Expo 2025 - Credenciamento
 

Alimentando vidas com sustentabilidade

Um modelo exemplar de transformação ambiental e social no ambiente corporativo

Por Léa Lobo

Natali Feitosa, Especialista em Premises & Facilities II, Cintia Jardim, Líder de Alimentação, e Keila Hanashiro, Head of Hospitality na TOOLS Digital Services

Da esquerda para a direita: Natali Feitosa, Especialista em Premises & Facilities II, Cintia Jardim, Líder de Alimentação, e Keila Hanashiro, Head of Hospitality na TOOLS Digital Services. Foto: Divulgação


Na 19ª edição do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, o projeto "Alimentando Vidas", desenvolvido pela TOOLS Digital Services, empresa do grupo Santander, destacou-se como uma iniciativa exemplar que une sustentabilidade e impacto social. Voltado para o combate ao desperdício de alimentos e a redução da insegurança alimentar, o projeto representa um avanço significativo no alinhamento das práticas corporativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às diretrizes ESG. As autoras do projeto Natali Feitosa, Keila Hanashiro, e Cintia Jardim nos contam sobre esse importante desafio que vai além do atendimento das refeições no ambiente corporativo.

Um projeto além das refeições que trazem impacto ambiental e social

Com o objetivo de minimizar a emissão de CO₂ e promover a destinação correta de resíduos alimentares, o projeto envolve os três restaurantes internos do grupo, que servem cerca de 3.000 refeições diárias. Após implementar um novo conceito gastronômico e ampliar parcerias com pequenas e médias empresas, a operação registrou um aumento de 48% no volume de refeições servidas, mas também enfrentou o desafio do aumento de resíduos gerados.

Orientado pela Lei 14.016/20, que incentiva a doação de excedentes de alimentos, o projeto buscou soluções inovadoras. A parceria com a startup Comida Invisível possibilitou a criação de uma logística eficiente para a doação de alimentos em perfeito estado nutricional, mas sem valor comercial, a ONGs e instituições de caridade. Em 2024, o principal restaurante do projeto doou, em média, 1.365 kg de alimentos por mês, resultando em 300 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Alimentando vidas

Foto: Divulgação


​Resultados impressionantes

Nos primeiros 15 dias do projeto piloto, mais de 654 kg de alimentos foram doados, beneficiando 3 mil pessoas e evitando a emissão de 522 kg de CO₂.

Atualmente, os números escalaram, por mês são mais de 2,2 toneladas de alimentos doados, 20 mil refeições servidas e uma redução de 3,5 mil kg de CO₂ no ambiente. A expectativa é que o projeto alcance 26 toneladas de alimentos doados anualmente, proporcionando mais de 130 mil refeições e reduzindo significativamente os impactos ambientais.


O papel da sustentabilidade no ambiente corporativo

Além de combater o desperdício, o projeto reforça o compromisso do Santander com a sustentabilidade. Alinhada à ISO 14001, a iniciativa não apenas gerencia resíduos de forma responsável, mas também conscientiza colaboradores sobre consumo consciente e práticas sustentáveis.

A parceria com a Comida Invisível trouxe tecnologia e governança ao processo, garantindo a segurança alimentar e certificação de impacto social e ambiental. A startup utiliza uma plataforma inovadora para conectar empresas a mais de 20 mil ONGs, promovendo um ciclo virtuoso de responsabilidade social.

Próximos passos: expandir e inspirar

Com planos de expandir a doação para todos os restaurantes administrados pelo grupo, o Santander demonstra que práticas ESG podem gerar resultados tangíveis e transformadores. Mais do que um projeto, "Alimentando Vidas" é um modelo a ser seguido, mostrando que empresas podem, e devem, ser agentes de mudança na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

O projeto, ganhador da 19ª Edição do Prêmio ABRAFAC, reconhece a importância de iniciativas como essa, que não apenas mitigam os impactos ambientais, mas também alimentam vidas, promovem justiça social e pavimentam o caminho para um mundo mais sustentável.


Autoras do Projeto

Keila HanashiroHead of Hospitality na TOOLS Digital Services – Grupo Santander

Profissional com mais de 20 anos de experiência em gestão de serviços em setores como companhias aéreas, hotelaria, catering, eventos corporativos e instituição financeira. Especialista em proporcionar a melhor experiencia aos clientes, liderando equipes e projetos com foco em excelência, melhoria contínua e eficiência.

Atualmente, é responsável pela gestão de Facilities nos serviços de viagens, reembolso, mobilidade, alimentação, serviços de conveniências, recepção, espaços de reuniões e eventos, áudio visuais, controle de acesso, estacionamento e serviços administrativos. Destaca-se por alinhar eficiência operacional à excelência no atendimento, promovendo resultados sustentáveis e inovadores.



Natali Feitosa

Especialista em Premises & Facilities II | Inovação, Implantação e Gestão de Novos Projetos na TOOLS Digital Services – Grupo Santander

Nutricionista especialista em gestão de Facilities e implementação de projetos voltados para inovação e sustentabilidade, com experiência sólida em contratos de alimentação e certificação ISO 14001. Atualmente, é responsável pela liderança de projetos estratégicos que combinam excelência operacional, conformidade regulatória e sustentabilidade.

Sua atuação é marcada pela coordenação de eventos internos, superação de SLAs e indicadores, e entrega de soluções que garantem alta satisfação dos clientes. Com dedicação à auditoria de qualidade e ao avanço contínuo dos serviços, Natali é uma profissional orientada à inovação e comprometida com ações que fortalecem a sustentabilidade corporativa.



Cintia Saade Jardim
Líder de Alimentação na TOOLS Digital Services – Grupo Santander

Profissional com mais de 15 anos de experiência em food services, especializada em gestão de operações e serviços, desenvolvimento de equipes e implementação de estratégias de melhoria contínua.

Atualmente líder de Alimentação na TOOLS Digital Services, possui uma abordagem estratégica que permite otimizar processos e garantir a entrega de serviços de alta qualidade. Sua expertise inclui a análise de KPIs e a implementação de inovações que encantam os clientes, sempre buscando novas formas de aprimorar a experiência em prol de um atendimento diferenciado e altamente personalizado, refletindo seu compromisso com a qualidade, inovação e sustentabilidade.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP