Black Friday - Congresso 2025
 

Iniciativas que transformam ambientes fechados em espaços mais seguros para todos

Facilities Management como protagonistas na garantia de ambientes saudáveis

Por Léa Lobo

Iniciativas que transformam ambientes fechados em espaços mais seguros para todos

Foto: Divulgação

A qualidade do ar que respiramos em ambientes fechados é crucial para a saúde pública, especialmente após os impactos globais da pandemia de Covid-19 e das crises de H1N1. No Brasil, várias entidades e gestores têm liderado essa discussão, como a criação do PNQAI - Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno.

O Presidente da instituição e CEO da MilliCare, Paulo Jubilut, explica que o PNQAI se propõe a implementar políticas públicas e sensibilizar tanto os que vivem em ambientes climatizados quanto os gestores e Facilities Managers sobre a importância de uma infraestrutura adequada em ambientes internos, assegurando que a qualidade do ar seja mantida em níveis que promovam a saúde e o bem-estar dos ocupantes. “O PNQAI se destaca pelo objetivo claro de suas lideranças: integrar a qualidade do ar interno à política pública e promover o tema em eventos e campanhas. E enquanto empresário do setor, trabalho para consolidar essa agenda em um movimento social e político”, enfatiza Jubilut.

O PNQAI inclui a criação de um pacto pela qualidade do ar, um compromisso defendido por profissionais e representantes de diversas instituições públicas e privadas, simbolizando a seriedade da causa, sendo que a importância desse plano vai além das fronteiras de São Paulo. O Estado do Paraná, por exemplo, também se destaca ao inspirar outras regiões do Brasil a considerarem uma legislação voltada para a qualidade do ar em ambientes fechados, como salas de aula, escritórios, clínicas e consultórios.

Sob a liderança do deputado Cobra Repórter, será realizada no dia 02 de dezembro, a audiência pública intitulada "Pacto Paraná pela Qualidade do Ar Interior – Um Compromisso com a Saúde Pública", no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Durante o evento, serão debatidos os principais aspectos do Projeto de Lei nº 636/2024, de autoria do deputado, que propõe a criação pioneira da Política Estadual de Qualidade do Ar Interior. Esta iniciativa visa manter o Paraná como referência nacional em políticas públicas sustentáveis e de vanguarda, com foco na saúde pública e na qualidade do ar em ambientes fechados, abordando suas principais implicações para a saúde respiratória. Baixe o PDF aqui.

Paulo Jubilut exemplifica que estudos e experiências em diversos países demonstram que a ventilação ineficiente em ambientes internos pode propiciar a proliferação de vírus, fungos e bactérias, comprometendo a saúde respiratória das pessoas. Um exemplo: as tais inúmeras viroses escolares são uma resposta a esses estudos.

Com a crescente compreensão dos efeitos do ar poluído em locais fechados, aumentou também a conscientização sobre a necessidade de regulamentação e melhoria dos sistemas de ventilação e climatização. E nesse contexto, os facilities managers desempenham um papel fundamental.

INICIATIVAS QUE TRANSFORMAM AMBIENTES FECHADOS EM ESPAÇOS MAIS SEGUROS PARA TODOS

FM como protagonistas na garantia de ambientes saudáveis

Os profissionais que atuam em FM, principalmente quando lidam com a higienização dos ambientes, já possuem ampla responsabilidade sobre a infraestrutura e operação dos edifícios, e agora têm a oportunidade de serem protagonistas na implementação de soluções que garantam a qualidade do ar. Isso exige conhecimento técnico e um olhar atento para os processos que possam impactar o ambiente, incluindo limpeza e manutenção regular dos sistemas de ventilação e de carpetes e forrações, como destacado na ABNT 17037 (Projeto de Lei 110/2012).

Além de promoverem a segurança e a saúde ocupacional, os facilities managers são essenciais na execução de planos de renovação e filtragem de ar e atentos a contribuição do carpete para a qualidade do ar de interiores, como destacado pelo Guia Abritac - Guia Técnico de Manutenção e Limpeza de Tapetes, Carpetes e Capachos. “A participação desses profissionais torna-se ainda mais relevante com a regulamentação em desenvolvimento, que poderá, no futuro, exigir conformidade com normas de qualidade do ar”, pontua Jubilit.

O compromisso com a qualidade do ar traz benefícios para a saúde pública e para a economia. Estima-se que ambientes bem ventilados possam reduzir internações hospitalares por doenças respiratórias, especialmente em escolas e hospitais, onde há maior risco de contaminação cruzada. Adicionalmente, empresas que priorizam a qualidade do ar interno em seus escritórios observam um impacto positivo na produtividade e no bem-estar de seus colaboradores.

“Iniciativas como o PNQAI, somadas ao Pacto Paraná pela Qualidade do Ar Interior, não só promovem a saúde pública, mas estabelecem um exemplo para o país. As iniciativas demonstram que, com investimento em infraestrutura e conscientização, é possível criar ambientes internos mais seguros e saudáveis, refletindo a responsabilidade social e os cuidados com o bem-estar das pessoas. Para os Facilities Managers, o desafio é integrar essa nova demanda à sua rotina, contribuindo ativamente para um futuro em que a qualidade do ar seja um direito e uma realidade assegurada para todos", conclui Paulo Jubilut.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP