Ana Paula Cassago
 

Ambiente acolhedor, prático, confortável e certificado

Flávia Knoploch, Head de FM da Zurich Insurance Company nos conta sobre modelo híbrido e reorganização dos espaços para a retomada, com certificação.

Ambiente acolhedor, prático, confortável e certificado

Imagem: Divulgação


A Seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado.

Flávia Knoploch - personalidade
 
E para atender a estratégia de crescimento da empresa contam com uma área de FM, comandada pela nossa entrevistada Flávia Knoploch, Head de Facilities e Real Estate há dois anos comanda a área. Flávia tem como hobbies viagens, gastronomia e é viciada em spinning! A executiva, formada em Arquitetura e Urbanismo, atua por 25 anos na área de arquitetura e planejamento de projetos corporativos, em renomadas empresas do mercado, com experiência nas áreas de Project Manager e Coordenação, gerenciando desde contratos e contratações de fornecedores, até o gerenciamento de projetos de arquitetura, técnicos e implantações de obras. No seu portfólio profissional constam empresas como Banco BTG Pactual; Saint Gobain; Banco Nomura; Johnson & Johnson; Webmotors; Autozone; WestRock; Grunenthal; Compaq; Linklaters; Dow Chemical; Unilever; Nike; Odebrecht; Heineken, dentre outros. Acompanhe:

Quando chegou a empresa e quais eram os desafios?
Cheguei na Zurich em 2020, durante a fase da pandemia, quando os colaboradores já estavam trabalhando remotamente e apenas alguns voluntários frequentavam o escritório. O principal desafio era o de avaliar, entender e planejar como seria o futuro dos escritórios e espaços de trabalho no cenário pós-pandêmico, e refletir este plano nos espaços da Zurich. Além de repensar o que seria efetivo e coerente para este novo momento nas instalações e serviços a serem oferecidos por Facilities para os colaboradores. Hoje estão sob a gestão as instalações de São Paulo, de Belo Horizonte e mais 27 filiais pelo Brasil. 

Como está estruturada a área de FM na empresa?
A área de FM pertence ao departamento de Operações e Tecnologia. É responsável pelo gerenciamento de Sites físicos (manutenções, mudanças de endereço, documentações, melhorias e reformas); Serviços de recepção, limpeza, expedição, segurança; Máquinas de café, máquinas de snacks; Suporte a viagens corporativas; Cartão de crédito corporativo;

Frota de veículos executiva; Lançamento de notas fiscais, requisições de compras e pagamentos; Segurança do Trabalho; Núcleo de Sustentabilidade da área de Operações;  Gestão do aplicativo de reservas de mesas de trabalho, salas de reuniões, além de outras funcionalidades. 

Destaque a importância dos líderes da sua equipe no contexto de gestão.                    
A liderança é determinante para direcionar as atividades de maior urgência, sem deixar que o planejamento estratégico se perca, sempre considerando os pilares e o DNA de nossa empresa. 

Atualmente, a equipe está na modalidade híbrida (presencial e home office)?
Atualmente a Zurich está na modalidade híbrida, 2 dias por semana presenciais e 3 dias em home office, com exceção de áreas específicas, como o time comercial, que trabalha no regime 100% presencial, e o call center, que atua 100% em home office, considerando as necessidades de suas atividades. 

Para manter a atratividade para o trabalho presencial, conte-nos sobre o novo projeto da área.  
Para acompanhar a nova forma de trabalhar e atender ao modelo híbrido (remoto e presencial), o escritório Tower Bridge foi completamente reformulado. Nosso novo espaço é flexível, de acordo com a necessidade de trabalho, e foi pensado para estimular a colaboração, criação e conexão. O conceito do novo escritório foi baseado nas melhores práticas de mercado e está alinhado com o que tem sido feito em novos escritórios da Zurich em outros países. O espaço conta com praças comunitárias, bem como com espaços individuais e de foco, tudo pensado para que o local ofereça oportunidades para colaborar, trocar experiências e fortalecer os vínculos, mas também para tarefas individuais e que exigem concentração, quando necessário. Uma variedade de configurações para permitir que os colaboradores possam escolher onde e como trabalhar, e, assim, construam juntos um futuro melhor.  

Destaque as novidades do espaço?
Dentre as novidades elencamos: Espaços intercalados pensando na flexibilidade e redução de ruídos; Conceito de vizinhança (preferencial) para ficar próximo do time quando necessário;

Dobramos a quantidade de salas de reunião, com diferentes configurações; Mesas individuais de apoio para notebooks distribuídas pelos andares; Espaços multiuso que permitirão pequenos eventos, confraternizações e treinamentos; Ambientes de trabalho com vegetação; Novos espaços: Agile, Área de Foco (Quiet Room), Sala Bem-estar e Cabines Telefônicas; Lockers individuais em todos os andares. 

Os espaços foram conceituados, considerando: 
Colaboração e Criação: Espaços para trabalho colaborativo e para estimular a criação e compartilhamento; Agile: áreas destinadas a equipes organizadas para atuar na modalidade de execução ágil de projetos, com estações de trabalho móveis para você montar conforme a necessidade; Salas de reunião em diferentes configurações; Conexão: Espaços comunitários para interações sociais; Espaço Convivência no 21º e 23º andares; Espaço Alimentação no 22º andar; Foco: Espaços para trabalho individual e para trabalhos que exigem maior concentração; Estações de trabalho rotativas; Áreas Quiet; Cabines de conferência e telefônicas. 

O escritório é certificado, certo?
Nosso escritório recebeu a certificação internacional LEED Gold, emitida pela U.S. Green Building Council, entidade americana de sustentabilidade, na categoria “Construção e Design de Interiores para Interiores Corporativos”. Esse é um dos certificados ambientais mais relevantes do mundo que incentiva práticas de empreendimentos sustentáveis, sendo adotada mundialmente por mais de 160 nações. A sigla vem do termo “Leadership in Energy and Environmental Design” (em português, “Liderança em Energia e Design Ambiental”). Além disso, o Tower Bridge é o primeiro escritório da Zurich no Brasil a obter a certificação do programa SAGE+, avaliação interna de sustentabilidade da Zurich Global. A localidade alcançou 100% da pontuação no programa que avalia requisitos de bem-estar, meio ambiente, processos e programas no local de trabalho, processos de fornecimento e fornecedores 

Além do novo projeto do escritório, vocês têm novos projetos e obras, em andamento?
Após a transformação dos escritórios de São Paulo, trouxemos o novo conceito também para a base de Belo Horizonte, e agora trabalhamos em um plano para atualização das filiais. 

Conte-nos como a área de FM ajuda na estratégia do negócio da empresa.
A área de FM visa proporcionar um ambiente acolhedor, prático e confortável para que nossos colaboradores possam realizar suas funções com leveza e eficiência, o que impacta positivamente na velocidade e na qualidade dos serviços da Zurich como um todo. 

Conte-nos como é o rateio (centro de custo) para as áreas nos investimentos de FM   
Os temas prediais, de serviços e amenities pertencem ao centro de custo de Facilities. Já a frota automotiva, cartões corporativos e viagens ficam a cargo de cada área demandante.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP