Condor
 

Parques aquáticos e sustentabilidade: existe conexão?

Com milhares de água sendo usado todos os dias, esse tipo de negócio consegue ser consciente?

Por Mateus Murozaki

Parques aquáticos e sustentabilidade: existe conexão?

Foto: Divulgação

O Brasil apresentou temperaturas recorde este ano e, consequentemente, diversos empreendimentos se beneficiaram do calor exacerbado. Um setor que vem prosperando há algum tempo e que certamente viu um aumento de público foi o de parques aquáticos, que continua firme apesar das dificuldades de se manter um negócio desse tipo.

Não há necessidade de dizer que tais empreendimentos apresentam gastos exorbitantes com água e eletricidade, mas também há a necessidade de investimentos grandes em segurança e, obviamente, em brinquedos e atrações, que são, em sua grande maioria, importados.

Acima de tudo, porém, a sustentabilidade é uma grande preocupação. Não é preciso ser um especialista para imaginar como a responsabilidade por parte dos parques é maior considerando que são milhares de litros de água sendo utilizados todos os dias. Sem ações conscientes, tais empreendimentos podem representar perigos reais para o meio ambiente.

Parques aquáticos e sustentabilidade: como se relacionam?

Ninguém está mais ciente da necessidade de ações sustentáveis em parques aquáticos do que os próprios donos e gestores. Quando pegamos como exemplo um dos maiores empreendimentos na área no Brasil, o Wet’n Wild, percebemos uma clara preocupação com os gastos, tanto naturais quanto monetários.

Desde antes de sua inauguração, a unidade de Itupeva do parque já contava com um sistema próprio de abastecimento de água e tratamento de efluente, tendo como única fonte de captação o lago Ribeirão do Moinho, o que significa que uma grande porção da água é tratada e reutilizada, evitando maiores desperdícios. Hoje, devido aos filtros, são tratados 2 milhões e 600 litros de água por hora.

A água do lago, obviamente, não pode ser utilizada in natura, então há também dois laboratórios nos arredores especializados em tratá-la previamente antes que ela seja direcionada ao parque. Essas ações não apenas ajudam o meio ambiente como também garantem uma maior economia para o empreendimento, o que é essencial visto que se trata de um negócio relativamente custoso devido às constantes atualizações e manutenções que devem ser feitas nos equipamentos.

Participantes do 3º Fórum InfraFM tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica à unidade e presenciar in loco como funciona a gestão do parque, que recebe, diariamente, 12 milhões de visitantes. Caso tenha se interessado, não perca a oportunidade de estar conosco em nossos próximos eventos!


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP