Por Léa Lobo
Da esquerda para a direita: Natali Feitosa, Especialista em Premises & Facilities II, Cintia Jardim, Líder de Alimentação, e Keila Hanashiro, Head of Hospitality na TOOLS Digital Services. Foto: Divulgação |
Na 19ª edição do Prêmio ABRAFAC Melhores do Ano, o projeto "Alimentando Vidas", desenvolvido pela TOOLS Digital Services, empresa do grupo Santander, destacou-se como uma iniciativa exemplar que une sustentabilidade e impacto social. Voltado para o combate ao desperdício de alimentos e a redução da insegurança alimentar, o projeto representa um avanço significativo no alinhamento das práticas corporativas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às diretrizes ESG. As autoras do projeto Natali Feitosa, Keila Hanashiro, e Cintia Jardim nos contam sobre esse importante desafio que vai além do atendimento das refeições no ambiente corporativo.
Um projeto além das refeições que trazem impacto ambiental e social
Com o objetivo de minimizar a emissão de CO₂ e promover a destinação correta de resíduos alimentares, o projeto envolve os três restaurantes internos do grupo, que servem cerca de 3.000 refeições diárias. Após implementar um novo conceito gastronômico e ampliar parcerias com pequenas e médias empresas, a operação registrou um aumento de 48% no volume de refeições servidas, mas também enfrentou o desafio do aumento de resíduos gerados.
Orientado pela Lei 14.016/20, que incentiva a doação de excedentes de alimentos, o projeto buscou soluções inovadoras. A parceria com a startup Comida Invisível possibilitou a criação de uma logística eficiente para a doação de alimentos em perfeito estado nutricional, mas sem valor comercial, a ONGs e instituições de caridade. Em 2024, o principal restaurante do projeto doou, em média, 1.365 kg de alimentos por mês, resultando em 300 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Resultados impressionantes
Nos primeiros 15 dias do projeto piloto, mais de 654 kg de alimentos foram doados, beneficiando 3 mil pessoas e evitando a emissão de 522 kg de CO₂.
Atualmente, os números escalaram, por mês são mais de 2,2 toneladas de alimentos doados, 20 mil refeições servidas e uma redução de 3,5 mil kg de CO₂ no ambiente. A expectativa é que o projeto alcance 26 toneladas de alimentos doados anualmente, proporcionando mais de 130 mil refeições e reduzindo significativamente os impactos ambientais.
O papel da sustentabilidade no ambiente corporativo
Além de combater o desperdício, o projeto reforça o compromisso do Santander com a sustentabilidade. Alinhada à ISO 14001, a iniciativa não apenas gerencia resíduos de forma responsável, mas também conscientiza colaboradores sobre consumo consciente e práticas sustentáveis.
A parceria com a Comida Invisível trouxe tecnologia e governança ao processo, garantindo a segurança alimentar e certificação de impacto social e ambiental. A startup utiliza uma plataforma inovadora para conectar empresas a mais de 20 mil ONGs, promovendo um ciclo virtuoso de responsabilidade social.
Próximos passos: expandir e inspirar
Com planos de expandir a doação para todos os restaurantes administrados pelo grupo, o Santander demonstra que práticas ESG podem gerar resultados tangíveis e transformadores. Mais do que um projeto, "Alimentando Vidas" é um modelo a ser seguido, mostrando que empresas podem, e devem, ser agentes de mudança na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.
O projeto, ganhador da 19ª Edição do Prêmio ABRAFAC, reconhece a importância de iniciativas como essa, que não apenas mitigam os impactos ambientais, mas também alimentam vidas, promovem justiça social e pavimentam o caminho para um mundo mais sustentável.
Autoras do Projeto
Head of Hospitality na TOOLS Digital Services – Grupo Santander
Profissional com mais de 20 anos de experiência em gestão de serviços em setores como companhias aéreas, hotelaria, catering, eventos corporativos e instituição financeira. Especialista em proporcionar a melhor experiencia aos clientes, liderando equipes e projetos com foco em excelência, melhoria contínua e eficiência.
Atualmente, é responsável pela gestão de Facilities nos serviços de viagens, reembolso, mobilidade, alimentação, serviços de conveniências, recepção, espaços de reuniões e eventos, áudio visuais, controle de acesso, estacionamento e serviços administrativos. Destaca-se por alinhar eficiência operacional à excelência no atendimento, promovendo resultados sustentáveis e inovadores.
Especialista em Premises & Facilities II | Inovação, Implantação e Gestão de Novos Projetos na TOOLS Digital Services – Grupo Santander
Nutricionista especialista em gestão de Facilities e implementação de projetos voltados para inovação e sustentabilidade, com experiência sólida em contratos de alimentação e certificação ISO 14001. Atualmente, é responsável pela liderança de projetos estratégicos que combinam excelência operacional, conformidade regulatória e sustentabilidade.
Sua atuação é marcada pela coordenação de eventos internos, superação de SLAs e indicadores, e entrega de soluções que garantem alta satisfação dos clientes. Com dedicação à auditoria de qualidade e ao avanço contínuo dos serviços, Natali é uma profissional orientada à inovação e comprometida com ações que fortalecem a sustentabilidade corporativa.
Líder de Alimentação na TOOLS Digital Services – Grupo Santander
Profissional com mais de 15 anos de experiência em food services, especializada em gestão de operações e serviços, desenvolvimento de equipes e implementação de estratégias de melhoria contínua.
Atualmente líder de Alimentação na TOOLS Digital Services, possui uma abordagem estratégica que permite otimizar processos e garantir a entrega de serviços de alta qualidade. Sua expertise inclui a análise de KPIs e a implementação de inovações que encantam os clientes, sempre buscando novas formas de aprimorar a experiência em prol de um atendimento diferenciado e altamente personalizado, refletindo seu compromisso com a qualidade, inovação e sustentabilidade.