Black Friday - Congresso 2025
 

Parques aquáticos e sustentabilidade: existe conexão?

Com milhares de água sendo usado todos os dias, esse tipo de negócio consegue ser consciente?

Por Mateus Murozaki

Parques aquáticos e sustentabilidade: existe conexão?

Foto: Divulgação

O Brasil apresentou temperaturas recorde este ano e, consequentemente, diversos empreendimentos se beneficiaram do calor exacerbado. Um setor que vem prosperando há algum tempo e que certamente viu um aumento de público foi o de parques aquáticos, que continua firme apesar das dificuldades de se manter um negócio desse tipo.

Não há necessidade de dizer que tais empreendimentos apresentam gastos exorbitantes com água e eletricidade, mas também há a necessidade de investimentos grandes em segurança e, obviamente, em brinquedos e atrações, que são, em sua grande maioria, importados.

Acima de tudo, porém, a sustentabilidade é uma grande preocupação. Não é preciso ser um especialista para imaginar como a responsabilidade por parte dos parques é maior considerando que são milhares de litros de água sendo utilizados todos os dias. Sem ações conscientes, tais empreendimentos podem representar perigos reais para o meio ambiente.

Parques aquáticos e sustentabilidade: como se relacionam?

Ninguém está mais ciente da necessidade de ações sustentáveis em parques aquáticos do que os próprios donos e gestores. Quando pegamos como exemplo um dos maiores empreendimentos na área no Brasil, o Wet’n Wild, percebemos uma clara preocupação com os gastos, tanto naturais quanto monetários.

Desde antes de sua inauguração, a unidade de Itupeva do parque já contava com um sistema próprio de abastecimento de água e tratamento de efluente, tendo como única fonte de captação o lago Ribeirão do Moinho, o que significa que uma grande porção da água é tratada e reutilizada, evitando maiores desperdícios. Hoje, devido aos filtros, são tratados 2 milhões e 600 litros de água por hora.

A água do lago, obviamente, não pode ser utilizada in natura, então há também dois laboratórios nos arredores especializados em tratá-la previamente antes que ela seja direcionada ao parque. Essas ações não apenas ajudam o meio ambiente como também garantem uma maior economia para o empreendimento, o que é essencial visto que se trata de um negócio relativamente custoso devido às constantes atualizações e manutenções que devem ser feitas nos equipamentos.

Participantes do 3º Fórum InfraFM tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica à unidade e presenciar in loco como funciona a gestão do parque, que recebe, diariamente, 12 milhões de visitantes. Caso tenha se interessado, não perca a oportunidade de estar conosco em nossos próximos eventos!


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP