Sorteio Nespresso
 

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Por Natalia Gonçalves​

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Foto: Canva.com/ alvarez


​Quando se fala sobre o futuro do trabalho, é preciso ter cuidado. Para Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & Great Place To Work (GPTW), as mudanças dos modelos de trabalho ocorreram como um pêndulo nos últimos anos. "A gente foi totalmente para o modelo remoto, num momento de necessidade. Depois, fomos para uma coisa no meio do caminho, que é o híbrido. Naquele momento, ele pareceu ser o futuro, porque ficou um tempo na fase de experimento", observa.

Contudo, o relatório de Tendências - Gestão de pessoas 2024, desenvolvido pelo Ecossistema Great People & GPTW, revela o retorno ao presencial como uma tendência. Essa mudança, segundo Diniz, pode ser explicada por diferentes fatores. Enquanto alguns líderes observam o presencial como essencial para a manutenção da cultura, outros partem da necessidade de ter a rotina dos funcionários sob controle.

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW - Daniela Diniz

Nos relatórios anteriores, referentes a 2021 e 2022, o formato híbrido apresentou uma tendência de queda. Em 2023, o modelo 100% presencial já representava a realidade de 46,1% dos entrevistados pela GPTW. A última pesquisa foi realizada entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, com 1.864 entrevistados de todo o Brasil.

Conforme Daniela, apesar da tendência de retorno ao presencial, o impacto da flexibilidade proporcionada pelo modelo híbrido permanece. Durante os processos seletivos, os candidatos fazem perguntas que seriam impensáveis há quatro anos, como “qual é o modelo de regime?” ou “tenho que vir para o escritório todo dia?”.

Leia também: Retorno ao presencial com escolha do horário do expediente?


De acordo com o relatório, o mercado de trabalho segue a estratégia de trazer os colaboradores para uma sede com mais frequência. Por exemplo, grande parte das organizações que não retornaram ao presencial adotaram o híbrido com três dias no escritório. Desta forma, o relatório evidencia os motivos por trás do aumento de cautela de desenvolvedores e investidores nos principais mercados de escritórios da América Latina, ponto destacado no último estudo da JLL.

Isto é, a tendência de retorno ao presencial é um ponto de atenção para os profissionais de Facility, Property e Workplace Management. Um dos desafios para o setor, analisa Diniz, é tornar o ambiente de trabalho mais seguro e funcional, e apoiar os colaboradores que retornam ao regime 100% presencial no sentimento de bem-estar. Aliás, o bem-estar como parte da cultura é observado como tendência pela Great People Mental Health, empresa do ecossistema Great People & GPTW.

Quer saber mais sobre o assunto? No 19º Congresso InfraFM, acontecerá a palestra “Espaço versus pessoas: estratégias espaciais e organizacionais para o espaço do trabalho”. Com Tahiná Di Sessa Ribeiro e Ana Paula Rocha, ambas especialistas em Property e Workplace Management, o encontro abordará estratégias para criar ambientes de trabalho otimizados. Confira a programação do evento aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP