Expo 2025 - Credenciamento
 

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Nova Head de Facilities da multinacional fala sobre cases da carreira e novos desafios.

Por Léa Lobo

Conheça como a Toyota revoluciona área de Facilities Management

Foto: Felipe Parre - Parre Fotografia



Vanessa Zietlow, nova Head de Facilities da Toyota TDB, coleciona cases de implementação de projetos e gerenciamento de Facilities ao longo da carreira, tendo sido reconhecida com prêmios de algumas empresas por onde passou. Na General Mills, recebeu o Prêmio de Integração quando a Yoki foi comprada pela multinacional. “Fiz todo processo de unificação das duas empresas, a implantação da nova cultura americana e seus valores. Foi muito bacana participar dos dois lados”, comenta Vanessa.   

Desde maio deste ano, ela atua na Toyota, mas possui no currículo passagens por grandes empresas como Samsung Electronic, Banco Original, Ifood, 99 e General Mills. Em entrevista exclusiva à InfraFM, ela comenta sobre cases da carreira e expectativas em relação a implementação de novas tecnologias na área de FM da Toyota.


O que a motivou a aceitar o cargo de Head de Facilities Management na Toyota, especialmente considerando a gestão das plantas em Sorocaba, Indaiatuba e em Porto Feliz e também o Centro de Distribuição de Peças, que fica em Porto Feliz?

Minha passagem pela Yoki - General Mills onde fiquei por 13 anos, me fez amar o ambiente de fábrica. Quando recebi o contato para integrar a gerência da área de Facilities na Toyota, o que me motivou foi todo investimento que eles vão ter nos próximos anos aqui no Brasil com a ampliação da fábrica e principalmente a parte de gestão de pessoas, por liderar um Time com 3 coordenadores e mais de 40 pessoas.

Sou movida a novos desafios e realizar novos projetos, fazer parte da história e do desenvolvimento da empresa me dá realmente muita satisfação e realização.


Quais foram os maiores desafios que você enfrentou durante sua passagem pela Samsung Electronics e como você os superou?

Foi uma experiência incrível, tenho uma gratidão enorme por essa experiência, tive grandes desafios com gestão de viagem e gestão de frotas, dois temas da área de Facilities sensíveis aos usuários que são nossos principais clientes.

Na gestão de frotas, o desafio dos principais players do mercado é criar procedimentos e seguir SLA e a disponibilidade de carros no Brasil, mas tem sido um desafio já a algum tempo.

Já na gestão de viagem, a implementação da política e a educação dos usuários são delicados, porque cada um tem suas particularidades e justificativas para sua demanda, mas implementamos controles semanais e até mensais para que a política fosse ao máximo respeitada.


Pode nos contar mais sobre sua experiência liderando a expansão de instalações e portfólios imobiliários no Banco Original? Quais foram as principais lições aprendidas?

No Banco Original, a gestão do prédio deles em São Paulo conta com mais de 26 andares e algumas agências no Brasil, sendo um grande case na gestão das instalações, da padronização de layout e do mobiliário - um desafio, que de forma tranquila, resolvemos em São Paulo e em outras regiões.

A grande lição aprendida foi em relação ao planejamento e a importância de um bom PMO em cada um dos projetos, permitindo o gerenciamento de tempo de entrega dos itens, do tempo de execução e, principalmente, da finalização no prazo alinhado.


Na General Mills, você gerenciou diversos projetos de infraestrutura. Qual foi o projeto mais desafiador e como você garantiu seu sucesso?

Tive experiências marcantes na General Mills que ficarão por toda minha carreira, foram 13 anos de dedicação, onde fiz projetos como novos andares e até mesmo uma nova fábrica. No entanto, o maior desafio foi o fechamento de fábricas e CD’s que fiz pelo Brasil, assim como, os desligamentos feitos em massa. Na General Mills, eu provia toda a estrutura e participava durante meses de todo planejamento, pensando na segurança, bem-estar, mas também em fazer daquele momento o menos ruim possível a quem seria desligado.

Óbvio que gosto muito mais de fazer novas implantações do que fechamentos, mas o aprendizado em cada uma delas, me fez valorizar ainda mais o meu trabalho.

Com base em sua vasta experiência em Facilities Management, como você pretende aplicar as melhores práticas de gerenciamento de Facilities na Toyota para melhorar a eficiência e a sustentabilidade?

Padronizando processos, divulgando os procedimentos em workshops, dando visibilidade da área aos funcionários e o principal: conscientizando as pessoas. Na Toyota a área de Facilities é entendida como Administração, mas pretendo reforçar a importância dessa área para a empresa funcionar tanto no cuidado de toda a estrutura predial quanto nos benefícios essenciais aos funcionários como restaurante, limpeza e segurança patrimonial.

Quais são suas expectativas e planos para os próximos anos na Toyota, especialmente em relação à inovação e à implementação de novas tecnologias nas operações de Facilities?

Minha expectativa por aqui é trazer inovações e um trabalho mais fluido entre a nossa área e as outras, mas também trazer automatização de processos e cobrar dos fornecedores seus compromissos com sustentabilidade, inovações, sistemas, controle e gestão das pessoas, além de SLA para cada serviço, e o principal: promover a satisfação dos seus funcionários no dia a dia.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Qual é a corda bamba do ESG?

George Barcat, especialista em Ética Empresarial e Compliance, reflete sobre a relação entre trade-offs e o processo decisório do ESG.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025 - Políticas de Aquisição

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP