Expo 2025 - Credenciamento
 

Equipe de Facility Management da 99 busca rentabilizar área

Em entrevista exclusiva, Paulo Brugnaro fala sobre papel estratégico de FM e cultura flexível.

Por Natalia Gonçalves

Equipe de Facility Management da 99 busca rentabilizar área

Da esquerda para a direita em pé: Tatiana Machado da Silva, analista de Facilities, Daniel Takemoto, assistente de Facilities, Luciane Assumpção, gerente de Facilities, Paulo Brugnaro, Head de Facility Management e Real Estate, Viviane Vianna, especialista de Facilities, Anderson Silva Santos, analista de Facilities Pleno, Letícia Schivo, analista de Facilities Pleno, Erica Tamires Silva, analista administrativo, Gabriela Flauto Perini, coordenadora de Facilities; Sentados, da esquerda para a direita: Nicole Nogueira Silva, analista de Facilities Sênior, Thais Martins, HR BP, Beatriz Schuh, analista de Facilities. Foto: Divulgação


​De um grupo com empresas de seguros e consultoria, onde seguia um dress code formal, Paulo Brugnaro foi para a 99 e descobriu uma nova forma de estar no ambiente de trabalho. Dentro dessa cultura mais flexível, como head de Facility Management e Real Estate, um dos maiores desafios está em garantir um espaço agradável e atraente, sem a obrigatoriedade do presencial.

Todos os dias, a equipe de FM oferece um café da manhã para o escritório, sendo uma iniciativa aperfeiçoada por Luciane Assumpção, nova gerente de Facilities da 99. Além disso, o espaço de trabalho conta com uma área de descanso, uma parte de jogos, e é pet friendly. Tudo pensado para tornar o presencial mais atraente. Luciane, neste sentido, está constantemente buscando feedbacks e oportunidades para melhorias através de pesquisas NPS periódicas com os colegas. “Só garantir limpeza e uma temperatura do ar-condicionado agradável já não é mais suficiente”, observa Brugnaro.

Localizada na Avenida Paulista, a sede da 99 ocupa cinco andares da WeWork. Assim, grande parte dos serviços são prestados pela empresa de espaços de coworking, como manutenção, limpeza, dedetização e segurança. Os colaboradores da 99 podem também ocupar a área de Louge da WeWork, que oferece os serviços de massagem e manicure.

Há cerca de dois anos, a área de Facilities e Real Estate da 99 passou por uma reestruturação, quando passou a fazer parte da estrutura internacional do grupo DiDi. “Com isso, uma atividade rotineira do nosso time é a busca por padronização de nossa operação de Facilities e dos nossos espaços internacionalmente, sempre buscando a eficiência na ocupação como também trazendo espaços práticos e confortáveis aos colegas”, afirma Brugnaro.

Equipe de Facility Management da 99 busca rentabilizar área

Foto: Divulgação


​No Brasil, a equipe gerenciada por Brugnaro é responsável por dois escritórios administrativos e espaços destinados para atender os motoristas parceiros da empresa. Recentemente, um projeto de reestruturação de toda a operação de Facility Management foi reconhecido por um prêmio internacional da Didi, com destaque para a performance de Viviane Vianna, especialista de Facilities

A área de Facility Management, segundo o profissional, não pode mais pensar apenas em conservação e atendimento, pois a contribuição dessa área também é estratégica para o negócio. Assim, rentabilizar a área é um dos objetivos de Brugnaro, assim como prover um espaço em que as pessoas sintam-se “em casa”. Como uma empresa de tecnologia, a equipe de Facility Management da 99 traz a inovação no DNA da operação.

“Atualmente, estamos fazendo um upgrade na tecnologia das nossas salas de reunião e, inclusive, incluindo sensores de presença para checkouts automáticos e liberação do espaço no nosso sistema de gerenciamento de espaços. Nessa linha de sensores, estamos também estudando a implantação de sensores de conforto nos espaços de trabalho com medição de temperatura, ruído e qualidade do ar”, comenta Brugnaro.

Na equipe de Facility Management, Brugnaro destaca a presença de especialistas em mercado imobiliário e layouts, gestão de serviços, travel, finanças (Capex e Opex) e gestão de projetos. Uma das mudanças gerenciadas pelo time, recentemente, foi a desocupação de um espaço compartilhado para um espaço de locação direta. Em busca por melhorias contantes, a equipe de FM da 99 está aberta para trocas de benchmarking


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP