Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Por Léa Lobo

Guardiões do movimento

Foto: Divulgação

Na imensidão das ferrovias que cortam o Brasil de norte a sul, como grandes serpentes de aço transportando a riqueza agrícola e industrial do país, os profissionais que operam essa vasta rede são verdadeiros guardiões do movimento. O maquinista, que comanda uma composição de 120 vagões carregados com toneladas de produtos, simboliza a força e a precisão dessa operação. Ao seu lado, engenheiros, técnicos de manutenção e equipes de apoio garantem que os trens sigam seu percurso, enfrentando desafios como o clima, a segurança, a logística complexa e a diversidade geográfica. É o esforço conjunto desses profissionais que mantém o coração da ferrovia pulsando, entregando valor ao Brasil.

Por trás dessa operação grandiosa, existe uma área igualmente vital: Facilities Management. Na Rumo, ela é responsável por garantir que cada aspecto de infraestrutura, serviços e suporte esteja em perfeito funcionamento, permitindo que o foco esteja na movimentação de cargas. Seja o cuidado com as instalações remotas, o fornecimento de recursos nas estações ou o suporte técnico em locais de difícil acesso, a área de FM é o alicerce que sustenta a eficiência operacional da maior malha ferroviária do país.

Em uma conversa descontraída, executivos da Rumo Logística e o fornecedor de Facilities Services (grupo GPS) compartilham detalhes sobre a jornada de transformação que vem sendo implementada na área de FM da companhia em um contrato de full services que começou a rodar em agosto de 2024. Com a liderança de profissionais experientes e a integração de novas tecnologias, a empresa tem dado passos importantes para elevar o nível de serviços e proporcionar melhores condições de trabalho aos seus colaboradores, principalmente nos ambientes remotos, onde a logística de serviços enfrenta seus desafios diários.

Sob a liderança de  Antonio Neves, Head de Facilities e Segurança na RUMO desde outubro de 2022, e com o suporte da gerente nacional de Facilities, Renata Anjos Beu e uma equipe composta por coordenadores e seus times, incluindo Luiz Tadachi e Janilda Jesus Brandão de Oliveira, a Jane como conhecida, a equipe mantém uma estreita conexão com o fornecedor de full services, o Grupo GPS. Este é representado por Edilaine Siena, Diretora de Desenvolvimento de Negócios, Pedro Henrique de Lima Catarim, Gerente de Projetos e Inovações, e o Key Account Bruno Gabriel Alves de Souza. Juntos, eles formam um time que trabalham com um único objetivo: garantir que a gestão continue em movimento, como os trens que percorrem os 14.000 quilômetros de ferrovias, assegurando que a área de Facilities Management cumpra sua missão de cuidar dos espaços e das pessoas em aproximadamente 200 unidades, ao longo da malha ferroviária, que inclui alojamentos e pernoites que representam centenas de leitos para hospedar os profissionais da RUMO.

A transformação da área de FM na RUMO teve início há quase dois anos, quando a companhia começou a reunir uma equipe de especialistas, começando pela área de segurança patrimonial, que sempre foi crucial na operação ferroviária. “A gente começou pela área de segurança, que diretamente é também FM. Ao longo dessa jornada, novas lideranças foram incorporadas, com a Renata Beu, vinda da DP World, Luiz Tadachi que atou com prestação de serviços de facilities e Jane, com vasta experiência em grandes empresas do setor cervejeiro”, comenta Antonio Neves.

Enquanto Renata Beu é a Facility Manager que cuida das operações corporativas no Brasil e remotas ao longo das ferrovias, suportada pelo coordenador Luiz Tadachi, Janilda Oliveira atua como Facilities Sênior, sendo responsável por cinco escritórios corporativos da empresa, localizados em São Paulo, Santos, Brasília, Itú e Cuiabá.

Com mais de 8 mil colaboradores espalhados por nove estados, a empresa opera uma malha ferroviária de 14 mil quilômetros, conectando importantes áreas de produção agrícola ao escoamento em portos estratégicos. O desafio de FM, além da logística, envolve lidar com instalações remotas e atender colaboradores em áreas com acesso limitado, como regiões de preservação ambiental e aldeias indígenas. “Tem lugares remotos como serras e vales que são acessados apenas por meio de trens”, destaca Renata Beu, ao mencionar a complexidade de gerenciar todas essas operações.

“A infraestrutura antiga, típica de uma ferrovia convencional, exigiu uma grande reestruturação, envolvendo desde a adequação dos alojamentos dos maquinistas até a implantação de um novo contrato de serviços como o que acordamos com o grupo GPS, empresa responsável por diversos multisserviços. A negociação deste contrato durou mais 10 meses, dado o nível de complexidade e a responsabilidade compartilhada entre a contratante e a prestadora de serviços”, explica Antonio Neves.

“Foram muitos meses de dedicação e estudo para elaboração do edital e levantamento dos requisitos necessários para concretizar esse projeto”, relata Luiz Tadachi.

Um ponto de destaque na gestão da Rumo foi a decisão de não terceirizar completamente a responsabilidade sobre os colaboradores. “Contratam uma empresa e jogam na responsabilidade da empresa. Essa é uma relação predatória e que não gera engajamento bi lateral. A gente está mudando esse jogo”, afirma Antonio Neves, enfatizando a importância de um envolvimento direto da Rumo na definição dos requisitos necessários para escolha dos profissionais e dos equipamentos junto ao fornecedor GPS, além de garantir que o padrão de serviço seja mantido em todas as unidades, inclusive nas mais remotas.

A adoção de tecnologia, como softwares de gestão e o uso de drones, tem sido uma ferramenta essencial para a eficiência da operação. O foco não é apenas a melhoria da infraestrutura, mas também a implementação de soluções inovadoras para monitorar a logística e garantir a segurança dos colaboradores e das mercadorias. O software em questão permite o controle de presença e desempenho dos profissionais em locais distantes, onde a supervisão física diária seria inviável.

Outro aspecto importante da transformação é a mudança de cultura na empresa. O orgulho de trabalhar na ferrovia é algo recorrente entre os colaboradores, e a Rumo tem aproveitado esse sentimento para engajar ainda mais suas equipes. “O pessoal gosta muito de trabalhar na ferrovia. Geralmente quem está na ferrovia sente orgulho”, comenta Renata Beu. Adicionalmente a isso, a missão da RUMO é respeitar e incluir as pessoas como elas são e valorizando as diferenças.

Com um pacote robusto de investimentos previstos para os próximos anos, em concordância com diversas concessionárias ferroviárias e Governo Federal, incluindo mais de 200 bilhões de reais em investimentos em concessões públicas-privadas e o crescimento da malha ferroviária, hoje com cerca 31 mil para 53 mil quilômetros, a RUMO se destaca pelo crescimento sustentável e se consolida como um player estratégico no transporte de commodities agrícolas e outros produtos essenciais para a economia brasileira.

Antonio Neves reconhece que ainda há muito a ser feito, mas o caminho trilhado até agora é promissor. “Com a visão de integrar todas as áreas em um modelo de Full Service, a empresa não apenas melhora as condições de trabalho de seus colaboradores, como também contribui significativamente para a cadeia de produção e logística do país”, defende o Head de FM.

Como resumido por Antonio Neves, “A gente ajuda a movimentar o PIB do Brasil”, e com uma operação cada vez mais eficiente das áreas de FM e Segurança Patrimonial, essa contribuição só tende a crescer. Os trabalhos dessas áreas são estratégicos e essenciais para o sucesso do modal ferroviário.

E acrescenta: um único trem da Rumo pode transportar 120 vagões, cada um carregando cerca de 90 toneladas de produtos, o que equivale ao trabalho de cerca mais de 200 caminhões. Com uma frota de 1.400 locomotivas, essa enorme capacidade de transporte é gerida por apenas um maquinista por composição, demonstrando a eficiência e a importância da ferrovia no escoamento de grandes volumes de carga. Dada a responsabilidade e o impacto de seu trabalho, o papel do maquinista é fundamental e exige treinamento, capacitação e conhecimento adequado.

E para completar, Bruno Souza, que é o Key Account Manager bdo fornecedor, destaca emocionado o seu vínculo pessoal com a ferrovia, que remonta a gerações de sua família. Ele compartilha o orgulho e a satisfação de trabalhar no projeto Rumo, inicialmente com a área de Segurança Patrimonial e agora em Facilities Management, especialmente com o desafio de implementar mudanças de processos e padronizações, desde uniformes, veículos, EPIs, insumos, químicos e equipamentos, em uma operação complexa com diversas culturas regionais nos 09 estados de atendimento. O depoente também ressalta a importância de um “inconformismo positivo”, que motiva melhorias contínuas, e expressa o quanto essa trajetória tem sido gratificante, apesar dos desafios diários. Ele reconhece o apoio do time corporativo e a colaboração entre as áreas de Facilities e Suprimentos, afirmando que a troca de experiências e o aprendizado conjunto têm sido fundamentais no processo de evolução deste contrato.

Em um cenário de crescente complexidade e demandas específicas, a execução de um projeto de multisserviços vai muito além da simples contratação de fornecedores. A colaboração entre o contratante e o prestador de serviços é fundamental para garantir o sucesso do contrato, resultando em eficiência, inovação e, principalmente, no atendimento das necessidades dos usuários finais.

O primeiro passo para o êxito deste contrato da Rumo está no alinhamento de expectativas. “O contratante, como detentor do conhecimento profundo de suas operações e necessidades, desempenha o papel de guia, apontando as direções e os objetivos a serem alcançados. Já o fornecedor, com sua expertise técnica e operacional, atua como um parceiro estratégico, trazendo soluções personalizadas e inovadoras que atendam a essas demandas de forma eficaz”, resume Antonio Neves.

“A confiança mútua e a comunicação transparente são pilares essenciais dessa relação. O diálogo contínuo entre as partes permite não apenas a identificação de oportunidades de melhoria, mas também a adaptação necessária diante de eventuais desafios ou mudanças de escopo”, destaca Edilaine Siena. Quando contratante e fornecedor compartilham responsabilidades e trabalham com objetivos comuns, a entrega dos serviços se torna fluida, sem perda de qualidade ou comprometimento
dos prazos.

Por fim, a integração de soluções, muitas vezes sob a forma de modelos de Full Facilities ou gestão integrada de multisserviços, é a chave para a otimização de recursos e a geração de valor. Ao compreenderem a importância da sinergia, tanto o contratante quanto o fornecedor, neste case da Rumo e Grupo GPS, caminham juntos em busca de um desempenho superior, garantindo não apenas a execução bem-sucedida do projeto, mas também o fortalecimento da relação de longo prazo.

Agora, vamos conhecer um pouco o perfil dos envolvidos no projeto:

Perfil dos profissionais que são os pilares que movimentam o projeto de FM na RUMO Logística

PROFISSIONAIS QUE REPRESENTAM O CONTRATANTE:

Antonio Neves, Executivo em Prevenção de Perdas, Segurança, Riscos Corporativos e Facilities na Rumo desde outubro de 2022, é reconhecido por sua ampla experiência no mercado de segurança corporativa e por ter sido nomeado três vezes entre os Top 10 Influenciadores do Mercado Internacional de Segurança pelo IFSEC Global. Com um histórico militar como Oficial de Infantaria R/2 do Exército Brasileiro e uma carreira civil em grandes empresas como Heineken, Prosegur e Coca-Cola FEMSA, Neves combina suas qualificações em segurança privada e gestão empresarial com certificações especializadas. Na Rumo, ele lidera iniciativas estratégicas de prevenção de perdas e segurança, além de atuar como Vice-Presidente da ABSEG e Vice Chairman da ASIS International – Chapter SP.

Renata Beu é Gerente Nacional de Facilities na Rumo, advogada e engenheira civil, com uma vasta experiência de mais de dez anos em facilities, infraestrutura portuária, ferroviária e gestão de contratos. Com uma formação diversificada em engenharia civil, direito e um MBA em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Renata aplica suas habilidades técnicas, jurídicas e gerenciais para garantir a operação e conservação das instalações da maior operadora de ferrovias do Brasil. Sua paixão por liderar equipes e seu compromisso com a sustentabilidade marcaram também sua atuação anterior na DP World, onde liderou a manutenção predial, projetos de modernização e expansão de terminais.

Janilda (Jane) Oliveira, com 26 anos de experiência no setor de Facilities Management, iniciou em junho deste ano um novo ciclo como Analista de Facilities Sênior na Rumo, onde é responsável pela gestão de cinco escritórios da companhia em São Paulo, Santos, Brasília, Itu e Cuiabá. Em sua nova função, Jane busca garantir a eficiência dos serviços de Facilities, como manutenção predial, limpeza e controle de acesso, mantendo contratos atualizados e procedimentos dentro dos SLAs acordados.

Luiz Tadachi é formado em Engenharia Elétrica e Produção, com MBA em Gestão de Projetos. Profissional da área de Facilities e Manutenção Industrial e predial há 14 anos. Destaca-se na elaboração e gestão de manutenção preventiva e corretiva, análise de riscos operacionais e condução de inspeções técnicas. Luiz, também, é experiente e na implantação de novos contratos, já liderou equipes de facilities, segurança patrimonial, limpeza, logística e manutenção, tendo em sua estrutura até 28 funções e 320 pessoas.

PROFISSIONAIS QUE REPRESENTAM O PRESTADOR DO FULL FACILITIES SERVICES:

Edilaine Siena empresária à frente da Área de Apoio Estratégico em Infra Serviços, consolidou-se como uma referência no segmento ao longo de seus 18 anos de atuação no Grupo GPS e mais de 30 anos de experiência em Facilities Management (FM). Reconhecida por desenvolver soluções integradas aliando qualidade e tecnologia de ponta, Edilaine lidera projetos que combinam eficiência e inovação, sempre com foco na redução de custos e no impacto ambiental. Sua abordagem estratégica inclui o uso de tecnologia, insumos sustentáveis e ações sociais, garantindo soluções que entregam valor real aos clientes. Um exemplo marcante foi a implementação dos contratos com a Rumo, onde assegurou que todas as etapas fossem cumpridas com excelência, proporcionando uma experiencia positiva e fortalecendo o relacionamento com o cliente.

Pedro Henrique de Lima Catarim é Gerente de Projetos Estratégicos no Grupo GPS, com mais de 13 anos de experiência em gerenciamento de projetos de facilities em diversos segmentos. Seu foco é otimizar processos e resultados, desenvolvendo planejamentos estratégicos para concorrências e apoiando as áreas comercial e operacional. Pedro lidera projetos que visam a melhoria contínua da produtividade da equipe e a qualidade dos serviços prestados, utilizando novas tecnologias, equipamentos e insumos, além de implementar alterações de frequência e procedimentos, e promover treinamentos, gerando ganhos significativos para a empresa e melhorando a experiência do cliente. No projeto da Rumo, também atuou com PMO do projeto para garantir que o cronograma fosse cumprido.

Bruno Gabriel Alves de Souza é um profissional com ampla experiência na área de Suprimentos (Compras, Frotas, Contas a Pagar e Almoxarifado), Gestão de Pessoas, Facilities Management (FM), Segurança Patrimonial, com o foco na construção de parcerias duradouras através dos relacionamentos e ações estratégicas que impulsionam
o sucesso mútuo entre as empresas. Atualmente, ele está no contrato da Rumo (FM) como Key Account Manager, desempenhando um papel essencial na gestão e coordenação de operações estratégicas com a obstinação de sempre buscar eficiência e otimização de processos e recursos.

 

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