Black Friday - Congresso 2025
 

Crescimento de 500% nos três primeiros anos

A nova tendência do mercado imobiliário que fez empresa de retrofit disparar no mercado.

Por Mateus Murozaki

Crescimento de 500% em 3 anos

Foto: Divulgação

Dois terços da população de Santos reside em prédios e apartamentos. Dados do Censo do IBGE de 2022 apontam que isso torna a cidade a mais verticalizada do Brasil. Isso faz de Santos um ponto curioso para o mercado de imobiliário, pois, ao mesmo tempo em que a área ociosa é limitada, a cidade também possui um enorme potencial de retrofit.

“Vimos ali essa possibilidade de criar, renovar e fazer house flipping em apartamentos e prédios mais antigos, porque temos um custo inferior de valor de metro quadrado e também trabalhamos com sustentabilidade. Assim, não é necessário demolir um prédio inteiro para construir um novo, principalmente nas regiões mais nobres da cidade”, comenta Tiago Caligiuri, sócio fundador e arquiteto da Retrofit Empreendimentos Imobiliários, empresa de empreendimentos imobiliários focada na renovação de apartamentos antigos em Santos.

A empresa foi fundada há três anos e meio e, nesse período, cresceu aproximadamente 500%, focando nesse segmento. Atualmente, possui 55 investidores e está no seu 16º imóvel. Uma trajetória que soletra sucesso.

De acordo com o sócio fundador, o que determina a viabilidade de um prédio é a localização, metragem quadrada e vaga de garagem, sendo a primeira o fator que influencia o valor da segunda.

Um desses casos é o do edifício Monet, originalmente datado da década de 70 e localizado no Gonzaga, uma das regiões mais procuradas de alto padrão em Santos. Com 250m², o imóvel passou por uma revitalização e modernização, com destaque para a integração da nova área de convivência.

Segundo Caligiuri, foi um projeto entregue em tempo recorde: cinco meses entre pegar a chave e entregar o projeto. O profissional atribui essa eficiência à mão de obra, com a qual trabalha há 20 anos, e à escolha de materiais, que eram de pronta entrega.

Ele define esse caso específico como o projeto ideal para os padrões da empresa, dado que a localização era ótima, o apartamento era de alta qualidade e a metragem de 250m² de área útil, com três vagas de garagem, atendia a todas as exigências que geralmente procuram.

“Eu acho que o Monet é um case de extremo sucesso porque entrega tudo que procuramos: excelente localização, área útil, vagas de garagem demarcadas, além da fluidez em todo o processo de projeto, obra e finalização”, comenta o arquiteto.

Retrofit como tendência

De acordo com Caligiuri, desde que a empresa foi criada, houve um boom imobiliário na cidade, o que tornou difícil arrematar imóveis antigos. O profissional atribui parte dessa tendência à própria empresa, que sempre fez uma divulgação forte, fazendo com que percebessem o potencial da restauração de imóveis e apartamentos na área.

O valor por metro quadrado acaba sendo o fator determinante para que o retrofit se mostre uma opção atrativa, sendo também o motivo pelo qual o arquiteto acredita que seja apenas uma questão de tempo até que a tendência se espalhe para além do Sudeste e comece a atingir outros estados de maneira massiva.

Por ora, a empresa busca expansão, tendo a capital paulista como foco. O Rio de Janeiro também chama a atenção, mas para um futuro distante, caso ocorra: “São Paulo é um foco nosso, já estamos procurando alguns imóveis e a procura está bem grande lá. Rio de Janeiro, vamos com calma, pode ser uma possibilidade, mas acho que lá na frente, porque o Rio de Janeiro já tem bastante movimento de retrofit, principalmente na região da Orla e em Copacabana. Então, acho que ali é um nicho mais específico e será difícil entrarmos. São Paulo, acho que ainda temos bastante mercado para trabalhar”, explica.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP