PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

Igreja da Pampulha recebe minucioso restauro

Intervenção mirou infiltrações, incluindo complexo trabalho de substituição do forro de madeira da nave central e manutenções gerais

Notícia publicada em 8 de outubro de 2019

Um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte (MG), a Igreja da Pampulha recebeu um minucioso trabalho de restauro conduzido pela Construtora Tecnibras. Estava fechada desde junho do ano passado, quando se iniciou a intervenção nas infiltrações do edifício, incluindo um complexo trabalho de substituição do forro de madeira da nave central, além de manutenções gerais, como a limpeza e recuperação do revestimento externo das pastilhas cerâmicas, repintura da capela e recuperação dos passeios da calçada portuguesa.

Parte externa da Igreja e passeios da calçada portuguesa recuperados

A Igreja de São Francisco de Assis, popularmente conhecida como Igrejinha da Pampulha, é um prédio com alto valor histórico, marco da arquitetura moderna e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e desde 2016 é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

As obras na igreja fizeram parte de compromissos assinados com a UNESCO para modificações nos projetos do Conjunto da Pampulha após sua nomeação como Patrimônio Cultural da Humanidade. Devido à importância do projeto da igreja, foi realizado um amplo estudo para garantir a preservação dos valores patrimoniais. De acordo com a Tecnibras, o projeto de restauro contou com uma intervenção atenta aos detalhes construtivos, para que não houvesse uma descaracterização do bem cultural e para que fossem mantidas as condições de autenticidade e fruição.

Forro de madeira da nave da Igreja restaurado

Segundo a Tecnibras, a substituição do forro de madeira da nave central, danificado por conta das infiltrações, foi o principal desafio do restauro. Como cada peça dos painéis de madeira que formavam o forro tinha medida única e diferentes entre si, foi feito um mapeamento de cada painel e as peças antigas serviram de molde para a fabricação de novas.

Parte externa com pastilhas cerâmicas recuperadas

A recuperação do revestimento externo das pastilhas cerâmicas também exigiu bastante atenção no restauro. As regiões com destacamento de pastilhas foram recuperadas manualmente e reassentadas, seguido de limpeza também manual para não danificar as pastilhas e argamassa de assentamento. 

O restauro foi selecionado pelo IPHAN para receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas. As obras foram executadas pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Fotos: Divulgação Tecnibras

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP