Por Léa Lobo
Da esquerda para a direita: Vicente Rizzo, diretor de Operações e Manutenção, e Diego Faria, Head of Facilities & Properties, do World Trade Center São Paulo. Foto: Divulgação |
Fundado em 1995, o WTC é uma das mais de 320 torres de negócios com marca registrada pela World Trade Center Association, formando um grupo que proporciona conexões globais de negócios. Faz parte de um complexo que inclui, além da torre corporativa, o shopping D&D, o WTC Events Center, o Sheraton Hotel e o WTC Business Club, formando o complexo empresarial mais completo da América Latina.
Para repaginar a gestão e a infraestrutura do complexo WTC, a alta gestão trouxe Vicente Rizzo para comandar a área Operacional e de Engenharia. Rizzo é um profissional altamente capacitado e experiente, atualmente ocupando a posição de Diretor de Manutenção e Operações. Com uma trajetória sólida e diversificada, Rizzo acumulou vasta experiência em cargos de liderança em grandes empresas, tanto nacionais quanto multinacionais.
Com formação em Engenharia Elétrica, possui mais de 20 anos de expertise na área de Administração e Gerenciamento de Propriedades, Manutenção Predial e de Sistemas Críticos, e Facilities. Sua experiência abrange diversos setores, incluindo shoppings centers, instituições financeiras, entretenimento, indústrias e edifícios comerciais. Ao longo de sua carreira, Vicente se destacou pela habilidade de estruturar e liderar áreas de FM, tanto em termos de infraestrutura (hard) quanto de serviços (soft). Sua expertise inclui o gerenciamento eficaz de manutenção e obras em diferentes segmentos, desde a fase de prospecção e levantamento de demanda até o controle rigoroso das obrigações legais, fiscais e trabalhistas.
E agora, em seu papel mais recente, Rizzo recebeu a responsabilidade de reavaliar e elevar o padrão do complexo WTC, para equipará-lo aos melhores empreendimentos da região. Sua abordagem estratégica e sua expertise estão sendo fundamentais para alcançar esse objetivo. E para ajudá-lo nesta empreitada, Rizzo convidou Diego Faria. Faria assumiu o papel de Head de Facilities & Properties no WTC em dezembro de 2023, trazendo consigo uma vasta experiência na gestão de instalações e propriedades. Com um histórico sólido, Faria ocupou cargos de destaque como Facilities Manager em empresas renomadas como Viveo, 99, Herbalife e JLL.
Ao longo de sua jornada, Faria desenvolveu uma ampla gama de áreas, incluindo gestão financeira, real estate, compras, gestão ambiental, segurança do trabalho e patrimonial, entre outras. Faria tem como foco primordial o alcance das metas corporativas, proporcionando um ambiente saudável e seguro para os colaboradores. Suas habilidades incluem uma atenção meticulosa aos detalhes, um compromisso inabalável com a qualidade e excelentes capacidades de gestão de pessoas e comunicação interpessoal, características importantes para profissionais que atuam como Facility Manager.
“Eu acredito que estar na posição atual aqui no WTC é resultado da experiência que acumulei ao longo da minha trajetória. Anteriormente, já aqui no WTC, como prestador de serviços, tive o desafio de implantar o contrato de Full Facilities no complexo nas áreas de segurança, limpeza, manutenção, bombeiro, CFTV, outros serviços, além do gerenciamento da grande maioria dos subcontratos do WTC. O WTC é um grande complexo e, desde que assumi o desafio, comecei a movimentar a área e apesar de todo conhecimento na Operação e Engenharia, precisávamos de alguém que suportasse a área de Facilities e, dessa forma, convidei o Diego Faria, que aceitou o desafio de renovar e melhorar nossos processos de gestão de FM, para proporcionarmos novas e melhores experiências aos inquilinos e demais stakeholders do empreendimento”, inicia Rizzo.
Em paralelo à vinda dos dois profissionais, o WTC já possuía um grande plano de investimento do WTC, aprovado em 2020 e que começou a ser implantado em 2021. Após a substituição de alguns prestadores de serviço, o novo desafio é a renovação das Centrais de Água Gelada. Esse projeto foi revisitado e já foi iniciada a implantação no final dos anos de 2023, inclusive com a aquisição dos 5 chillers de 600TR cada (centrífugas), que tem previsão de entrega em julho de 2025 e que contarão com contrato de manutenção full por 5 anos. Hoje, o complexo do WTC é composto de três centrais de água gelada e na nova concepção do projeto terá um “district cooling”, que é uma central de água gelada única, que alimentará todo o complexo.
O projeto foi revisitado diversas vezes para adequações relacionadas à localização dos equipamentos, desmobilização das centrais antigas, compatibilização das pressões de trabalho de cada uma das unidades de negócio, entre outros diversos desafios que surgiram ao longo do desenvolvimento de um projeto desta complexidade. Agora o WTC encontra-se em fase de execução do projeto, onde já se concluiu a montagem de uma Central de Água Gelada Provisória, remanejando equipamentos existentes de algumas unidades de negócio e mantendo a operação ininterrupta.
Além desse projeto, Rizzo lembra que farão ainda a renovação das cabines de elevadores, renovação do parque de automação e controle de acesso, CFTV, enfim, toda uma gama de melhorias que beneficiarão o complexo a longo prazo, garantindo uma operação mais eficiente. Além disso, o WTC está conduzindo um projeto de face lifting de 114 quartos do hotel, sendo mais um projeto desafiador, afinal o hotel tem uma operação de 24 horas. “Nossa operação não para! Nosso objetivo é sempre melhorar a operação, reduzir custos, ampliar o sistema de automação, tendo melhor eficiência e uma estratégia para tornar o prédio ainda mais atrativo, com economias uma melhor experiência para nossos usuários. Estamos concluindo o processo de retrofit de todo o calçamento externo, trocando aproximadamente 3.500 metros quadrados de piso de pedra portuguesa por granito, obra que já está acontecendo com previsão de término até o final do primeiro semestre de 2024", explica Rizzo.
Segundo Rizzo, apesar do WTC ser um complexo da década de 90, agora sob gestão liderada pelo CEO, Fernando Negrão, que definiu junto aos investidores o objetivo de beneficiar o ativo e recolocar o complexo como referência para o mercado imobiliário: “nós cuidamos do operacional, então nossa área é a que demanda maior custo. Então todos os serviços são pensados por nós. Temos uma quantidade enorme de fornecedores, em todos os seguimentos e que estão inseridos neste processo para fazer a roda girar. Só a fornecedora de facilities services, tem aproximadamente 140 colaboradores alocados aqui no WTC". Já no estacionamento, o parceiro Estapar fez um plano de investimento e, recentemente, refez toda a sinalização e comunicação das garagens, que estão 100% adequadas, afinal, a área de eventos do WTC organiza muitos eventos que garantem a ocupação do estacionamento do complexo.
Rizzo destaca que quando iniciou no WTC, precisou desvendar todas as instalações do WTC e entender todas as particularidades da operação deste complexo multiuso. A experiência em grandes operações ajudou muito no processo de adaptação e transição para o novo modelo de gestão. “Temos um grande desafio que é conseguir contratar bons profissionais, pois, há necessidade de muita qualificação. Precisamos de profissionais que nos ajudem a trazer inovações para o dia a dia das operações. Quando cuidamos de um complexo do porte do WTC temos que ter olhar mais crítico, e o desafio da manutenção é muito grande, tudo macro, tudo grande, tudo longe. Temos que gastar muita sola de sapato e isso é bom, pois, já garanto o exercício diário”, exemplificou alegre.
“Enfim nossa meta é retomar o potencial desse prédio, um complexo que continua sendo benchmarking para o mercado imobiliário e queremos botar isso para rodar e ser um exemplo do novo, de ser um case para outras torres e diminuirmos ainda mais a taxa de vacância. Estamos aqui olhando os detalhes e há muita coisa por fazer. Óbvio que é por isso que estamos por aqui, mas, o principal é essa mudança da mentalidade e sempre focarmos em potencializar o prestígio do complexo, pois, ele continua sendo uma referência na região. Só para ter uma ideia, neste primeiro semestre concluiremos um projeto de retrofit de todas as cabines de energia do complexo com a substituição de todos os painéis de 34kV e 13.2kV, disjuntores, transformadores etc., obra que teve início em 2021 e que traz a modernização e segurança das nossas instalações.
"Fazer parte deste projeto de modernização do complexo WTC é pura sedução para um profissional que atua em FM. Reorganizar a casa, os processos, os procedimentos em relação à manutenção predial em geral, a ter essa visão de facilities management também na operação, foi o atrativo que me fez aceitar esse desafio. Espero, com o apoio do Rizzo, que eu consiga entregar e proporcionar a melhor experiência a todos os stakeholders do WTC”, completou entusiasmado o Facility Manager, Diego Faria.
Por fim, a chegada de Vicente Rizzo e Diego Faria marca o início de uma emocionante jornada de renovação e modernização do World Trade Center São Paulo, com investimentos significativos em infraestrutura, gestão operacional e sustentabilidade, o complexo se posiciona para oferecer experiências ainda mais atrativas e eficientes para seus inquilinos e stakeholders. Sob a liderança visionária de Rizzo e Faria, o WTC está preparado para retomar seu lugar como referência no mercado imobiliário e empresarial, impulsionando o desenvolvimento econômico e promovendo um ambiente de negócios vibrante e inovador na Zona Sul de São Paulo.
WTC Business Tower |
Torre comercial de 25 andares com marca registrada pela World Trade Center Association e que engloba mais de 40 grandes negócios; |
Lobby de entrada com pé-direito duplo; |
Subsolo com quatro níveis e 2000 vagas; |
Área de docas isolada; |
Edifício equipado com 10 elevadores separados em 2 zonas (baixa e alta), além de 3 elevadores de baldeação entre os subsolos e o térreo; |
Heliponto homologado com Sky Lobby e aberto 24 horas; |
Building Management (BMS) completo - sistema inteligente de gerenciamento predial. |
WTC Events Center
Mais de 60 espaços para eventos com capacidade para até 8.000 pessoas em um único dia e que podem acomodar de pequenas reuniões e encontros de negócios até grandes eventos corporativos e sociais. Com soluções criativas, conveniência e networking em um único espaço, proporciona aos clientes a possibilidade de customização dos eventos de diferentes portes e segmentos;
WTC Business Club
Referência em geração de networking corporativo dentro da rede mundial do World Trade Center;
Hotel Sheraton
Hotel 5 estrelas de marca internacional com quase 300 apartamentos com serviços especiais que oferece acomodações de alto padrão e possui vários serviços, como: heliponto, academia, amigável para animais de estimação e uma piscina ao ar livre com bar integrado, onde os hóspedes podem desfrutar;
D&D Shopping
O maior shopping de decoração do país, sendo um completo centro de Decoração & Design da América Latina. Pioneiro, lançou no Brasil o conceito de shopping especializado em Decoração & Design, seguindo a mesma linha dos melhores centros dos Estados Unidos e da Europa.