11ª Expo InfraFM
 

E-book de padronização da identidade da Raízen

Projeto e seus benefícios para a organização.
 
 E-book de padronização da identidade da Raízen e seus benefícios para a organização
Foto: Divulgação

A Raízen já nasceu como uma empresa que simboliza a transição energética. Desde a sua fundação, em 2011, com presença em toda a cadeia de valor, produzindo e comercializando produtos que movem o mundo, sempre pautados por uma sólida agenda ESG.
 
Alinhada com valores de sustentabilidade e responsabilidade social, a Raízen é uma empresa que investe em uma matriz limpa, renovável e na prática da economia circular, desenvolvendo soluções baseadas no crescimento sustentável, sempre com o objetivo de enfrentar os grandes desafios da transição energética para uma economia de baixo carbono.
 
O projeto “E-Book WorkPlace” foi criado a partir da identidade visual da marca desenvolvida por comunicação corporativa, que atribuiu notáveis orientações da área de FM  para aplicação do guia de marca nas unidades. Manter uma identidade de marca consistente em todas as unidades de uma empresa é crucial, não apenas por questões estéticas, mas também como estratégia para construir uma reputação sólida, promover a unificação da cultura corporativa e transmitir confiança aos colaboradores, clientes e parceiros. 
 
Conheça mais sobre este projeto, que contou com a participação de Ana Lígia Martins da Costa (coordenadora de Facilities SOP), Fernando Camargo (analista de Facilities SOP), Juliana Ribeiro (coordenadora de facilities CSC) da equipe de Facility Management da Raízen.
 
1. Principal desafio na padronização e unificação da cultura nos ambientes da Raízen:
 
Com 30 unidades espalhadas em 4 estados, compartilhar materiais padronizados entre todas as pontas foi um grande desafio. A implementação desses materiais é um trabalho meticuloso, contando com a orientação da aplicação dos materiais, através das equipes de facilites junto aos pontos focais de cada localidade.
 
2. Colaboração entre as diretorias CSC (centro de serviços compartilhados) e SOP (serviços às operações):
 A sinergia entre os departamentos da empresa e unidades, foi notável para a aplicação efetiva dos materiais. Promovendo a unificação da identidade da marca em diferentes áreas.
 
3. Adaptação aos terminais e bioparques:
No processo de adaptação dos materiais para atender às particularidades dos terminais e bioparques, foram considerados principalmente a facilidade de reprodução e o custo. O objetivo era manter a identidade visual da marca de forma simplificada e acessível para todas as localidades.
 
4. Influência das reformas nos escritórios em 2021 na implementação do projeto:
As reformas nos escritórios destacaram a importância de levar a cultura da Raízen para todas as localidades, mitigando diferenças entre as instalações e promovendo uma experiência consistente para os colaboradores.
 
5. Elementos abordados nos books em diferentes áreas:
Os livros abordam detalhes construtivos e modelos de mobiliário para áreas como área de vivência, banheiros, vestiários, escritórios, placas de sinalização e comunicação visual.
 
6. Integração entre o time de projetos do CSC e as operações do SOP:
Durante o desdobramento do material, foi essencial focar nas especificidades de cada área de negócio da empresa, integrando o conhecimento do time de projetos com a experiência das operações para garantir uma abordagem abrangente e eficaz.
 
7. Impacto da padronização na eficiência operacional:
A padronização traz uma economia de tempo para as equipes locais, pois elimina a necessidade de projetos e busca por materiais em situações de reforma ou renovação, além de focar em custo-benefício nos itens listados.
 
8. Medição da satisfação dos colaboradores:
A empresa planeja medir a satisfação dos colaboradores através do feedback de clientes e pontos focais parceiros, com planos para ajustes nos materiais com base nessas informações.
 
9. Resistência e desafios na implementação nos diversos ambientes da Raízen:
O contato constante com as pontas foi essencial para superar os possíveis desafios na implementação da linguagem arquitetônica nos ambientes da empresa, garantindo maior eficiência no projeto.
 
Em suma, o projeto de padronização da identidade da Raízen reflete não apenas um esforço para garantir uma imagem consistente da marca em todos os seus ambientes de trabalho, mas também demonstra um compromisso firme com a eficiência operacional e a satisfação dos colaboradores. Ao superar desafios de aplicação da identidade visual, colaborar entre diferentes diretorias e adaptar-se às particularidades de cada unidade, a empresa não apenas fortalece sua presença no mercado, mas também reafirma seu compromisso com a qualidade, a coesão interna e o desenvolvimento sustentável. O feedback contínuo dos colaboradores e a disposição para ajustar e aprimorar o projeto demonstram uma abordagem centrada nas pessoas e na busca constante pela excelência. Em última análise, a padronização da identidade da Raízen não é apenas uma questão estética, mas sim um reflexo dos valores fundamentais que impulsionam a empresa em direção a um futuro mais promissor e sustentável.

Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

De estagiário a Head de Energia

Nesta entrevista, o leitor acompanha a trajetória de Valdez Lopes, Head of Energy na INEER, rumo ao setor de energia renovável.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


19º Congresso InfraFM

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP