11ª Expo InfraFM
 

Redução de 57,5% das posições de trabalho

Pós pandemia, várias empresas tiveram que reestruturar os seus escritórios para atender a nova realidade de se trabalhar (híbrido). Saiba como foi o planejamento e a execução do projeto com Eduardo Zandona, Coordenador de Facilities da empresa.

Por Natalia Gonçalves

Redução de 57,5% das posições de trabalho

Antes da pandemia de Covid-19, o escritório da Nexa Resources, uma das maiores produtoras de zinco do mundo, ocupava três conjuntos do Edifício Thera Corporate entre o 5° e 6° andar, que possui uma arquitetura contemporânea, qualidade de construção, acabamentos nobres e serviços diferenciados, que fazem dele um empreendimento único. O layout do espaço de trabalho da Nexa em dois andares estava preparado para atender 400 funcionários, que trabalhavam presencialmente até o decreto de lockdown. Hoje em dia, após a devolução de um conjunto 5° andar e da realização do projeto de retrofit, o escritório localizado no 6º andar comporta hoje 162 posições de trabalho no modelo híbrido. Além do escritório em São Paulo, a Nexa possui sedes em Luxembourg, Houston e Lima.

 A partir da experiência com o layout anterior, Eduardo Zandona, coordenador de Facilities da Nexa, e com a contratação da empresa Tétris de arquitetura (do grupo JLL) pensaram em soluções práticas. Por exemplo, as salas de reuniões não comportavam um evento, mas separar um espaço somente para ocasiões esporádicas não era o melhor caminho. Desta forma, foram desenvolvidas salas flexíveis, onde as paredes abrem para expandir o ambiente. 

Para integrar mais a equipe, o novo layout do escritório é aberto, sendo a única sala para a presidência da empresa.

Enquanto os espaços que não eram muito usados, foram substituídos por salas privativas para realizações de videochamadas e atividades que necessitam de mais concentração. A maior conquista, ao comparar o antes e o depois do escritório, foi a facilidade em mudar. 

 Ao todo, foram seis meses de obra, desmobilização e entrega do 5° andar, a reforma (Retrofit) do 6° andar com novo conceito de layout e mudança do CPD. “Um dos nossos maiores desafios foi nosso CPD, que estava no quinto andar”. Primeiro, tivemos que fazer toda a infraestrutura de um novo CPD no sexto na mesma posição de laje que estava no 5° andar (bem em cima). Criando um CPD com equipamentos mais atualizados. Entramos com toda equipe e fornecedores envolvidos e em uma noite, das 22h ás 05:00, fizemos toda passagem de cabeamentos e dados do CPD antigo para o novo CPD, sem ter nenhuma ocorrência ou perda de dados nesta passagem.”, lembra Zandona.
 
Mais de duas décadas e cinco departamentos depois

Responsável pela entrega do novo escritório, Eduardo Zandona é colaborador da Nexa, uma mineradora que faz parte do grupo Votorantim. Ele começou como garagista em 2002. Durante sua trajetória se formou em Administração, ficando responsável por algumas áreas da empresa, como: segurança, motorizada, expedição, almoxarifado, limpeza, copa, célula de pagamentos e manutenção do escritório da multinacional. “No final, tudo isso é o que hoje é um Facility”, observa Zandona.

Para o coordenador de Facilities, o maior desafio profissional é conseguir se reinventar. De 2002 para hoje em dia, desde o modo de trabalhar até de comunicar, muita coisa mudou. Nesse sentido, segundo Zandona, ser Facility Manager deixou de ser operacional e passou a ser uma área estratégica dentro de qualquer companhia. “Antes, os escritórios eram planejados para atender todos, todos os dias. Hoje cada funcionários vem num dia específico querendo encontrar no escritório a extensão de sua casa”, comenta.

Segundo ele, a área de Facility Management é fascinante, pois não existe uma “mesmice”. “Cada dia é um dia diferente, uma história diferente. Quem é Facility Manager, gosta mesmo de ser, porque você não vai ter a certeza de entrar de manhã, cumprir o seu expediente e ir embora. Você é Facility 24 horas por dia”, brinca Eduardo. 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

De estagiário a Head de Energia

Nesta entrevista, o leitor acompanha a trajetória de Valdez Lopes, Head of Energy na INEER, rumo ao setor de energia renovável.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


19º Congresso InfraFM

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP