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Você sabia que a eficiência operacional da sua empresa está diretamente ligada às questões imobiliárias? Afinal, é preciso que os espaços estejam seguros e confortáveis para que os colaboradores possam desempenhar seu trabalho da melhor forma. Além disso, temas como ocupação e portfólio imobiliário representam cifras consideráveis nas finanças corporativas e, por isso, precisam ser geridos com profissionalismo e excelência. Ainda assim, muitas organizações relegam a gestão imobiliária a segundo plano, o que traz ineficiência e desperdício.
O BPO (Business Process Outsourcing) imobiliário contribui para resolver esse problema, pois é a terceirização de operações e fornecedores, com a centralização da gestão de serviços de real estate em um só parceiro. Na cadeia imobiliária, compreende o escopo da administração, desde gestão de portfólio, passando por projetos e obras até serviços de manutenção predial e experiência do usuário.
Para quais empresas o BPO imobiliário é indicado?
Organizações com uma estrutura imobiliária complexa, empresas com muitos funcionários e aquelas que oferecem uma gama de amenidades e soft services em seus espaços corporativos podem se beneficiar do BPO imobiliário.
Isso porque um projeto de BPO customizado pode contribuir em diversas frentes – para a otimização da ocupação e da composição do portfólio; para a conservação do patrimônio por meio de manutenções preventivas e corretivas; para o alcance de metas de ESG a partir de obras pontuais de renovação com foco em sustentabilidade; para a satisfação e retenção dos colaboradores com a oferta de mais comodidade e conforto no local de trabalho, seja um escritório, uma fábrica ou um galpão logístico.
“Com as transformações impostas pela pandemia, as empresas estão, cada vez mais, olhando para todo o seu ciclo imobiliário – desde a gestão do portfólio, para buscar novos espaços ou para disponibilizar os que estão desocupados, até a oferta de amenidades e de um ambiente seguro do ponto de vista de condições de saúde e limpeza. São funções que acabam distribuídas em várias áreas, como Engenharia, RH e Compras. Por isso, a centralização com um projeto BPO customizado traz ganhos consideráveis”, indica Fátima Bottameli, diretora de Novos Negócios de Work Dynamics da JLL.
Benefícios de um projeto de BPO customizado
Terceirizar a gestão imobiliária dá visibilidade sobre a operação, aumenta o controle, diminui o risco operacional e amplia as possibilidades de economia final.
Por meio de informações centralizadas e de fácil acesso, é possível ganhar agilidade e ter maior visibilidade e previsibilidade sobre processos. Isso proporciona economia financeira e inteligência de dados.
Como resultado, o cliente ganha eficiência, transparência e resiliência. Assim, as empresas de todos os segmentos podem se dedicar integralmente ao seu negócio principal.
A JLL é uma consultoria especializada em todos os serviços do mercado imobiliário, por isso, é a parceira ideal para promover uma gestão integrada de toda a cadeia.
As principais frentes de atuação do outsourcing imobiliário que proporcionam economia são:
Gestão de fornecedores - Otimização dos custos por meio da gestão da cadeia de fornecedores, obedecendo critérios de qualidade e execução customizados para cada cliente. A JLL possui um time dedicado a elencar e categorizar esses fornecedores, gerando eficiência operacional com medição de KPIs e oferecendo aos seus clientes uma gama de empresas referenciadas e a possibilidade de melhores negociações;
Gestão de pessoas - Time central responsável por organizar as tarefas e as atividades de quem está em campo. Enquanto a equipe local tem uma visão específica de determinada operação, o time central olha para várias operações, o que traz o ganho de eficiência e de economia;
Gestão do fluxo de trabalho - Desenvolvimento de processos, manuais, métodos e dashboards para orientar e dar suporte para a equipe de campo. Isso facilita, organiza, agiliza e padroniza a execução. Em vez de ter um ponto de contato diferente para cada demanda do negócio e, por consequência, precisar realizar várias reuniões para abordar questões similares, o cliente passa a lidar somente com os especialistas da JLL. São eles que fazem a gestão das demandas e se encarregam da comunicação com fornecedores e parceiros envolvidos na cadeia do real estate.
“O BPO estabelece um ciclo de melhoria contínua e contribui para um ecossistema de inovação constante. Conforme a operação evolui, mais conhecimento é gerado e mais aprimoramentos podem ser realizados, o que acontece por meio do acompanhamento permanente e da análise de cada etapa em busca de melhores resultados”, diz Bottameli.
A JLL oferece a solução de BPO mais completa e personalizada para as necessidades da sua empresa. Além de seu amplo conhecimento no mercado imobiliário, agrega ferramentas de tecnologia específicas para o setor, como o IWMS, sigla em inglês para Integrated Workplace Management System (Sistema de Gestão Integrada do Espaço de Trabalho), sistema que reúne e organiza os dados de operações imobiliárias.
Ao fazer a gestão imobiliária, a JLL assume os riscos operacionais e os mitiga, uma vez que conta com especialistas experientes em cada área envolvida. O resultado é a melhora do accountability e da governança. Escolher a JLL como parceira do seu projeto de BPO é reduzir a complexidade interna e colocar sua empresa em uma jornada de tecnologia e sustentabilidade orientada por dados, aumentando a eficiência e a satisfação dos ocupantes.