, que gera mais segurança e economia de papel, de tempo e de logística, além de praticidade para o varejista e para o consumidor. Atualmente, o sistema está em implementação nas redes do Nordeste do país, com ótima aceitação. Gradativamente, será replicado aos demais pontos de atendimento. 

Roberto Azevedo, Presidente do SEMEAR. 

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP