PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DA EXPO INFRAFM - EDIÇÃO 2025
 

Necessidade de ampliar o olhar humanizado

Estudos mostram que a humanização do ambiente de trabalho melhora a qualidade de vida dos funcionários

Por Denise Moraes e Érica Prata, diretoria na AKMX

O conceito de humanização vinculado ao ambiente hospitalar se deu em meados do século XX com o início do debate sobre a necessidade de renovar tais espaços, atrelado à discussão sobre saúde e doença. Esta visão foi ampliada para todos os atendimentos com foco, principalmente, nas unidades de pediatria, pensando no acolhimento às crianças em tratamento. Com isso, o espaço físico hospitalar passa a ter um olhar acolhedor ao paciente, alterando a percepção de impessoalidade e hostilidade.

Um estudo de casos realizado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) sobre humanização em unidades de quimioterapia ambulatorial pediátrica mostrou que a valorização do paisagismo, ampla entrada de luz natural para promover contato com o ambiente externo, iluminação suave em departamentos assistenciais e atenção à família são estratégias de humanização adotadas nas nove instituições de saúde avaliadas. O Hospital Infantil de Suzhou, na China, por exemplo, projetado em 2010 pelo escritório HKS Architecture, teve sua fachada inspirada em uma pipa colorida, com cores que mudam de tonalidade conforme a posição do sol, criando um momento de descontração para as crianças atendidas e os familiares que os acompanham.

Considerando, também, os atendimentos adultos, esse novo conceito arquitetônico passa a ser percebido nos quartos de internação, nas áreas de medicação e em todo o local por onde o paciente circula, se parecendo cada vez mais com um hotel. Com a pandemia da Covid-19, o que se percebe é a necessidade de ampliar esse olhar humanizado para os profissionais da saúde, que enfrentam jornadas longas, grande carga de trabalho e, consequentemente, alto nível de estresse.

Em 2016, uma pesquisa da Sodexo mostrou que empresas que investem na qualidade de vida de seus colaboradores apresentam clima no trabalho 91% melhor do que as que não investem, além de um aumento de 86% na produtividade, 70% na rentabilidade e 76% na atração de talentos. E qualidade de vida no trabalho também é sinônimo de uma estrutura arquitetônica planejada com foco no bem-estar da equipe. Isso é possível por meio da neuroarquitetura, que estuda como o ambiente físico impacta no cérebro das pessoas.

O conceito passa pela  biofilia, que consiste na conexão da natureza com o ser humano, seja por meio de plantas ou materiais que remetam à natureza, como um piso em madeira, jardins de espera ou de descanso; pela chamada experiência do usuário (conhecida pelo termo em inglês, user experience), que permite o fortalecimento da marca ao gravar, de forma positiva, aquele ambiente na memória do usuário; e pela neurociência das cores e luzes, que aponta como o cérebro de uma pessoa se comporta diante de informações captadas visualmente.

É importante ressaltar que, dentro de um programa de arquitetura hospitalar, existem fluxos e ambientes que são obrigatórios para o corpo clínico e equipe administrativa, como sala para reuniões, espaço de descanso para a equipe, copa para refeições. A questão, a partir de agora, será a qualidade do que é fornecido. Se o hospital tem que ter um local para descanso do plantonista, a partir da pandemia, ele deve oferecer mais qualidade e apostar em mais unidades, em mais espaço, e até mesmo deixar esses ambientes mais bonitos. Uma estratégia pode ser criar condições que estimulem que o funcionário se levante, caminhe, tenha acesso à luz natural – o que é fisiologicamente benéfico –, tenha uma área de descanso mais adequada. Ainda que a tendência, com o fim da crise sanitária, seja voltar a uma rotina mais equilibrada, os hospitais deverão dar mais atenção a um espaço de descanso e de trabalho mais pensado e preparado, não só aos pacientes, mas também aos médicos, enfermeiros, auxiliares, assistentes sociais e demais funcionários.

CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP