A Seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado.
E para atender a estratégia de crescimento da empresa contam com uma área de FM, comandada pela nossa entrevistada Flávia Knoploch, Head de Facilities e Real Estate há dois anos comanda a área. Flávia tem como hobbies viagens, gastronomia e é viciada em spinning! A executiva, formada em Arquitetura e Urbanismo, atua por 25 anos na área de arquitetura e planejamento de projetos corporativos, em renomadas empresas do mercado, com experiência nas áreas de Project Manager e Coordenação, gerenciando desde contratos e contratações de fornecedores, até o gerenciamento de projetos de arquitetura, técnicos e implantações de obras. No seu portfólio profissional constam empresas como Banco BTG Pactual; Saint Gobain; Banco Nomura; Johnson & Johnson; Webmotors; Autozone; WestRock; Grunenthal; Compaq; Linklaters; Dow Chemical; Unilever; Nike; Odebrecht; Heineken, dentre outros. Acompanhe:
Quando chegou a empresa e quais eram os desafios?
Cheguei na Zurich em 2020, durante a fase da pandemia, quando os colaboradores já estavam trabalhando remotamente e apenas alguns voluntários frequentavam o escritório. O principal desafio era o de avaliar, entender e planejar como seria o futuro dos escritórios e espaços de trabalho no cenário pós-pandêmico, e refletir este plano nos espaços da Zurich. Além de repensar o que seria efetivo e coerente para este novo momento nas instalações e serviços a serem oferecidos por Facilities para os colaboradores. Hoje estão sob a gestão as instalações de São Paulo, de Belo Horizonte e mais 27 filiais pelo Brasil.
Como está estruturada a área de FM na empresa?
A área de FM pertence ao departamento de Operações e Tecnologia. É responsável pelo gerenciamento de Sites físicos (manutenções, mudanças de endereço, documentações, melhorias e reformas); Serviços de recepção, limpeza, expedição, segurança; Máquinas de café, máquinas de snacks; Suporte a viagens corporativas; Cartão de crédito corporativo;
Frota de veículos executiva; Lançamento de notas fiscais, requisições de compras e pagamentos; Segurança do Trabalho; Núcleo de Sustentabilidade da área de Operações; Gestão do aplicativo de reservas de mesas de trabalho, salas de reuniões, além de outras funcionalidades.
Destaque a importância dos líderes da sua equipe no contexto de gestão.
A liderança é determinante para direcionar as atividades de maior urgência, sem deixar que o planejamento estratégico se perca, sempre considerando os pilares e o DNA de nossa empresa.
Atualmente, a equipe está na modalidade híbrida (presencial e home office)?
Atualmente a Zurich está na modalidade híbrida, 2 dias por semana presenciais e 3 dias em home office, com exceção de áreas específicas, como o time comercial, que trabalha no regime 100% presencial, e o call center, que atua 100% em home office, considerando as necessidades de suas atividades.
Para manter a atratividade para o trabalho presencial, conte-nos sobre o novo projeto da área.
Para acompanhar a nova forma de trabalhar e atender ao modelo híbrido (remoto e presencial), o escritório Tower Bridge foi completamente reformulado. Nosso novo espaço é flexível, de acordo com a necessidade de trabalho, e foi pensado para estimular a colaboração, criação e conexão. O conceito do novo escritório foi baseado nas melhores práticas de mercado e está alinhado com o que tem sido feito em novos escritórios da Zurich em outros países. O espaço conta com praças comunitárias, bem como com espaços individuais e de foco, tudo pensado para que o local ofereça oportunidades para colaborar, trocar experiências e fortalecer os vínculos, mas também para tarefas individuais e que exigem concentração, quando necessário. Uma variedade de configurações para permitir que os colaboradores possam escolher onde e como trabalhar, e, assim, construam juntos um futuro melhor.
Destaque as novidades do espaço?
Dentre as novidades elencamos: Espaços intercalados pensando na flexibilidade e redução de ruídos; Conceito de vizinhança (preferencial) para ficar próximo do time quando necessário;
Dobramos a quantidade de salas de reunião, com diferentes configurações; Mesas individuais de apoio para notebooks distribuídas pelos andares; Espaços multiuso que permitirão pequenos eventos, confraternizações e treinamentos; Ambientes de trabalho com vegetação; Novos espaços: Agile, Área de Foco (Quiet Room), Sala Bem-estar e Cabines Telefônicas; Lockers individuais em todos os andares.
Os espaços foram conceituados, considerando:
Colaboração e Criação: Espaços para trabalho colaborativo e para estimular a criação e compartilhamento; Agile: áreas destinadas a equipes organizadas para atuar na modalidade de execução ágil de projetos, com estações de trabalho móveis para você montar conforme a necessidade; Salas de reunião em diferentes configurações; Conexão: Espaços comunitários para interações sociais; Espaço Convivência no 21º e 23º andares; Espaço Alimentação no 22º andar; Foco: Espaços para trabalho individual e para trabalhos que exigem maior concentração; Estações de trabalho rotativas; Áreas Quiet; Cabines de conferência e telefônicas.
O escritório é certificado, certo?
Nosso escritório recebeu a certificação internacional LEED Gold, emitida pela U.S. Green Building Council, entidade americana de sustentabilidade, na categoria “Construção e Design de Interiores para Interiores Corporativos”. Esse é um dos certificados ambientais mais relevantes do mundo que incentiva práticas de empreendimentos sustentáveis, sendo adotada mundialmente por mais de 160 nações. A sigla vem do termo “Leadership in Energy and Environmental Design” (em português, “Liderança em Energia e Design Ambiental”). Além disso, o Tower Bridge é o primeiro escritório da Zurich no Brasil a obter a certificação do programa SAGE+, avaliação interna de sustentabilidade da Zurich Global. A localidade alcançou 100% da pontuação no programa que avalia requisitos de bem-estar, meio ambiente, processos e programas no local de trabalho, processos de fornecimento e fornecedores
Além do novo projeto do escritório, vocês têm novos projetos e obras, em andamento?
Após a transformação dos escritórios de São Paulo, trouxemos o novo conceito também para a base de Belo Horizonte, e agora trabalhamos em um plano para atualização das filiais.
Conte-nos como a área de FM ajuda na estratégia do negócio da empresa.
A área de FM visa proporcionar um ambiente acolhedor, prático e confortável para que nossos colaboradores possam realizar suas funções com leveza e eficiência, o que impacta positivamente na velocidade e na qualidade dos serviços da Zurich como um todo.
Conte-nos como é o rateio (centro de custo) para as áreas nos investimentos de FM
Os temas prediais, de serviços e amenities pertencem ao centro de custo de Facilities. Já a frota automotiva, cartões corporativos e viagens ficam a cargo de cada área demandante.