E-book de padronização da identidade da Raízen

Projeto e seus benefícios para a organização.
 
 E-book de padronização da identidade da Raízen e seus benefícios para a organização
Foto: Divulgação

A Raízen já nasceu como uma empresa que simboliza a transição energética. Desde a sua fundação, em 2011, com presença em toda a cadeia de valor, produzindo e comercializando produtos que movem o mundo, sempre pautados por uma sólida agenda ESG.
 
Alinhada com valores de sustentabilidade e responsabilidade social, a Raízen é uma empresa que investe em uma matriz limpa, renovável e na prática da economia circular, desenvolvendo soluções baseadas no crescimento sustentável, sempre com o objetivo de enfrentar os grandes desafios da transição energética para uma economia de baixo carbono.
 
O projeto “E-Book WorkPlace” foi criado a partir da identidade visual da marca desenvolvida por comunicação corporativa, que atribuiu notáveis orientações da área de FM  para aplicação do guia de marca nas unidades. Manter uma identidade de marca consistente em todas as unidades de uma empresa é crucial, não apenas por questões estéticas, mas também como estratégia para construir uma reputação sólida, promover a unificação da cultura corporativa e transmitir confiança aos colaboradores, clientes e parceiros. 
 
Conheça mais sobre este projeto, que contou com a participação de Ana Lígia Martins da Costa (coordenadora de Facilities SOP), Fernando Camargo (analista de Facilities SOP), Juliana Ribeiro (coordenadora de facilities CSC) da equipe de Facility Management da Raízen.
 
1. Principal desafio na padronização e unificação da cultura nos ambientes da Raízen:
 
Com 30 unidades espalhadas em 4 estados, compartilhar materiais padronizados entre todas as pontas foi um grande desafio. A implementação desses materiais é um trabalho meticuloso, contando com a orientação da aplicação dos materiais, através das equipes de facilites junto aos pontos focais de cada localidade.
 
2. Colaboração entre as diretorias CSC (centro de serviços compartilhados) e SOP (serviços às operações):
 A sinergia entre os departamentos da empresa e unidades, foi notável para a aplicação efetiva dos materiais. Promovendo a unificação da identidade da marca em diferentes áreas.
 
3. Adaptação aos terminais e bioparques:
No processo de adaptação dos materiais para atender às particularidades dos terminais e bioparques, foram considerados principalmente a facilidade de reprodução e o custo. O objetivo era manter a identidade visual da marca de forma simplificada e acessível para todas as localidades.
 
4. Influência das reformas nos escritórios em 2021 na implementação do projeto:
As reformas nos escritórios destacaram a importância de levar a cultura da Raízen para todas as localidades, mitigando diferenças entre as instalações e promovendo uma experiência consistente para os colaboradores.
 
5. Elementos abordados nos books em diferentes áreas:
Os livros abordam detalhes construtivos e modelos de mobiliário para áreas como área de vivência, banheiros, vestiários, escritórios, placas de sinalização e comunicação visual.
 
6. Integração entre o time de projetos do CSC e as operações do SOP:
Durante o desdobramento do material, foi essencial focar nas especificidades de cada área de negócio da empresa, integrando o conhecimento do time de projetos com a experiência das operações para garantir uma abordagem abrangente e eficaz.
 
7. Impacto da padronização na eficiência operacional:
A padronização traz uma economia de tempo para as equipes locais, pois elimina a necessidade de projetos e busca por materiais em situações de reforma ou renovação, além de focar em custo-benefício nos itens listados.
 
8. Medição da satisfação dos colaboradores:
A empresa planeja medir a satisfação dos colaboradores através do feedback de clientes e pontos focais parceiros, com planos para ajustes nos materiais com base nessas informações.
 
9. Resistência e desafios na implementação nos diversos ambientes da Raízen:
O contato constante com as pontas foi essencial para superar os possíveis desafios na implementação da linguagem arquitetônica nos ambientes da empresa, garantindo maior eficiência no projeto.
 
Em suma, o projeto de padronização da identidade da Raízen reflete não apenas um esforço para garantir uma imagem consistente da marca em todos os seus ambientes de trabalho, mas também demonstra um compromisso firme com a eficiência operacional e a satisfação dos colaboradores. Ao superar desafios de aplicação da identidade visual, colaborar entre diferentes diretorias e adaptar-se às particularidades de cada unidade, a empresa não apenas fortalece sua presença no mercado, mas também reafirma seu compromisso com a qualidade, a coesão interna e o desenvolvimento sustentável. O feedback contínuo dos colaboradores e a disposição para ajustar e aprimorar o projeto demonstram uma abordagem centrada nas pessoas e na busca constante pela excelência. Em última análise, a padronização da identidade da Raízen não é apenas uma questão estética, mas sim um reflexo dos valores fundamentais que impulsionam a empresa em direção a um futuro mais promissor e sustentável.

Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

De estagiário a Head de Energia

Nesta entrevista, o leitor acompanha a trajetória de Valdez Lopes, Head of Energy na INEER, rumo ao setor de energia renovável.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP