Transformação do centro histórico mexicano inspira novos projetos em BH

Missão organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte vai buscar estratégias aplicáveis à revitalização do centro da capital mineira

Por Redação

Transformação do centro histórico mexicano inspira novos projetos em BH

Missão, articulada pela CDL/BH, reúne poder público e empresários que irão conhecer as boas práticas da transformação do Centro Histórico da capital mexicana. Foto: Divulgação


A Cidade do México conseguiu revitalizar seu centro histórico enfrentando desafios ainda maiores que os de Belo Horizonte. A avaliação é do jornalista e pesquisador de arquitetura Raul Juste Lores, que será o curador da missão organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) em novembro.

“A Cidade do México pode inspirar políticos, empresários e interessados na recuperação do Centro porque conseguiu fazer o que nós tentamos sem sucesso há décadas. Com problemas semelhantes e até piores — de cartéis a terremotos, da preservação de prédios históricos à erosão — temos muito a aprender”, afirma Lores.

Com visitas a projetos revitalizados e conversas diretas com os protagonistas das transformações urbanas, o jornalista destaca que a missão terá uma abordagem prática. "Não queremos apenas observar, queremos entender como as decisões foram tomadas e como conseguimos adaptá-las para nossa realidade", explica.

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, reforça que a iniciativa busca conhecer de perto as boas práticas aplicadas na capital mexicana e traduzi-las para o contexto belo-horizontino. "Vamos estudar as estratégias que transformaram uma área esvaziada em um espaço vivo e atrativo para a economia e a sociedade", afirma. 

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, que também integrará a missão, acredita que buscar boas referências é fundamental para acelerar a recuperação do centro. “Estamos preparados para assumir desafios e vamos fazer o que for preciso para melhorar a vida de quem mora e visita BH”, diz.

A revitalização da Cidade do México começou em 2001 com uma articulação entre governo, iniciativa privada e sociedade civil. Reformas urbanas, incentivos à habitação e atração de novos negócios mudaram a paisagem do centro histórico, tornando-o uma referência mundial em recuperação urbana.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Mercado

Newset quer jogar luz sobre a "caixinha preta" da climatização corporativa

Educar para transformar a contratação de serviços de manutenção em ar-condicionado

Workplace

Swile reposiciona escritório com base em estudo de geolocalização

Empresa usou dados de deslocamento da equipe para escolher novo endereço e transformar escritório em ferramenta de bem-estar e engajamento

Operações

Em 2025, a linguagem que você precisa falar é a do ESG

Entender o vocabulário ESG não é mais diferencial, é necessidade estratégica.

Mercado

PodeSubir é um startup que transformou o “pode subir” em experiência digital

Com crachás digitais, reconhecimento facial e independência de hardware

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP