TELELOK
 

"Obras não se entregam, se abandonam"

Redefinindo padrões e dando lugar à filosofia de obras para o bem-estar na construção corporativa

Por Léa Lobo

"Obras não se entregam, se abandonam", diz CEO da M2A Engenharia

Serviço: [email protected]

Na complexidade do mercado de construção e gerenciamento de obras corporativas, onde frequentemente se ouve que “obras não se entregam, se abandonam”, surge uma visão diferenciada e humanizada. Milton do Amaral Filho, engenheiro civil formado pela UFSCar a 37 anos e CEO da M2A Engenharia, empresa com 20 anos de atuação, propõe uma ruptura nesse paradigma, alicerçada em três pilares fundamentais: verdade, serviço e gratidão.

A trajetória de Milton Amaral reflete sua dedicação e paixão pelo setor. Desde os primeiros estágios na Universidade até a liderança da M2A, ele sempre esteve imerso no universo das obras, acumulando uma experiência técnica sólida. “Agora com 60 anos, muito experiente e com a mesma paixão pelo que fazemos na empresa a 20 anos”, afirma. Por isso, o CEO vem preparando sua empresa para o futuro, com foco na continuidade de sua filosofia de trabalho, que prioriza entregar qualidade, manter relações transparentes e criar valor para os clientes.

A M2A Engenharia, conhecida pelo foco em “obras para o bem-estar”, atua em projetos corporativos, escolares, clínicas médicas, restaurantes, etc. Contudo, o que diferencia a empresa é o compromisso inabalável com a ética e comprometimento eficiente de sua equipe.

A filosofia de Milton vai além de entregar obras: trata-se de servir e ajudar. Inspirado por valores espirituais e humanistas, o CEO incorporou na M2A uma cultura de empatia, colaboração e responsabilidade social. Ele acredita que uma empresa não deve apenas gerar lucro, mas também criar impacto positivo para clientes, colaboradores e a sociedade. Essa abordagem inclui desde pequenos gestos, como facilitar empréstimos  sem juros aos colaboradores e subsidiar valores para a formação técnica e universitária dos mesmos, até decisões estratégicas, como alertar clientes sobre falhas em projetos que poderiam gerar custos extras.

“Já perdemos concorrências pois sempre agimos honestamente e em uma contratação específica, dissemos que algo estava errado no projeto e que iria provocar custos adicionais e o cliente não gostou. Mas também ganhamos a confiança de muitos clientes que entenderam que a verdade economiza tempo e dinheiro no longo prazo”, ressalta. Essa postura ética fortaleceu a reputação da M2A no mercado e solidificou parcerias estratégicas, como com o Bradesco, Sicredi, Colégio Vértice, Colégio Visconde de Porto Seguro, ACSP, Grupo Ultra, AON entre dezenas de outros, que se tornaram clientes cativos.

Apesar do sucesso, Milton reconhece desafios. Um deles é estruturar a área comercial da empresa, que sempre foi liderada por ele. Após um raro período de férias, ele voltou com a ideia de modernizar sua área comercial, buscando um equilíbrio entre novas parcerias com escritórios de arquitetura e a contratação de um líder comercial. “Preciso preparar a empresa para continuar mesmo quando eu já não puder estar à frente de tudo”, explica.

A gratidão é um valor central na M2A, refletido em pequenos detalhes do dia a dia. Salas da empresa recebem os nomes de pessoas ou empresas que marcaram a vida de Milton, como o Prof. Shimbo que lhe deu oportunidades práticas durante a Universidade, o mestre de obras João Pedrosa que sempre ofereceu soluções criativas e eficazes e ao Sr. Koji Sakamoto, que ao longo de anos foi o responsável pela orientação e implantação dos valores da M2A Engenharia. “O reconhecimento é a base para fortalecer relações e perpetuar um ambiente de trabalho saudável e produtivo”, destaca.

Milton é categórico ao afirmar que o fracasso de uma obra não é inevitável, mas consequência de escolhas equivocadas. “Com planejamento, ética, comprometimento, competência e verdade, é possível mudar a percepção de que obras são sinônimo de problemas”, diz. Essa visão é comprovada pelo histórico de sucesso da M2A, em que obras são entregues dentro do prazo e sem custos de serviços adicionais e tudo isso calcado em uma cultura corporativa sólida.

Para Milton, o futuro da M2A está em manter sua essência: servir, ajudar e ser grato. Ele acredita que, ao priorizar as pessoas e a qualidade, o sucesso financeiro é uma consequência natural. “Não se trata apenas de gerenciar e executar obras, mas de construir relações de confiança e criar um legado com nossos clientes, e cita como exemplo a Sicredi Vale do Piquiri para o qual já fizemos 35 obras do total de 44 na cidade de São Paulo e ABCD”, conclui.

A M2A Engenharia, sob a liderança visionária de Milton Amaral Filho, exemplifica como valores humanos podem transformar um mercado marcado por desafios e desconfianças, redefinindo o que significa construir para o bem-estar.




Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP